GP do Azerbaijão na F1 até 2030
sábado, 20 de setembro de 2025 às 8:45A Fórmula 1 confirmou um novo acordo para manter o Grande Prêmio do Azerbaijão no calendário da categoria, pelo menos, até 2030. O Circuito de Baku, por sinal, entrou no calendário em 2016. A corrida, além disso, teve seu contrato estendido pela última vez em 2023.
Quando a corrida apareceu no calendário pela primeira vez, a Fórmula 1 a chamou de “Grande Prêmio da Europa”. No entanto, a prova mudou para o título de “Grande Prêmio do Azerbaijão” no ano seguinte.
O evento acontece todos os anos desde então. A única exceção foi em 2020, quando a F1 não viajou para o Azerbaijão por causa da pandemia de Covid-19.

Mudanças no formato da corrida
Baku, para exemplificar, realizou um único evento sprint em 2023. Contudo, a corrida voltou ao formato tradicional de fim de semana no ano passado. A F1 não indicou, aliás, que as próximas provas no circuito incluirão corridas sprint.
“Há uma energia incrível na cidade de Baku e desde o nosso primeiro grande prêmio aqui em 2016, a Fórmula 1 sempre recebeu uma acolhida calorosa e entusiástica do povo do Azerbaijão”, disse o CEO da F1, Stefano Domenicali.
“Essa renovação reflete a forte confiança e o compromisso entre a Fórmula 1, o Governo do Azerbaijão e o promotor. Isso, além disso, abre caminho para um futuro emocionante no país”, acrescentou o CEO.
azerbaijão f1, Baku City Circuit, calendario f1, comentar formula 1, contrato F1, corrida de rua F1, formula 1, GP do Azerbaijão, gp europa, grande prêmio, renovar contrato F1, sprint F1, stefano domenicali
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.