NASCAR Brasil: Casagrande e Ibiapina brilham neste sábado em Curvelo
sábado, 20 de setembro de 2025 às 19:30O oval mineiro não perdoa. E foi justamente no traçado – o único circuito 100% oval do país – que começou neste sábado (20) da NASCAR Brasil Special Edition da temporada 2025. No Autódromo Internacional de Curvelo, a #ovaltrack virou palco de um desafio duplo: acelerar em ritmo de sprint hoje e, no domingo, encarar a inédita corrida de 100 voltas, onde estratégia e resistência entram em jogo tanto quanto a velocidade.
Com ¾ milhas (1.250 metros) de extensão e curvas inclinadas em até 16%, o oval mineiro exige concentração milimétrica. O pelotão anda sempre compacto, disputas acontecem lado a lado e qualquer erro cobra preço imediato. Para muitos pilotos, o processo de adaptação começou já na quinta-feira com os treinos extras (18) e na sexta-feira (19), nos treinos oficiais: a primeira oportunidade de sentir o traçado, ajustar o acerto e encarar a sensação de andar em um oval. Parte do grid nunca havia experimentado esse tipo de pista, o que deu ainda mais peso às primeiras voltas.
O sábado, sob calor intenso e temperaturas em torno de 35ºC, foi aberto com o classificatório para definir a ordem de largada das corridas de número 1 da Challenge e da NASCAR Brasil. Gabriel Casagrande (Ford Mustang #83/MX Vogel) voou baixo e garantiu a pole da Oval Track, com 29s308 — apenas 0s002 à frente de Galid Osman (Chevrolet Camaro #99, Team RC). Na Challenge, Jorge Martelli (Chevrolet Camaro #87, Team RC) cravou a pole e largou ao lado de Victor Andrade (Ford Mustang #22, Full Time), que ficou em segundo.
Tom Dannemiller, representante da NASCAR no Brasil, destacou a segunda vez que a NASCAR corre no traçado oval de Curvelo. “Neste sábado, tivemos dois classificatórios interessantes. No Challenge, vimos os quatro pilotos que vão para o nosso programa de Driver Development chegarem juntos no top-4. Já na principal, o Gabriel dominou em uma corrida limpa. Amanhã, com todos os carros juntos, deve ser ainda mais interessante — esperamos uma prova mais tranquila que a do ano passado, quando tudo ainda era novidade”, disse.
Corrida 1 – Challenge
Os carros da classe Challenge abriram as disputas oficiais da etapa. Foram 20 minutos intensos em que ninguém conseguiu se desgarrar do pelotão. Largando no pole, Jorge Martelli manteve a posição por mais da metade da corrida, até que saiu de traseira na curva, encostou no muro, rodou na pista e dali foi para o fim do pelotão, mas marcou a melhor volta da prova em 29s690.
Foi à deixa para o caçula do grid, Alfredinho Ibiapina (Ford Mustang #8, Full Time), assumir a frente, segurar a posição e passar em primeiro lugar na bandeirada final, com 20m34s700, seguido de perto por Felipinho Tozzo (Chevrolet Camaro #57, Team RC), enquanto Gui Backes (Ford Mustang #28, MX Vogel) completou o pódio.
A competitividade foi tanta que os quatro primeiros colocados ficaram com menos de um segundo de diferença. “A corrida foi muito difícil. Não tínhamos ritmo o final da semana inteiro e hoje o resultado foi pela raça. Aproveitamos todas as oportunidades que tivemos e provamos que, mesmo sem ritmo nenhum, conseguimos fazer uma boa corrida e somos capazes de ganhar. Essa prova foi muito no braço, com muito suor. Estou muito feliz e grato pela equipe, pelo trabalho de todo mundo”, disse piloto de apenas 17 anos, natural de Curitiba/PR, reside atualmente em Florianópolis/SC.
Corrida 1 – NASCAR Brasil
Logo depois foi a vez da categoria principal. O grid largou compacto, mas bastaram poucas voltas para a disputa pela liderança incendiar o público de Curvelo. O ritmo forte marcou a prova de 20 minutos. No final, Gabriel Casagrande, que se manteve à frente do começo ao fim, cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, com Galid Osman logo atrás e Cacá Bueno (Chevrolet Camaro #0, Team RC) garantindo o terceiro posto após um duelo eletrizante.
“Foi uma corrida muito pegada o tempo inteiro. Todo mundo andando muito forte o tempo todo. E foi uma corrida sem safety cars. Então, estou muito feliz. E amanhã será muito mais duro, mas temos um bom carro para buscar a vitória amanhã também”, garantiu o vencedor que já saiu à frente nesta edição do Special Edition.
100 voltas para testar tudo e todos
Se o sábado já entregou emoção de sobra, o domingo promete ainda mais. Amanhã, a partir das 13h50, o oval mineiro será palco da aguardada corrida de 100 voltas (ou 53 minutos e mais uma volta), com parada obrigatória nos boxes e pontuação pesada no campeonato.
Curvelo vai respirar NASCAR do início ao fim — e a torcida mineira terá a chance de viver, de perto, uma das provas mais desafiadoras do calendário 2025.
Para os que estão distantes do autódromo, todas as emoções da #ovaltrack poderão ser acompanhadas ao vivo pela RedeTV!, ESPN e Disney+ — com a última corrida exibida em tempo real e reprises da primeira prova. Além disso, a corrida terá transmissão ao vivo pelo canal oficial no YouTube (@NASCARBrasil). Os horários seguem abaixo, na programação da etapa. Os bastidores também serão acompanhados em tempo real nas redes sociais da categoria.
Resultado da Corrida 1 – classe Challenge:
1) #8 Alfredinho Ibiapina (rookie), Challenge, Full Time, Ford Mustang, 38 voltas, 20m34s700
2) #57 Felipinho Tozzo, Challenge, Team RC, Chevrolet Camaro, a 0s258
3) #28 Gui Backes, Challenge, Vogel, Ford Mustang, a 0s464
4) #15 Tito Giaffone (rookie), Challenge, Full Time, Ford Mustang, a 0s830
5) #10 Adalberto Baptista, Challenge, Team RC, Chevrolet Camaro, a 12s140
6) #87 Jorge Martelli, Challenge, Team RC, Chevrolet Camaro, a 13s100
7) #44 João Barion, MX Vogel, Challenge, Ford Mustang, a 13s594
8) #55 Brendon Zonta, RMattheis, Chevrolet Camaro, a 16s119
9) #84 Vinicius Canhedo (rookie), Challenge, Full Time, Ford Mustang, a 21s126
Melhor volta: #87 Jorge Martelli, 29s690 a 151,566 km/h
Resultado da Corrida 1 – NASCAR Brasil:
1) #83 Gabriel Casagrande, MX Vogel, Ford Mustang, 38 voltas, 20m58s452
2) #99 Galid Osman, Team RC, Chevrolet Camaro, a 1s239
3) #0 Cacá Bueno, Team RC, Chevrolet Camaro, a 2s006
4) #77 Valdeno Brito, RMattheis, Chevrolet Camaro, a 4s438
5) #7 Julio Campos/Alex Seid, MX Vogel, Ford Mustang, a 5s264
6) #1 Ricardo Zonta, RMattheis, Chevrolet Camaro, a 5s561
7) #91 Rubens Barrichello, Full Time, Ford Mustang, a 16s038
8) #11 Witold Ramasauskas, Team RC, Chevrolet Camaro, a 23s994
9) #22 Felipe Bartz/ Victor Andrade, Full Time, Ford Mustang, a 7 voltas
10) #21 Thiago Camilo, Full Time, Ford Mustang, a 18 voltas
Não completaram 75% da prova:
11) #46 Vitor Genz, RMattheis, Chevrolet Camaro, a 25 voltas
12) #6 Lourenço Beirão, MX Vogel, Ford Mustang, sem tempo
Melhor volta: #91 Rubens Barrichello, 29s543 a 150,320 km/h
Cronometragem: fastcrono.com.br
PROGRAMAÇÃO DA ETAPA #OVALTRACK 2025 EM CURVELO/MG
Domingo, 21 de Setembro
10h00 às 10h10 – Warm-up
13h10 às 13h40 – Grid Walk (Camarotes e Paddock)
13h40 – Hino Nacional
13h50 – Largada (53 min + 1 volta ou 100 voltas)
14h44 às 14h54 – Victory lane/pódio
Curvelo, Nascar Brasil
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.