Verstappen escapa de punição após investigação na F1

sábado, 30 de agosto de 2025 às 12:41

Max Verstappen

Verstappen mantém terceiro lugar em Zandvoort

Max Verstappen não recebeu punição no GP da Holanda, pois os comissários aceitaram sua justificativa para uma infração no treino classificatório.

O quatro vezes campeão mundial foi citado por “dirigir desnecessariamente devagar” no final da sessão. Apesar disso, ele garantiu o terceiro lugar no grid, atrás da McLaren de Oscar Piastri, que superou Lando Norris por apenas 0,012s.

Inicialmente, a Red Bull poderia ter sofrido impacto, já que os comissários apontaram descumprimento das regras e das notas do diretor de prova, Rui Marques. No entanto, a explicação de Verstappen mudou o cenário.

Quero ser VIP

Decisão dos comissários

Primeiro, os comissários ouviram Verstappen e um representante da equipe. Depois, analisaram dados de posição, telemetria, vídeo e imagens a bordo. Por fim, decidiram não aplicar penalidade.

No comunicado oficial, os comissários detalharam:

“O carro 1 excedeu o tempo máximo das notas do diretor de prova em 3,8 segundos, sem reduzir a velocidade para deixar outros carros passarem. O excesso ocorreu na volta de retorno após a bandeira quadriculada.”

“O piloto apresentou telemetria mostrando que teria mantido o tempo delta se não fosse a bandeira amarela no fim da volta, que exigiu redução significativa de velocidade.”

“Aceitamos sua justificativa e não aplicamos ação adicional.”

Impacto para o GP

Com a decisão, Verstappen mantém o terceiro lugar no grid. Assim, ele larga atrás da McLaren de Piastri e Norris e continua em posição de brigar pelo pódio. Além disso, a Red Bull evita qualquer complicação antes da corrida, fortalecendo suas chances no GP da Holanda.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.