Stella diz que McLaren mereceu pior resultado do ano
domingo, 21 de setembro de 2025 às 11:20O chefe da equipe McLaren, Andrea Stella, afirmou que a equipe mereceu o seu pior resultado da temporada no Grande Prêmio do Azerbaijão. A performance ruim foi reflexo de um fim de semana desastroso para a equipe.
Lando Norris e Oscar Piastri largaram em sétimo e nono, respectivamente. Ambos os pilotos, afinal, tocaram as barreiras durante a classificação. Na corrida, Norris terminou em sétimo, enquanto Piastri bateu na primeira volta e abandonou.
O fim de semana “merecido” da McLaren
Norris perdeu uma posição na largada e outra na relargada, mas parecia ter chances de ganhar posições ao se aproximar de seu pit stop. No entanto, ele sofreu um pit stop lento. Com isso, foi o segundo em duas corridas a ter o mesmo problema. A parada frustrada o deixou preso atrás de Liam Lawson e Yuki Tsunoda até a bandeirada.
“Nós ficamos na pista o máximo possível para ver se um Safety Car entraria, o que não é algo improvável aqui,” Stella disse ao canal oficial da Fórmula 1. Porém, apenas um carro de segurança foi acionado, logo no início da corrida.
“Acredito que, no fim das contas, terminamos na posição que merecemos, considerando o trabalho que fizemos. Mesmo que o carro fosse possivelmente um pouco mais rápido,” Stella afirmou. “Mas deveríamos ter expressado esse potencial ontem na classificação e não o fizemos. Portanto, há muito a aprender. Nós aceitamos a responsabilidade e voltaremos mais fortes, como equipe e como pilotos, em Singapura.”
Dificuldades no pit stop e na pista
Muitos pilotos tiveram dificuldade para ultrapassar em Baku, incluindo Norris. “Não tínhamos um carro rápido o suficiente hoje para conseguir ultrapassar, então passamos o dia inteiro no tráfego,” Stella explicou.
Após a derrota em Monza, duas semanas antes, esta é a primeira vez na temporada que a McLaren falha em vencer por duas corridas consecutivas. Além disso, Stella declarou que a equipe precisa melhorar o desempenho em circuitos de alta velocidade como este.
“No geral, temos muito trabalho a fazer para performar bem em circuitos como este, em Baku, onde as curvas são curtas e há muita frenagem,” ele disse. “Parecemos estar perdendo um pouco da vantagem que temos em outras pistas.”
Piastri, por sua vez, teve o pior fim de semana de sua carreira, batendo na classificação e na corrida. Stella, no entanto, não tem dúvidas de que ele dará a volta por cima. “Tivemos problemas com Oscar, o que é bastante incomum. Tenho certeza de que aprenderemos com isso e voltaremos mais fortes. Ele é um cara muito, muito sólido, um piloto muito sólido.”
andrea stella, baku, comentar formula 1, corrida, desempenho, equipe, formula 1, gp azerbaijão, lando norris, mclaren, oscar piastri, pit stop, pódio
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.