Copa Truck – Iveco vive grande dia com vitórias de Leandro Totti e Danilo Dirani em Curvelo

domingo, 21 de setembro de 2025 às 18:35

Leandro Totti

A Copa Truck Petrobras fechou neste domingo (21) a sétima e antepenúltima etapa da temporada 2025 com duas corridas emocionantes no Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG). Entre as marcas, a Iveco foi a protagonista do fim de semana e venceu com Leandro Totti (Vannucci Racing) na primeira prova e com Danilo Dirani (Iveco Usual Racing) no desfecho da ‘perna mineira’ do calendário diante de grande público nas arquibancadas e nos camarotes.

O “Marvado” largou da pole position em Curvelo e liderou de ponta a ponta para cravar mais um resultado importante na sua luta pelo título. Totti ratificou a condição de maior vencedor da temporada com seu quinto triunfo em 2025. Felipe Giaffone (R9 Competições) foi o segundo colocado com o Volkswagen Meteor #4 depois de resistir durante quase toda a prova à pressão imposta por Dirani e seu Iveco S-Way. O paulista completou o pódio da Corrida 1.

“O caminhão estava muito bom, muito rápido. Parabéns para toda a equipe pelo grande trabalho. Quinta vitória no ano e vamos por muito mais”, comemorou Totti.

A segunda prova da etapa foi de glória para Dirani, que manteve o forte ritmo e conquistou posições importantes. Nas voltas finais, levou a melhor em duelo emocionante com Fabio Fogaça. Triunfo do piloto da Iveco Usual Racing, enquanto Fabinho, que defende a DMais Motorsport, finalizou em segundo a bordo do Mercedes-Benz #27. André Marques (R9 Competições) foi o terceiro com Volkswagen, seguido pelo companheiro de equipe, Beto Monteiro, e por Bia Figueiredo (Mercedes-Benz da ASG Motorsport).

Foi a oitava vitória de Dirani na Copa Truck Petrobras e a segunda correndo pela Iveco Usual Racing, repetindo Tarumã há quase um ano, em 13 de outubro de 2024. “Finalmente desencantamos! Trazendo a vibe de vitórias em outras categorias nas últimas semanas. Curvelo sempre trouxe bons resultados para mim: ano passado com segundo e terceiro e hoje com primeiro e terceiro. Agora é manter para Londrina e seguir forte até a final”, disse Danilo.

De ponta a ponta

Os pilotos tiveram de encarar duas corridas pautadas pelo intenso calor: a temperatura ambiente era de 32ºC no momento da largada da primeira prova do dia no Circuito dos Cristais.

Leandro Totti fez valer a pole position e a melhor performance do seu Iveco durante todo o fim de semana para liderar de ponta a ponta e vencer pela quinta vez na temporada. Depois de abrir considerável vantagem para os demais, o “Marvado” reafirmou sua condição de postulante ao título no momento decisivo do campeonato.

Felipe Giaffone fez grande largada para superar Danilo Dirani e assumir a segunda posição. O tricampeão usou e abusou da sua experiência e conseguiu se manter à frente mesmo com a pressão e o forte ritmo do Iveco #28 da Usual Racing. Em contrapartida, Raphael Abbate sofreu duro revés nas suas pretensões de título depois de ser chamado aos boxes por conta de emissões.

Ao fim de 15 voltas, Totti consolidou a vitória, com vantagem de 1s4 para Giaffone. Dirani completou o top-3 e terminou logo à frente de Bia Figueiredo. André Marques finalizou em quinto, seguido por Paulo Salustiano, Fabio Fogaça e Beto Monteiro. Mesmo em um fim de semana difícil, o pernambucano bicampeão partiu de primeiro no grid da Corrida 2 com a inversão dos oito primeiros no grid e com chances para sair de Curvelo com uma vitória.

Duelo final coroa Danilo Dirani

Na sempre pegada e disputada Corrida 2, a Copa Truck Petrobras voltou a entregar muita emoção na quente Curvelo. Fabio Fogaça fez bela largada e tomou a dianteira de Beto para assumir a ponta. ‘Salu’ também conquistou uma posição e subiu para segundo lugar. Pouco mais atrás, Totti superou Giaffone e avançou para a sétima colocação.

Pouco depois, a direção de prova interveio com o safety-truck em razão do acidente sofrido por Danilo Alamini. A corrida foi retomada com bandeira verde quando restavam cerca de dez minutos para o final.

O período de ação na corrida foi curto, já que houve nova intervenção após abandono de Kleber Eletric (Elite). Monteiro subiu para segundo, enquanto Dirani vinha em terceiro, seguido por André Marques, Bia e Totti, sexto colocado.

A corrida teve um desfecho imprevisível com duelo pela vitória após a relargada. Em grande fim de semana, Dirani deixou Monteiro para trás e partiu para cima de Fogaça em busca do primeiro lugar em Curvelo. Em contrapartida, Totti escapou após incidente com Giaffone quando vinha em sexto e perdeu pontos preciosos na luta pelo título. A direção de prova puniu o tricampeão em 20s, fazendo-o terminar em 16º.

O duelo final foi favorável para Dirani, que levou a melhor no confronto contra Fogaça na última volta e vencer pela primeira vez na temporada. Fabinho ainda terminou na segunda posição e André Marques foi o terceiro, logo à frente de Beto Monteiro. Bia viu a bandeirada na quinta posição.

Campeonato pega fogo

O desfecho da etapa de Curvelo incendiou de vez a temporada, que se aproxima do seu período decisivo. Felipe Giaffone segue líder da tabela e chegou a 180 pontos, mas está apenas cinco à frente de Leandro Totti. Quem entrou de vez na briga pelo título foi Danilo Dirani. Maior pontuador da rodada no Circuito dos Cristais, com 38 tentos, o paulista é o terceiro e soma 173.

Mesmo em um fim de semana complicado, Beto Monteiro segue bem posicionado no campeonato e está em quarto, com 168 pontos. Quem sofreu o maior prejuízo em Curvelo foi Raphael Abbate, que caiu da vice-liderança para o quinto lugar, agora com 160 tentos.

Copa Truck Petrobras, temporada 2025
Etapa 7, Curvelo (MG)
Super Truck PRO
Corrida 1, resultado final
1º – Leandro Totti (Vannucci Racing/Iveco), 15 voltas em 27min33s573
2º – Felipe Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), a 1s496
3º – Danilo Dirani (Iveco Usual Racing/Iveco), a 2s205
4º – Bia Figueiredo (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 3s037
5º – André Marques (R9 Competições/Volkswagen), a 14s566
6º – Paulo Salustiano (R9 Competições/Volkswagen), a 17s209
7º – Fabio Fogaça (DMais Motorsport/Mercedes-Benz), a 19s802
8º – Beto Monteiro (R9 Competições/Volkswagen), a 21s019
9º – Victor Franzoni (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 21s213
10º – Alberto Cattucci (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 27s993
11º – Jaidson Zini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 29s238
12º – Danilo Alamini (R9 Competições/Volkswagen), a 50s711
13º – Felipe Tozzo (Dakar Motorsport/Iveco), a 53s944
14º – Luiz Lopes (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 1min02s463
15º – Pedro Paulo Fernandes (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 1 volta
16º – Wellington Cirino (Iveco Usual Racing/Iveco), a 2 voltas
17º – Raphael Abbate (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 2 voltas
18º – Débora Rodrigues (R9 Competições/Volkswagen), a 3 voltas

Não completaram
Thiago Rizzo (R9 Competições/Volkswagen), a 5 voltas
Adalberto Jardim (AJ5 Eco Sports/Mercedes-Benz), a 6 voltas
Evandro Camargo (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 7 voltas

Corrida 2, resultado final
1º – Danilo Dirani (Iveco Usual Racing/Iveco), 9 voltas em 23min36s960
2º – Fabio Fogaça (DMais Motorsport/Mercedes-Benz), a 1s486
3º – André Marques (R9 Competições/Volkswagen), a 1s728
4º – Beto Monteiro (R9 Competições/Volkswagen), a 4s051
5º – Bia Figueiredo (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 4s191
6º – Victor Franzoni (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 9s009
7º – Pedro Paulo Fernandes (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 9s121
8º – Felipe Tozzo (Dakar Motorsport/Iveco), a 9s529
9º – Raphael Abbate (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 13s581
10º – Luiz Lopes (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 14s063
11º – Jaidson Zini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 14s349
12º – Wellington Cirino (Iveco Usual Racing/Iveco), a 17s684
13º – Thiago Rizzo (R9 Competições/Volkswagen), a 21s240
14º – Débora Rodrigues (R9 Competições/Volkswagen), a 22s176
15º – Leandro Totti (Vannucci Racing/Iveco), a 28s040
16º – Felipe Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), a 45s951

Não completaram

Paulo Salustiano (R9 Competições/Volkswagen), a 6 voltas
Danilo Alamini (R9 Competições/Volkswagen), a 9 voltas
Alberto Cattucci (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), não largou
Adalberto Jardim (AJ5 Eco Sports/Mercedes-Benz), não largou
Evandro Camargo (PP Motorsport/Mercedes-Benz), não largou

Classificação do campeonato
1º Felipe Giaffone, 180 pontos
2º Leandro Totti, 175
3º Danilo Dirani, 173
4º Beto Monteiro, 168
5º Raphael Abbate, 160
6º André Marques, 148
7º Wellington Cirino, 145
8º Bia Figueiredo, 113
9º Jaidson Zini, 108
10º Danilo Alamini, 105
11º Evandro Camargo, 84
12º Felipe Tozzo, 78
13º Fabio Fogaça, 77
14º Alberto Cattucci, 75
15º Victor Franzoni, 65
16º Luiz Lopes, 62
17º Roberval Andrade, 59
18º Pedro Paulo Fernandes, 55
19º Paulo Salustiano, 52
20º Débora Rodrigues, 51
21º Thiago Rizzo, 31
22º Adalberto Jardim, 19
23º Régis Boéssio, 0

Nicolas Giaffone brilha com vitória e remontadas em Curvelo; Taborda também volta a triunfar na Elite

Foi com muita emoção e duas grandes corridas que a Copa Truck Petrobras concluiu neste domingo (21) a sétima etapa de uma imprevisível temporada 2025 na Super Truck Elite. O Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG), foi o palco do regresso de Nicolas Giaffone (Volkswagen da R9 Competições) e Rodrigo Taborda (Volvo da Vannucci Racing) ao topo do pódio. O ‘rookie’ foi o protagonista da rodada com remontadas e ultrapassagens decisivas nas voltas finais das duas provas e, além do triunfo na primeira corrida, finalizou em segundo lugar na disputa complementar.

Giaffone largou na pole position e liderou a primeira parte da prova antes de cometer um erro numa frenagem e cair para a quarta posição. Mas o piloto não esmoreceu, reagiu e voltou para a briga pela vitória ao conquistar três posições. A manobra decisiva, em cima do líder do campeonato, Pedro Perdoncini, veio na última volta e levou Nic a voltar a vencer depois de cinco meses, desde Londrina. É o terceiro triunfo do paulista de 20 anos na sua temporada de estreia na Copa Truck Petrobras.

“Foi uma loucura! Cometi um erro ali na primeira corrida: subestimei uma freada, travei roda, passei reto e caí para quarto. Foi uma briga, mas fui voltando aos poucos e consegui passar o Perdoncini na última volta. Parabéns a ele pela esportividade — assim como todos os pilotos da Elite —, sempre muito limpo nas nossas disputas. Só posso agradecer à nossa equipe pelo fim de semana. Foi fantástico para nós. Muito contente, mas também muito pés no chão”, destacou Giaffone.

Com o grid invertido em relação aos oito primeiros colocados, Rodrigo Taborda largou na frente na Corrida 2 e teve a grande chance de voltar a vencer na categoria dos ‘brutos’. O paranaense de Mandirituba conseguiu se segurar na ponta mesmo diante da pressão imposta pelo companheiro de equipe Hugo Cibien durante boa parte da prova. Taborda confirmou a vitória, a primeira desde março do ano passado, enquanto o capixaba foi superado por um iluminado Nic Giaffone na linha de chegada.

Ao fim da etapa, Taborda desabafou. “Já estava na hora. Enfrentei vários problemas, mas graças a Deus fizemos um grande trabalho, tanto eu como a equipe, o Leandro Totti [piloto e líder da Vannucci Racing]. Caminhão bom, confiável, deu para segurar o primeiro lugar e desencantar. Agora vamos buscar muito mais”, disse.

Remontada incrível leva Nic à vitória

Os pilotos tiveram de encarar duas corridas pautadas pelo intenso calor: a temperatura ambiente era de 32ºC no momento da largada da primeira prova do dia no Circuito dos Cristais.

Pole position, Nic Giaffone sustentou a liderança nas primeiras voltas e comandou boa parte da prova, mas foi seguido bem de perto por Pedro Perdoncini. O cenário se inverteu depois que o estreante da Volkswagen escapou da pista e perdeu posições, proporcionando ao paranaense a chance de assumir o primeiro lugar.

Perdoncini aproveitou a chance para liderar a sequência da corrida, mas não contava com a incrível reação de Giaffone. De quarto, o paulista escalou o pelotão com excelente ritmo e conquistou muitas posições antes da ultrapassagem marcante em cima de Perdoncini na última volta e voltar a vencer na Copa Truck Petrobras.

O segundo lugar ficou com Perdoncini, e Leo Rufino finalizou em terceiro. Arthur Scherer cruzou a linha de chegada em quarto, seguido por Diogo Moscato, Kleber Eletric, Hugo Cibien e Rodrigo Taborda. Os pilotos da Vannucci Racing abriram a primeira fila da Corrida 2 com a inversão do grid em relação aos oito primeiros colocados.

Rodrigo Taborda volta a vencer

A prova que concluiu o fim de semana em Curvelo começou bastante favorável à Vannucci Racing. Rodrigo Taborda manteve a liderança e foi seguido pelo seu companheiro de equipe, Hugo Cibien, enquanto Diogo Moscato aparecia na terceira posição.

Minutos depois da largada, a corrida foi neutralizada após intervenção da direção de prova com safety-truck em razão de incidente sofrido por Danilo Alamini (PRO). A disputa foi retomada com bandeira verde quando restavam cerca de dez minutos para o final.

O período de ação na corrida foi curto, já que houve nova intervenção após abandono de Kleber Eletric. Naquele momento, o top-3 seguia inalterado com Taborda, Cibien e Moscato.

A nova relargada teve bela manobra de Leo Rufino para superar Moscato. No entanto, os dois se enroscaram e ficaram para trás. Lá na frente, outra briga incrível e doméstica entre os dois pilotos da Vannucci pela vitória. Melhor para Taborda, que voltou a vencer na Copa Truck Petrobras depois de um ano e meio.

Impressionante, Giaffone passou Cibien na linha de chegada para concluir um grande fim de semana com vitória e segundo lugar. O capixaba foi o terceiro, com Scherer e Perdoncini completando o top-5.

Top-4 separado por 12 pontos

Os resultados do fim de semana em Curvelo apimentaram ainda mais o campeonato da Elite nesta reta final. Pedro Perdoncini permanece na liderança da tabela e chegou a 197 pontos na conclusão da ‘perna mineira’ do calendário. A diferença para o vice-líder e companheiro de equipe, Arthur Scherer, é de somente sete pontos.

Leo Rufino segue em terceiro no campeonato e tem agora 187 pontos. Maior pontuador da etapa com incríveis 41 pontos, Nic Giaffone reduziu a diferença para a ponta da tabela para apenas 12 tentos. A relação dos cinco primeiros é completada por Diogo Moscato, que tem 174.

Próximo desafio: Londrina

Depois das emoções deste fim de semana em Curvelo, agora a Copa Truck Petrobras se prepara para a oitava e penúltima etapa, quando serão definidos os candidatos ao título. A categoria dos brutos vai regressar ao Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina, no norte do Paraná, entre 17 e 19 de outubro.

Copa Truck Petrobras, temporada 2025
Etapa 7, Curvelo (MG)
Super Truck Elite
Corrida 1, resultado final
1º – Nicolas Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), 15 voltas em 28min25s069
2º – Pedro Perdoncini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 1s686
3º – Leo Rufino (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 2s327
4º – Arthur Scherer (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 6s771
5º – Diogo Moscato (Scuderia Chiarelli/Iveco), a 6s844
6º – Kleber Eletric (GT-Oil Eletric Truck/Scania), a 7s002
7º – Hugo Cibien (Vannucci Racing/Volvo), a 10s630
8º – Rodrigo Taborda (Vannucci Racing/Volvo), a 33s230
9º – Ricardo Alvarez (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 38s121
10º – Juca Bala (GT-Oil Eletric Truck/Scania), a 1 volta
11º – Maicon Roncen (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 1 volta
12º – Jô Augusto Dias (R9 Competições/Volkswagen), a 3 voltas
13º – Daniel Kelemen (DMais Motorsport/Mercedes-Benz), a 4 voltas

Não completaram
Maurício Arias (AJ5 Eco Sports/Mercedes-Benz), a 8 voltas
Thaline Chicoski (DMais Motorsport/Mercedes-Benz), a 13 voltas
Djalma Pivetta (Iveco Usual Racing/Iveco), não largou
André Magno (GT-Oil Eletric Truck/Scania), não largou

Corrida 2, resultado final
1º – Rodrigo Taborda (Vannucci Racing/Volvo), 9 voltas em 23min59s150
2º – Nicolas Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), a 1s408
3º – Hugo Cibien (Vannucci Racing/Volvo), a 1s462
4º – Arthur Scherer (ASG Motorsport/Mercedes-Benz) a 2s163
5º – Pedro Perdoncini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 4s247
6º – Ricardo Alvarez (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 7s973
7º – Maicon Roncen (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 8s481
8º – Jô Augusto Dias (R9 Competições/Volkswagen), a 10s496
9º – Leo Rufino (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 12s045
10º – Thaline Chicoski (DMais Motorsport/Mercedes-Benz), a 12s403
11º – Daniel Kelemen (DMais Motorsport/Mercedes-Benz), a 14s974
12º – Diogo Moscato (Scuderia Chiarelli/Iveco), a 40s968
13º – Juca Bala (GT-Oil Eletric Truck/Scania), a 2 voltas

Não completaram
Kleber Eletric (GT-Oil Eletric Truck/Scania), a 6 voltas
Maurício Arias (AJ5 Eco Sports/Mercedes-Benz), não largou
Djalma Pivetta (Iveco Usual Racing/Iveco), não largou
André Magno (GT-Oil Eletric Truck/Scania), não largou

Classificação do campeonato
1º Pedro Perdoncini, 197
2º Arthur Scherer, 190
3º Leo Rufino, 187
4º Nicolas Giaffone, 185
5º Diogo Moscato, 174
6º Ricardo Alvarez, 141
7º Hugo Cibien, 129
8º Djalma Pivetta, 127
9º Rodrigo Taborda, 107
10º Kleber Eletric, 91
11º Maicon Roncen, 90
12º Jô Augusto Dias, 86
13º Daniel Kelemen, 81
14º Juca Bala, 74
15º Thaline Chicoski, 62
16º Maurício Arias, 57
17º Márcio Giordano, 54
18º Rafa Lopes, 49
19º Felipe Gama, 44
20º Luan Lopes, 8
21º Beto Cavaleiro, 0
22º Sérgio Ramalho, 0
23º André Magno, 0

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.