Steiner alerta Williams: “Longe” de vitórias apesar de pódio
domingo, 28 de setembro de 2025 às 10:15Williams é a quinta força, mas com “grande” distância
O ex-chefe de equipe da Haas na Fórmula 1, Guenther Steiner, alertou a Williams. Ele afirma que a equipe não está perto de lutar por vitórias em corridas. Segundo ele, permanece uma “grande” distância para alcançar as quatro principais equipes.
A Williams fez enormes progressos sob a liderança de James Vowles. Vowles substituiu Jost Capito no início de 2023, marcando o começo de uma transformação importante. A equipe britânica modernizou-se. Isto aconteceu após anos usando equipamentos extremamente antigos, desencadeando uma melhoria notável nos resultados. Embora Vowles queira levar a Williams ao topo da F1, ele já alcançou, pelo menos, o topo do pelotão intermediário.
Pódio de Sainz é “ponto fora da curva”
O primeiro pódio de Carlos Sainz pela equipe sediada em Grove, no GP do Azerbaijão, colocou a Williams em uma posição confortável. Eles ocupam o quinto lugar no campeonato de construtores, com 29 pontos de vantagem sobre a Racing Bulls, em sexto.
Steiner garante que a Williams é a quinta equipe mais forte do grid nesta temporada. Ele acredita que a equipe confirmará essa posição no campeonato de construtores. Contudo, ele reforça que a equipe está muito longe de entrar no top 4.
Questionado no podcast Red Flags se o pódio de Sainz em Baku era um sinal de coisas boas por vir, Steiner respondeu: “Não. Em minha opinião, acho que é um ponto fora da curva. Obviamente, eles tiveram uma oportunidade e a agarraram.”

O que falta para a Williams desafiar o topo
Steiner prosseguiu com sua análise direta: “Mas, na minha opinião, eles são agora claramente a quinta melhor equipe. Entretanto, o passo para se tornarem o top 4 ainda é grande. Neste momento, eles não estão lá. Ainda há um longo caminho a percorrer.”
Apesar disso, Steiner vê a Williams segura no quinto lugar. “Eu diria que os únicos que, no momento, podem se aproximar deles de alguma forma são a Racing Bulls. Todas as outras equipes eles deixaram para trás. É verdade que a Williams às vezes tem uma corrida ruim. Mas, em geral, se você tirar a média [do resultado], basta olhar para quantos pontos eles conseguiram. Eles são a quinta melhor equipe no momento.”
Desse modo, o cenário ficou muito claro. “Eles não precisam se preocupar em não terminar em quinto. Claro que olham para a Racing Bulls, porque a Racing Bulls tem sido forte nas últimas corridas. Porém, a Williams não consegue desafiar o top 4. Eles estão bem longe deles, mas tornaram seu próprio espaço no campeonato, em P5, bastante evidente.”
campeonato de construtores, carlos sainz, comentar formula 1, equipe williams, formula 1, gp azerbaijão, Haas, James Vowles, podio F1, Racing Bulls, top 4 F1, Williams Guenther Steiner
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.