Piastri assume erros e lamenta ‘fim de semana caótico’

domingo, 21 de setembro de 2025 às 10:42

Oscar Piastri

Oscar Piastri assumiu a culpa por uma série de “erros de julgamento” que marcaram seu caótico fim de semana no Grande Prêmio do Azerbaijão. Afinal, o piloto australiano abandonou a corrida na primeira volta. Ele estava na briga pelo título da Fórmula 1, mas acabou sendo superado por Max Verstappen.

A largada desastrosa e o abandono

Piastri teve um começo desastroso na corrida de domingo, no Circuito de Rua de Baku. Ele se moveu antes das luzes se apagarem. Com isso, seu carro entrou em anti-stall e ele perdeu posições, caindo para o fim do pelotão. Em seguida, ele tentou recuperar terreno. Porém, entrou rápido demais na curva 7, travou as rodas e bateu nas barreiras. O impacto tirou Piastri da corrida, encerrando o que já era um fim de semana terrível para o líder do campeonato.

Ao refletir sobre sua largada, Piastri foi direto: “Certamente não foi meu melhor momento. Apenas me antecipei demais na largada. Um erro bobo e simples, na verdade.”

Quero ser VIP

Série de erros e a autocrítica

O abandono foi apenas o ponto final de um fim de semana repleto de incidentes. Na sexta-feira, ele já havia tocado nas barreiras durante o segundo treino livre, sofrendo danos. No sábado, ele travou as rodas na curva 3, batendo no Q3 e, por isso, largando em nono.

Piastri explicou o acidente que encerrou sua corrida. “Potencialmente, o nível de aderência era baixo, mas eu deveria saber disso. Não culpo nada além de mim mesmo. Não tomei as decisões certas no momento certo e isso, obviamente, é decepcionante.”

O australiano admitiu que foi um “fim de semana difícil” para sua equipe de mecânicos. “Foi, mais ou menos. Sexta-feira foi um dia difícil. Sábado, o potencial era muito bom. Tive muitos setores incrivelmente fortes e simplesmente não consegui juntar tudo. A classificação de ontem foi o que foi. Hoje, mais erros bobos. Certamente, foi um fim de semana caótico.”

Piastri, no entanto, tentou ver o lado bom da situação. “Eu ficaria mais preocupado se estivesse lento e tentando compensar isso, cometendo esses erros por causa disso. O fato de serem apenas simples lapsos de julgamento não é uma posição em que quero estar e não é a posição em que coloco os mecânicos. Mas se eu tenho que encontrar um ponto positivo, acho que é esse.”

O impacto no campeonato e a visão de futuro

Apesar do abandono, a desvantagem de Piastri no campeonato foi mínima. Seu companheiro de equipe, Lando Norris, terminou apenas em sétimo. Dessa forma, a liderança de Piastri foi reduzida em apenas seis pontos. Mesmo assim, ele mantém uma vantagem significativa faltando sete corridas para o fim da temporada.

Piastri se recusou a se preocupar com a performance de Norris. “Isso é o que é. Não estou muito preocupado com isso,” ele explicou. “Para mim, o foco é em mim mesmo e no que posso fazer para melhorar. A corrida é longa. Se você tiver fins de semana bons ou ruins, o campeonato está longe de terminar. É nisso que estou focado.”

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.