Verstappen: F1 deveria voltar aos carros de 2010
quinta-feira, 11 de setembro de 2025 às 10:25
Fórmula 1 – 2010
Max Verstappen argumentou que a Fórmula 1 deveria se inspirar nos carros do final dos anos 2000 e início dos anos 2010, especialmente quando a categoria passar para a nova era do regulamento em 2026.
A próxima temporada trará alterações significativas no chassi e nas unidades de potência. Entre elas, destacam-se carros menores, aerodinâmica ativa e motores com divisão 50/50 entre combustão e eletricidade.
Como resultado, a expectativa é reduzir o tamanho dos carros, facilitar ultrapassagens e ao mesmo tempo aumentar a competitividade. Os monopostos atuais são considerados grandes e pesados demais, o que dificulta as disputas.

Portanto, Verstappen sugere que se volte a um modelo mais enxuto, inspirado nos carros de aproximadamente 15 anos atrás, quando motores eram V8 aspirados e os veículos cerca de 180 kg mais leves.
“O mais importante são carros mais leves e menores”, afirmou o tetracampeão mundial. “No entanto, isso só é possível se mudarmos também o regulamento dos motores”.
“Hoje, os motores são super eficientes, mas grandes. Por isso, o carro fica mais longo, exige mais refrigeração e consequentemente se torna maior”.
“Se conseguirmos algo semelhante aos carros de 2010 ou até antes, seria ótimo, pois ajudaria no espetáculo. Mas no fim das contas, não sou eu que decido”.
Red Bull encara desafio com motor próprio
Além disso, a Red Bull terá a responsabilidade de estrear seu motor próprio na próxima temporada. Isso acontece após anos utilizando unidades da Honda desde 2019, e de Renault, Ferrari e Cosworth antes disso.
Consequentemente, surgem dúvidas sobre a performance da equipe em 2026, já que rumores indicam que a Mercedes pode ter a UP mais forte.
No entanto, Verstappen evita criar expectativas antecipadas e prefere focar nos desafios.
“É uma grande incógnita. Poucas pessoas podem dizer agora: ‘Sim, vamos ser realmente muito bons’. Não há garantias”.
“Sabemos que trazer nosso próprio motor é um grande desafio, mas também é empolgante. Dessa forma, temos a melhor oportunidade de ser competitivos sem depender de outro fabricante”.
Ele reforçou que, embora o motor seja essencial, a construção de um bom carro continua sendo crucial.
Além disso, as primeiras corridas da temporada devem ser desafiadoras porque todas as equipes precisarão integrar motor, chassi e comportamento do carro de forma eficiente.
“As primeiras corridas serão complicadas para todos, mas isso também pode gerar provas interessantes e disputadas”, concluiu Verstappen.
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