Alonso surpreende e lidera o TL1 em Singapura
sexta-feira, 3 de outubro de 2025 às 8:22
Fernando Alonso
Fernando Alonso surpreendeu a todos no GP de Singapura ao liderar o primeiro treino livre. O espanhol marcou 1m31.116s com a Aston Martin, superando Charles Leclerc por 0.150s e Max Verstappen por mais 0.126s.
Além disso, o resultado marcou a primeira vez em mais de dois anos que o bicampeão mundial terminou uma sessão oficial na frente. A última vez havia sido no TL2 do Canadá em 2024.
Enquanto Alonso comemorava, Alex Albon viveu o oposto. O piloto da Williams sofreu um incêndio no freio traseiro devido a um problema de hardware.

Inicialmente, a fumaça tomou conta dos boxes quando o carro retornou. Os mecânicos tentaram empurrá-lo para dentro da garagem, porém a fumaça ácida obrigou a equipe a recuar rapidamente. Nesse momento, Albon precisou encerrar sua participação.
Sessão de dados, mas cheia de reviravoltas
Embora o treino tenha ocorrido em condições pouco representativas – já que aconteceu à tarde, enquanto classificação e corrida serão à noite – a sessão trouxe boas histórias. No início, com pneus duros e médios, os tempos caíram progressivamente à medida que a pista ganhava aderência.
Nesse contexto, Lando Norris chegou a liderar com 1m32.493s, apenas 0.021s à frente de Verstappen. Logo depois, Alonso se aproximou, ficando 0.099s atrás do britânico.
Em seguida, Carlos Sainz melhorou ainda mais a marca ao anotar 1m31.812s com pneus médios, oferecendo assim um alívio à Williams após o drama de Albon.
Pneus macios mudam completamente o cenário
Com pouco mais de 20 minutos para o fim, os pneus macios entraram em ação e mudaram a ordem. Charles Leclerc foi o primeiro a calçar os compostos vermelhos e imediatamente pulou para o topo com meio segundo de vantagem sobre Sainz.
Logo depois, Norris tentou reagir. Embora tenha feito o primeiro setor roxo, perdeu tempo no trecho final e terminou 0.432s atrás. Na sequência, Verstappen encaixou uma volta consistente e assumiu a segunda posição, apenas 0.126s atrás de Leclerc.
Enquanto isso, Oscar Piastri apareceu em terceiro lugar, mas aproveitou também para provocar Lewis Hamilton no rádio, dizendo: “Um dia a Ferrari vai inventar espelhos, espero”.
Alonso fecha na frente
Quando restavam 11 minutos para o fim, Alonso surpreendeu mais uma vez. O espanhol abriu o primeiro setor roxo e fechou sua volta em 1m31.116s, superando Leclerc por 0.149s.
A pista evoluía rapidamente e Alonso soube aproveitar esse detalhe. Embora tenha ganho apenas milésimos, foi o suficiente para garantir a melhor marca do treino.
Por outro lado, na parte de trás, Franco Colapinto terminou como o mais lento, 2.208s atrás do líder. Já Lance Stroll, em contraste com o desempenho de Alonso, ficou apenas em 18º, a 1.918s do companheiro de equipe.
Resultado do primeiro treino livre:
Alonso Singapura FP1, aston martin, carlos sainz, Charles Leclerc, comentar formula 1, fernando alonso, formula 1, lando norris, lewis hamilton, max verstappen, oscar piastri
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.