Domenicali esclarece falas sobre futuro da F1

domingo, 14 de setembro de 2025 às 10:10

Stefano Domenicali

O CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, esclareceu seus comentários polêmicos sobre a possibilidade de encurtar as corridas. As declarações foram feitas antes do GP de Monza e geraram grande debate entre fãs e pilotos.

Em entrevista ao jornal The Observer, Domenicali foi direto. “Eu nunca disse que precisávamos cortar a distância das corridas”, afirmou. “O que eu digo é que a capacidade de atenção das pessoas hoje é muito curta, então precisamos ser atrativos.”

Ele explicou portanto que a discussão abrange diversas possibilidades. “Nós precisamos entender se o formato da corrida é o certo ou não. Poderia ser mais longo ou mais curto”, disse. “Todas as ideias precisam ser consideradas.”

Quero ser VIP

O contexto das declarações

Na véspera do fim de semana em Monza, Domenicali havia falado com a mídia italiana sobre a atração de novas gerações. Ele mencionou a duração dos GPs. “Existe a questão da duração da corrida: acreditamos que é um pouco longa demais para os espectadores mais jovens.”

O CEO da categoria citou um fato importante. “Estamos vendo em muitos de nossos canais que os vídeos de melhores momentos são extremamente populares. Para aqueles que crescemos com o formato completo, talvez seja bom, mas uma grande parte da audiência quer ver apenas os momentos-chave.”

Ele também defendeu a necessidade de evolução. “Hoje as coisas estão indo muito bem. Mas, justamente por isso, não devemos nos acomodar. Precisamos pensar no próximo passo.”

Pilotos reagem às propostas

Diversos pilotos, questionados durante a coletiva de imprensa de Monza, deram suas opiniões sobre o assunto. O veterano Fernando Alonso compartilhou seu ponto de vista. “Não acho que seja um problema do esporte”, disse o espanhol. “Provavelmente não precisamos de mudanças.”

Ainda assim, Alonso demonstrou confiança na liderança da categoria. “Stefano sabe melhor que qualquer um. Se ele pensa que é necessário, estamos em boas mãos com ele neste tipo de decisão”, completou. “É um problema da sociedade e das crianças, e não do esporte. Então, provavelmente, a mudança não é necessária.”

Kimi Antonelli também deu sua opinião. “É uma questão difícil”, comentou. “Pessoalmente, acho os fins de semana de corrida Sprint divertidos porque você tem muita ação. Você tem que ser preciso de cara, pois tem um treino, depois a classificação e a corrida Sprint.”

O jovem piloto, no entanto, expressou ceticismo. “Não acho que corridas mais curtas realmente funcionariam”, argumentou. “Com as corridas longas, já fazemos estratégias de uma parada. Eles teriam que implementar muitas regras adicionais para uma corrida mais curta, em termos de pit stops e afins.”

Por fim, o piloto Franco Colapinto se mostrou mais neutro. “Não posso comentar muito sobre isso. Muitas coisas novas estão acontecendo no esporte e elas estão atraindo muitas pessoas.”

Colapinto concluiu com sua paixão pela pilotagem. “Apenas gosto de pilotar. Se continuarmos a pilotar e a dar muitas voltas, fico feliz com isso. Realmente não importa qual seja a sessão.”

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.