Steiner alerta Williams: “Longe” de vitórias apesar de pódio

domingo, 28 de setembro de 2025 às 10:15

Carlos Sainz

Williams é a quinta força, mas com “grande” distância

O ex-chefe de equipe da Haas na Fórmula 1, Guenther Steiner, alertou a Williams. Ele afirma que a equipe não está perto de lutar por vitórias em corridas. Segundo ele, permanece uma “grande” distância para alcançar as quatro principais equipes.

A Williams fez enormes progressos sob a liderança de James Vowles. Vowles substituiu Jost Capito no início de 2023, marcando o começo de uma transformação importante. A equipe britânica modernizou-se. Isto aconteceu após anos usando equipamentos extremamente antigos, desencadeando uma melhoria notável nos resultados. Embora Vowles queira levar a Williams ao topo da F1, ele já alcançou, pelo menos, o topo do pelotão intermediário.

Pódio de Sainz é “ponto fora da curva”

O primeiro pódio de Carlos Sainz pela equipe sediada em Grove, no GP do Azerbaijão, colocou a Williams em uma posição confortável. Eles ocupam o quinto lugar no campeonato de construtores, com 29 pontos de vantagem sobre a Racing Bulls, em sexto.

Steiner garante que a Williams é a quinta equipe mais forte do grid nesta temporada. Ele acredita que a equipe confirmará essa posição no campeonato de construtores. Contudo, ele reforça que a equipe está muito longe de entrar no top 4.

Questionado no podcast Red Flags se o pódio de Sainz em Baku era um sinal de coisas boas por vir, Steiner respondeu: “Não. Em minha opinião, acho que é um ponto fora da curva. Obviamente, eles tiveram uma oportunidade e a agarraram.”

Quero ser VIP

O que falta para a Williams desafiar o topo

Steiner prosseguiu com sua análise direta: “Mas, na minha opinião, eles são agora claramente a quinta melhor equipe. Entretanto, o passo para se tornarem o top 4 ainda é grande. Neste momento, eles não estão lá. Ainda há um longo caminho a percorrer.”

Apesar disso, Steiner vê a Williams segura no quinto lugar. “Eu diria que os únicos que, no momento, podem se aproximar deles de alguma forma são a Racing Bulls. Todas as outras equipes eles deixaram para trás. É verdade que a Williams às vezes tem uma corrida ruim. Mas, em geral, se você tirar a média [do resultado], basta olhar para quantos pontos eles conseguiram. Eles são a quinta melhor equipe no momento.”

Desse modo, o cenário ficou muito claro. “Eles não precisam se preocupar em não terminar em quinto. Claro que olham para a Racing Bulls, porque a Racing Bulls tem sido forte nas últimas corridas. Porém, a Williams não consegue desafiar o top 4. Eles estão bem longe deles, mas tornaram seu próprio espaço no campeonato, em P5, bastante evidente.”

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.