Stella revela fraqueza do MCL39; Red Bull ganha vantagem
sábado, 27 de setembro de 2025 às 9:45A McLaren dominou a temporada 2025 da Fórmula 1. Contudo, Andrea Stella, chefe da equipe, identificou uma fraqueza do MCL39 que pode custar caro na briga pelo título. A equipe de Woking poderia ter garantido o campeonato de Construtores antecipadamente no Azerbaijão. No entanto, o abandono de Oscar Piastri e o sétimo lugar de Lando Norris mantiveram, no papel, a disputa acesa até Singapura.
O desempenho da equipe em Baku, todavia, ficou abaixo do esperado. Eles também não tiveram a vantagem de ritmo habitual no GP da Itália, em Monza. Nesses layouts de baixa downforce, a Red Bull mostrou superioridade, com Max Verstappen vencendo com autoridade.
O calcanhar de Aquiles do MCL39
Tanto Monza quanto Baku compartilham uma característica crítica: freadas de alta velocidade em linha reta. É exatamente nesse ponto que o MCL39 não consegue render. Stella acredita, portanto, que a McLaren pode enfrentar dificuldades no próximo GP de Las Vegas.
“Do ponto de vista de performance, se me perguntassem ‘Qual é o fim de semana mais difícil [para a equipe]?’, eu diria que seria Baku ou Las Vegas,” disse Stella aos jornalistas. Nesse sentido, a análise técnica da equipe é clara.

Carro feito para curvas de alta velocidade
A filosofia de design do carro McLaren é muito específica. Afinal, o MCL39 é altamente competitivo em curvas longas e de média velocidade. O chefe da equipe enfatizou a ausência dessas curvas em Baku e Las Vegas.
O MCL39 tem problemas em dois quesitos:
Não é eficaz em freadas em linha reta, presentes em abundância em ambos os circuitos de baixa downforce;
Não gosta de “trajetórias prescritas”, preferindo se apoiar e rolar nas curvas.
Por exemplo, a Curva 1 de Zandvoort é o tipo de curva ideal para a McLaren. Por outro lado, você não encontra nada parecido em Baku ou Vegas.
Versatilidade da equipe em xeque
Stella, no entanto, fez questão de elogiar a equipe técnica. O carro ainda foi rápido o suficiente para disputar a pole position no Azerbaijão. Dessa forma, isso é um crédito aos engenheiros. Eles projetaram um carro bastante versátil. Mesmo operando fora de suas zonas de conforto, o MCL39 competiu.
analise tecnica f1, andrea stella, comentar formula 1, Estrategia F1, formula 1, Fraqueza MCL39, freios f1, GP de Las Vegas, lando norris, mclaren, oscar piastri, red bull
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.