Sainz tem punição parcial revista após revisão
sábado, 13 de setembro de 2025 às 10:25O que motivou a revisão da punição de Carlos Sainz
A Williams conseguiu sucesso em seu pedido de revisão da punição de Carlos Sainz no GP da Holanda. Os comissários de prova, em suma, anularam parte da penalidade.
Sainz havia recebido uma punição de 10 segundos e dois pontos em sua superlicença por um contato com Liam Lawson na Curva 1, em Zandvoort. No entanto, a Williams entrou com um pedido formal de revisão antes do GP da Itália. Para isso, a equipe precisou apresentar “evidências significativas, relevantes e novas” que os comissários não tinham no momento da decisão original.
A deliberação demorou quase duas semanas. Afinal, foi necessário reunir o mesmo painel de comissários do GP da Holanda. Os comissários, por sua vez, aceitaram as novas evidências da Williams, o que permitiu a reabertura do caso.

O que a nova evidência revelou
A nova evidência consistiu em filmagens de câmeras de 360 graus do carro de Sainz e de uma câmera traseira do carro de Lawson. A equipe não tinha acesso a essas imagens na época do incidente.
Durante a audiência, Sainz admitiu que não tinha o direito total de receber espaço na parte externa da pista, de acordo com as diretrizes de corrida da Fórmula 1. Ele explicou, além disso, que a colisão ocorreu porque ele não esperava que Lawson tivesse uma repentina saída de traseira no meio da curva.
Ao reavaliar o incidente, os comissários concordaram que a colisão foi um incidente de corrida. Eles não consideraram nenhum dos pilotos “total ou predominantemente culpado”.
Por fim, os dois pontos de penalidade de Sainz saíram de sua superlicença. Contudo, os comissários não puderam reverter a punição de 10 segundos. Por isso, os resultados da corrida permaneceram os mesmos.
automobilismo, carlos sainz, colisão, comentar formula 1, corrida, formula 1, GP da Holanda, punição, regulamento, stewards, superlicença, williams
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.