No Japão, FIA WEC chega à 100ª corrida de sua história
sábado, 27 de setembro de 2025 às 9:10O FIA World Endurance Championship (FIA WEC) vai alcançar um marco histórico no Japão, entre os dias 26 e 28 de setembro, quando disputa em Fuji a 100ª corrida de sua história. Criado em 2012 pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) e pelo Automobile Club de l’Ouest (ACO), o campeonato mundial de endurance reúne as principais montadoras do planeta, equipes de ponta e pilotos consagrados em um calendário global que já passou por Brasil, Estados Unidos, Europa, Oriente Médio e Ásia.
Considerada a prova mais importante do calendário, as 24 Horas de Le Mans seguem como o maior desafio do endurance desde 1923, mas cada etapa do WEC apresenta características próprias, exigindo performance, resistência e estratégia dos competidores. Em 2025, a categoria vive um momento de grande equilíbrio, com múltiplos vencedores tanto na classe principal, a Hypercar, quanto na divisão LMGT3.
A atual temporada reúne 13 fabricantes oficiais – Alpine, Aston Martin, BMW, Cadillac, Corvette, Ferrari, Ford, Lexus, McLaren, Mercedes-AMG, Peugeot, Porsche e Toyota – totalizando 36 carros inscritos. Até hoje, 40 marcas já competiram no WEC e 22 alcançaram vitórias, com destaque para Porsche (71 triunfos) e Ferrari (63), líder do campeonato em 2025. A Toyota, que corre em casa em Fuji, tem o feito único de conquistar o “Grand Chelem” em 2019, quando venceu liderando todos os treinos, largando na pole, liderando todas as voltas e marcando a melhor volta da corrida.
Mais de 830 pilotos de 61 nacionalidades já disputaram o Mundial de Endurance. O suíço Sébastien Buemi é o recordista de largadas (91) e vitórias (26), seguido pelos companheiros de Toyota Brendon Hartley (23) e Mike Conway (22). Buemi e Hartley também são os únicos tetracampeões mundiais da categoria. Ao longo dos anos, dez vencedores de Grandes Prêmios da Fórmula 1 participaram do WEC, incluindo quatro campeões mundiais: Emerson Fittipaldi, Jacques Villeneuve, Fernando Alonso e Jenson Button, atual piloto da Cadillac.
Com tamanha tradição e competitividade, a corrida no Japão promete uma disputa histórica para definir quem será o vencedor da 100ª prova do FIA WEC, tendo como pano de fundo um dos cartões postais mais imponentes do planeta – o Monte Fuji.
Campeonato aceso – A penúltima etapa da temporada deve definir os “finalistas” com maiores chances de título para a disputa final, que acontece no dia 8 de novembro nas 8 Horas do Bahrein. Entre os pilotos da Hypercar, a liderança é da Ferrari #51 de James Calado, Alessandro Pier Guidi e Antonio Giovinazzi, com 115 pontos. No entanto, o trio só tem 15 de vantagem sobre a tripulação vencedora das 24 Horas de Le Mans com Philip Hanson, Robert Kubica e Yifei Ye. A dupla do Porsche #6 de Kévin Estre e Laurens Vanthoor interrompe a sequência ferrarista e se coloca em terceiro com 79 pontos, quatro a mais que a terceira Ferrari, a #50 de Antonio Fuocco, Nicklas Nielsen e Miguel Molina. Fechando o top-5, o trio vencedor do Rolex 6 Horas de São Paulo – Alex Lynn, Will Stevens e Norman Nato, do Cadillac #12, com 72 pontos.
Na LMGTE, a disputa pelo título tem cinco marcas nas cinco primeiras posições: a Porsche lidera com Riccardo Pera, Richard Lietz e Ryan Hardwick, que venceram as 24 Horas de Le Mans com o #92. Eles somam 95 pontos contra 76 da Ferrari #21 de Alessio Rovera, François Hériau e Simon Mann. Em terceiro, a dez pontos da vice-liderança, o Corvette #33 de Bem Keating, Daniel Juncadella e Jonny Edgar. O Lexus #87 dos vencedores do Rolex 6 Horas de São Paulo, em julho, com Clemens Schmid, José Maria López e Petru Umbrãrescu ocupa o quarto lugar com 57 pontos e a Aston Martin fecha os cinco primeiros com o #27 de Ian James, Mattia Drudi e Zacharie Robichon, também com 57 pontos.
Entre os brasileiros, Dudu Barrichello – que levou o público ao delírio em Interlagos no Rolex 6 Horas de São Paulo ao conquistar o pódio na última volta, soma 31 pontos no 13º lugar ao lado de Valentin Hasse no Aston Martin #10, enquanto Augusto Farfus Junior, que divide o BMW M4 GT3 #31 com Yasser Shahin, é o 15º com 25.
Rolex 6 Horas de São Paulo impressiona – Os números da edição 2025 do Rolex 6 Horas de São Paulo ainda impressionam: mais de 84 mil pessoas passaram por Interlagos durante o fim de semana da corrida, um aumento de 16% em relação ao ano anterior, consolidando a etapa brasileira – a única na América Latina – como a segunda maior do calendário do FIA World Endurance Championship, atrás apenas das 24 Horas de Le Mans. O sucesso garante a continuidade do evento, já confirmado para os dias 10, 11 e 12 de julho de 2026, com ingressos à venda e setores como a Arquibancada B e combos do Pit Stop já esgotados no primeiro lote.
Além da pista, a experiência do público ganhou destaque em 2025. A Fan Zone ocupou 45 mil metros quadrados, quase o dobro do ano anterior, e ofereceu atrações gratuitas como shows de rock, roda-gigante, carrossel, games, exposições de carros clássicos e celebrações dos 85 anos do autódromo mais tradicional do Brasil. Uma praça de alimentação com mais de 15 opções e estandes de marcas do setor automotivo reforçaram o clima de festival em Interlagos. O momento mais marcante veio após a bandeirada, quando os torcedores puderam invadir a pista para comemorar o pódio do brasileiro Dudu Barrichello na LMGT3 e assistir à vitória da Cadillac na Hypercar, encerrando a sequência de triunfos da Ferrari.
O impacto econômico do evento também foi expressivo. Levantamento apontou movimentação de R$ 408,2 milhões, considerando receitas diretas e indiretas como bilheteria, patrocínios, hospedagem, transporte, alimentação e serviços. Mais de 100 mil pessoas circularam pelo autódromo entre público, equipes e organização. Só em hospedagem, os turistas injetaram R$ 45,6 milhões na capital paulista, enquanto visitantes estrangeiros prolongaram a estadia para conhecer outras regiões do país, gerando impacto adicional de R$ 128,7 milhões em cidades do Rio de Janeiro e do Nordeste.
A pesquisa também revelou mudanças no perfil do público: 56,3% vieram de fora da capital, com destaque para o crescimento do interior paulista e a presença de turistas de Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro. As mulheres representaram 33% dos torcedores e os jovens de 18 a 24 anos já respondem por quase um quarto da audiência. A satisfação foi alta, com mais de 97% de aprovação em quesitos como segurança, limpeza e circulação. Esses indicadores, somados à procura intensa por ingressos em 2026, mostram que o Rolex 6 Horas de São Paulo já se consolidou como um dos maiores eventos de esporte a motor da América Latina, unindo competição, entretenimento e turismo em um único espetáculo.
SOBRE O ROLEX 6 HORAS DE SÃO PAULO
De 10 a 12 de julho de 2026, o Autódromo de Interlagos recebe a 5ª etapa do FIA World Endurance Championship (WEC): o Rolex 6 Horas de São Paulo. Com 13 montadoras e 36 carros no grid, o campeonato é referência do automobilismo mundial, reunindo alta performance, inovação e grandes nomes das pistas. Além da disputa das 6 horas de São Paulo, o evento é um verdadeiro festival de esporte, entretenimento e cultura, conectando o espírito vibrante da cidade à paixão global pelo automobilismo.
SOBRE O CAMPEONATO MUNDIAL DE ENDURANCE (WEC) DA FIA
O FIA WEC é o principal campeonato do automobilismo mundial, oferecendo aos fabricantes de automóveis uma relevância real para os avanços no design de carros de produção e na tecnologia, desempenho e segurança de crossovers. Regulamentações fortes e estáveis permitem protótipos esportivos complexos, mas bonitos, com o que há de mais moderno em tecnologia híbrida, fornecedores independentes de chassis e motores competindo nos mais altos níveis, e as principais marcas de carros de luxo do mundo enfrentando-se nas pistas.
O FIA WEC oferece às equipes, pilotos, parceiros e partes interessadas um palco único para competir nos principais circuitos de corrida em todo o mundo. Classificado ao lado das Olimpíadas, do Super Bowl e da Copa do Mundo de Futebol, a pedra angular do WEC continua sendo um dos maiores eventos esportivos do mundo, as 24 Horas de Le Mans. Disputado em oito etapas na América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e Oriente Médio, o campeonato reúne corridas de distâncias variadas, desde as mais curtas, com 6 horas, até a mais longa, com 24 horas.
Calendário 2026 confirmado
22-23 de março – Prólogo oficial – Lusail, Catar
26-28 de março – 1812 km do Catar – Lusail, Catar
17-19 de abril – 6 Horas de Imola – Imola, Itália
7-9 de maio – 6 Horas de Spa-Francorchamps – Spa, Bélgica
10-14 de junho – 24 Horas de Le Mans – Le Mans, França
10-12 de julho – 6 Horas de São Paulo – São Paulo, Brasil
4-6 de setembro – Lone Star Le Mans – Austin, EUA
25-27 de setembro – 6 Horas de Fuji – Fuji, Japão
5-7 de novembro – 8 Horas do Bahrein – Sakhir, Bahrein
fuji, wec
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