Pirelli testa sistemas de aerodinâmica ativa para 2026

quarta-feira, 17 de setembro de 2025 às 9:26

Pneu de 2026

A Pirelli segue firme na preparação para a nova era técnica da Fórmula 1. A fabricante realizou testes de pneus que simularam sistemas ativos de aerodinâmica na Hungria e na Itália.

Assim, conseguiu reunir dados essenciais não apenas para o desenvolvimento de pneus, mas também para entender melhor as regras de 2026.

Mario Isola, chefe da Pirelli na F1, afirmou que os carros modificados usados nas sessões forneceram informações “extremamente úteis”. Ele explicou que os testes ajudaram a analisar o impacto do equilíbrio aerodinâmico modificado, o que é um ponto crucial do novo regulamento.

Quero ser VIP
 

Comparações entre DRS traseiro e dianteiro

Além disso, a Pirelli conseguiu comparar a performance do carro equipado apenas com DRS traseiro com a versão que também tinha DRS dianteiro.

“Isso nos permitiu confrontar os dados com testes anteriores e consequentemente entender melhor como cada configuração afeta o comportamento do carro”, disse Isola.

Dessa forma, a Pirelli pode identificar diferenças importantes entre as duas versões e ajustar estratégias de desenvolvimento de pneus para cada cenário.

Impacto das altas velocidades nos pneus

Isola ressaltou que a equipe está particularmente focada em avaliar como as maiores velocidades previstas vão influenciar a carga sobre os pneus.

“O objetivo é alcançar o equilíbrio certo. Se o carro for muito rápido, mas também exigir demais dos pneus, eles terão dificuldades durante a corrida”, afirmou.

Portanto, os testes de aerodinâmica ativa se tornam fundamentais visando preparar a F1 para 2026, garantindo que o desempenho máximo não comprometa a durabilidade dos pneus e que os carros possam explorar totalmente as novas regras.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.