Verstappen iguala Hamilton com 6º Grand Chelem na F1

domingo, 21 de setembro de 2025 às 10:05

Max Verstappen

Max Verstappen alcançou uma marca histórica na Fórmula 1 ao igualar o número de Grand Chelems de Lewis Hamilton. O feito aconteceu no Grande Prêmio do Azerbaijão, onde o piloto da Red Bull Racing teve uma atuação impecável do início ao fim. Agora, ambos dividem o segundo lugar na lista de maiores vencedores de Grand Chelems, com seis cada. O recorde absoluto, no entanto, ainda pertence a Jim Clark, com oito.

O domínio de ponta a ponta

Verstappen largou da pole position e, equipado com um pneu mais duro, mostrou força desde o começo. Ele neutralizou os ataques dos adversários logo na primeira volta. Um Safety Car, acionado após um acidente com Oscar Piastri, líder do campeonato, não abalou a confiança de Verstappen. Pelo contrário, o holandês soube aproveitar o momento e estendeu seu primeiro stint até as últimas voltas. Com efeito, foi um dos últimos pilotos a parar nos boxes, mas retornou à frente, mantendo a liderança.

O desempenho de Verstappen foi completo: liderou todas as voltas da corrida e ainda cravou a volta mais rápida. Desse modo, a vitória no Azerbaijão se tornou um Grand Chelem, o sexto de sua carreira.

Quero ser VIP

Verstappen celebra a performance impecável

A corrida foi bem mais tranquila se comparada à caótica classificação de sábado, que teve seis bandeiras vermelhas. No domingo, apenas um carro de segurança foi acionado.

“Este fim de semana foi incrível para nós,” disse Verstappen. “A corrida foi fantástica. O carro funcionou muito bem com os dois tipos de pneu.”

Verstappen ressaltou a importância do ar limpo para a estratégia. “Tivemos ar limpo o tempo todo, o que nos permitiu cuidar bem dos pneus,” ele explicou. “Foi uma corrida relativamente direta.”

Apesar da aparente facilidade, ele admitiu o desafio. “Não é fácil correr aqui, o vento estava forte hoje. O carro se movimenta bastante. Estou incrivelmente feliz com este desempenho.”

O piloto campeão também comentou a diferença entre a classificação e a corrida. “Na corrida, você precisa ser mais cauteloso,” ele afirmou. “Afinal, a gestão dos pneus é crucial para fazer a única parada funcionar.” Ele também destacou que os compostos médios e duros, pouco usados até então, contribuíram para a cautela geral. “Tudo isso ajudou. Sem dúvida, fiquei feliz por não ter tido muitos safety cars!”

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.