A verdade sobre a ida de Hamilton para a Mercedes
sábado, 13 de setembro de 2025 às 9:45O verdadeiro motivo da mudança de Hamilton para a Mercedes
Lewis Hamilton fez uma revelação surpreendente sobre sua transferência da McLaren para a Mercedes em 2013. A mudança, que resultou em seis títulos mundiais para o piloto, foi vista com desconfiança na época. Afinal, a Mercedes ainda não era uma equipe vencedora na era moderna.
Durante anos, Niki Lauda foi creditado como o principal responsável por convencer Hamilton a fazer a troca. No entanto, Hamilton revelou que o verdadeiro motivo para sua decisão foi o chefe da equipe na época, Ross Brawn.
“Tenho muito carinho por Niki”, disse Hamilton. “Mas Niki não me convenceu a ir para a Mercedes. Na verdade, foi mais o Ross”.
Hamilton descreveu então o encontro decisivo em que Brawn o seduziu com a visão de futuro da equipe. “Quando nos sentamos na cozinha da minha mãe, ele me contou para onde a equipe estava indo e o que eles estavam fazendo”. É verdade que Lauda teve um papel, mas a reunião com Brawn foi o fator principal para a decisão do piloto.

A paixão de Hamilton pela Ferrari e o legado de Lauda
Mesmo após deixar a Mercedes, Hamilton celebra o legado de Lauda. O piloto destacou sua honra em poder homenagear Lauda, que faleceu em 2019, tanto na Mercedes quanto na Ferrari.
“Eu e Niki tínhamos uma relação incrível”, disse Hamilton. “Quando entrei para a Ferrari, nem tinha pensado que Niki tinha pilotado lá”. O motivo de sua paixão pela Ferrari, ele explica, vem da infância, quando assistia a Michael Schumacher. “Sempre olhei para a reação da torcida toda vez que a Ferrari estava no pódio. A paixão era diferente de qualquer outra equipe. Eu queria sentir como era isso”.
Hamilton se sente portanto honrado por ter a chance de homenagear Lauda nas duas equipes mais importantes de sua carreira. “Seu legado continua vivo”. Ele se lembra das palavras de encorajamento de Lauda em momentos difíceis. “Quando eu não ia bem, ele me dizia para ‘dar o inferno’ – mas ele sempre usava a palavra ‘babacas’!”.
comentar formula 1, ferrari, formula 1, historia, legado, lewis hamilton, mclaren, mercedes, niki lauda, pilotos, ross brawn, transferencia
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.