Fórmula 1 pode retornar a Zandvoort, diz rei da Holanda
segunda-feira, 1 de setembro de 2025 às 10:38
GP da Holanda
O rei Willem-Alexander afirmou que a Fórmula 1 ainda pode retornar a Zandvoort no futuro, mesmo devendo sair definitivamente do calendário após 2026.
Os organizadores privados do GP da Holanda já haviam anunciado sua saída, principalmente devido aos custos crescentes e à forte concorrência de outros países interessados.
Além disso, diferente de muitos outros grandes prêmios, o GP holandês não recebe apoio financeiro do governo.

“Entendo as questões financeiras, mas é uma pena que a F1 esteja indo embora novamente”, disse o rei. Ele comentou que, apesar disso, os fãs ainda poderão aproveitar mais uma edição da prova.
Enquanto caminhava pelo grid de Zandvoort com a rainha Máxima e as três princesas, Willem-Alexander conversou com a agência Algemeen Nederlands Persbureau, a maior da Holanda.
“Felizmente, ainda podemos aproveitar a corrida mais uma vez. E quem sabe ela pode voltar algum dia. É definitivamente um dos eventos mais bonitos que temos”, completou o monarca.
Além disso, o rei destacou sua admiração pela categoria em geral.
“A F1 combina alto nível esportivo, força e expertise técnica. As inovações da categoria chegam ao nosso dia a dia, melhorando sustentabilidade, materiais e segurança nos carros. Dessa forma, a sociedade realmente se beneficia”.
No entanto, apesar da presença da família real e da enorme popularidade de Max Verstappen, organizadores e vendedores admitiram que a demanda caiu em 2025.
Por exemplo, a presença de público na sexta-feira ficou abaixo da capacidade máxima do circuito, o que mostra uma queda em relação aos anos anteriores.
automobilismo, comentar formula 1, corrida de F1, evento esportivo, formula 1, GP da Holanda, Ingressos Fórmula 1, inovação f1, max verstappen, público F1, rei Willem-Alexander, sustentabilidade, zandvoort
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.