Sainz conquista pódio na Williams e se emociona
domingo, 21 de setembro de 2025 às 10:20Carlos Sainz fez seu pódio de estreia pela Williams no GP do Azerbaijão. Ele terminou em um jubiloso terceiro lugar e declarou que a conquista foi ainda melhor do que seu primeiro pódio na Fórmula 1.
Sainz largou de um impressionante segundo lugar no Circuito de Rua de Baku. Ele manteve a calma enquanto o caos dominava a classificação ao seu redor. Na corrida, o espanhol guiou de forma impecável. Assim, conquistou seu primeiro pódio desde a sua última corrida pela Ferrari em Abu Dhabi, no final da temporada passada.
O fim de uma campanha decepcionante
A performance no Azerbaijão encerrou uma campanha frustrante com a Williams. Antes dessa corrida, o piloto espanhol havia somado apenas 16 pontos em 16 corridas. Com 15 pontos adicionados à sua conta, ele deu um grande salto na tabela.
Para a Williams, este foi o primeiro pódio em um grande prêmio completo desde que Lance Stroll terminou em terceiro, também no Azerbaijão, oito anos atrás. George Russell, por outro lado, havia conquistado um segundo lugar no GP da Bélgica de 2021, uma corrida destruída pela chuva.

“É o pódio mais saboroso da minha vida”
Carlos Sainz se emocionou ao comentar o resultado. “Sinceramente, não consigo descrever o quão feliz eu estou, o quão bem isso me faz sentir,” ele disse. “O gosto é ainda melhor do que o meu primeiro pódio [terceiro lugar com a McLaren no Brasil, em 2019].”
Sainz ressaltou o esforço de sua equipe. “Lutamos muito duro durante todo o ano,” ele declarou. “Hoje, finalmente, provamos que, quando temos a velocidade, podemos fazer coisas incríveis juntos.”
Ele explicou o segredo do sucesso. “Nós acertamos a corrida, sem cometer um único erro,” ele afirmou. “Conseguimos superar muitos carros que eu não esperava vencer ontem.”
Sainz se declarou “extremamente orgulhoso de todos na Williams por se esforçarem ao longo de um ano muito difícil.”
O piloto espanhol adicionou que a equipe provou a grande evolução que deu em relação ao ano passado. “Estamos em ascensão, na direção certa. Infelizmente, comigo, tive muito azar e muitos incidentes. Era muito difícil transformar todo esse ritmo em resultados. Mas agora entendo por que tudo isso aconteceu: o primeiro pódio precisava vir assim.”
Para ele, a conquista serviu de lição, portanto. “É apenas a vida. A vida às vezes te traz aqueles momentos ruins para te dar um muito bom. E este tem um sabor muito melhor do que qualquer coisa que eu esperava,” ele concluiu. “É uma lição de vida, de continuar acreditando, confiando em si mesmo, na sua equipe ao seu redor, nos seus procedimentos. Mais cedo ou mais tarde, isso sempre compensa.”
baku, carlos sainz, comentar formula 1, corrida, equipe, formula 1, george russell, gp azerbaijão, lance stroll, pódio, qualificação, williams
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.