Pirelli testa sistemas de aerodinâmica ativa para 2026
quarta-feira, 17 de setembro de 2025 às 9:26
Pneu de 2026
A Pirelli segue firme na preparação para a nova era técnica da Fórmula 1. A fabricante realizou testes de pneus que simularam sistemas ativos de aerodinâmica na Hungria e na Itália.
Assim, conseguiu reunir dados essenciais não apenas para o desenvolvimento de pneus, mas também para entender melhor as regras de 2026.
Mario Isola, chefe da Pirelli na F1, afirmou que os carros modificados usados nas sessões forneceram informações “extremamente úteis”. Ele explicou que os testes ajudaram a analisar o impacto do equilíbrio aerodinâmico modificado, o que é um ponto crucial do novo regulamento.

Comparações entre DRS traseiro e dianteiro
Além disso, a Pirelli conseguiu comparar a performance do carro equipado apenas com DRS traseiro com a versão que também tinha DRS dianteiro.
“Isso nos permitiu confrontar os dados com testes anteriores e consequentemente entender melhor como cada configuração afeta o comportamento do carro”, disse Isola.
Dessa forma, a Pirelli pode identificar diferenças importantes entre as duas versões e ajustar estratégias de desenvolvimento de pneus para cada cenário.
Impacto das altas velocidades nos pneus
Isola ressaltou que a equipe está particularmente focada em avaliar como as maiores velocidades previstas vão influenciar a carga sobre os pneus.
“O objetivo é alcançar o equilíbrio certo. Se o carro for muito rápido, mas também exigir demais dos pneus, eles terão dificuldades durante a corrida”, afirmou.
Portanto, os testes de aerodinâmica ativa se tornam fundamentais visando preparar a F1 para 2026, garantindo que o desempenho máximo não comprometa a durabilidade dos pneus e que os carros possam explorar totalmente as novas regras.
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