Copa HB20 – Alex Seid, Antonio Junqueira e Pedro Costa vencem as 3h do Velocitta
domingo, 24 de agosto de 2025 às 18:20Foi histórico e com emoção da largada à bandeirada. As 3 Horas do Velocitta, prova extracampeonato que representou a primeira disputa Endurance da Copa Hyundai HB20, foram disputadas em um quente domingo (24) em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo, e reuniram alguns dos grandes nomes do automobilismo brasileiro em uma corrida que teve como diferencial a estratégia, sem perder características que fazem parte da essência da categoria, como os incríveis duelos roda a roda. Ao fim de 75 voltas percorridas no traçado de 3.493 metros, o triunfo ficou com o Hyundai HB20 #54, da tripulação formada por Alex Seid, Antonio Junqueira e Pedro Costa.
A diferença que separou o carro vencedor do segundo e terceiro colocados reflete bem o que foram as voltas finais no Velocitta. O conjunto composto por Marcus Índio — atual campeão da categoria PRO —, Thiago Camilo e Leo Martins cruzou a linha de chegada a apenas 0s504 do primeiro colocado. E o #5, pilotado por Denis Navarro, Breno Borges e Pedro Bürger — este responsável pelo stint final do trio —, finalizou na terceira colocação, a 0s781 da ponta.
Além da conquista única, o trio vencedor levou para casa dois prêmios bastante cobiçados: um Hyundai HB20 zero quilômetro e nada menos que R$ 100 mil.
“Muito feliz por estar aqui, na primeira prova Endurance da Copa Hyundai HB20, com vitória e com esse trio maravilhoso. O Alex Seid brilhou no último stint, e conquistamos uma vitória histórica”, comemorou o experiente Antonio Junqueira, um dos membros da tripulação vencedora.
Como foi a corrida
O grid da histórica edição inaugural das 3h do Velocitta, a primeira prova de longa duração da história da Copa Hyundai HB20, teve 26 carros alinhados, totalizando 78 pilotos, entre eles estrelas da primeira prateleira do automobilismo nacional e com passagens de brilho inclusive fora do Brasil, junto a nomes com trajetória de muito sucesso na categoria.
Para a edição das 3h do Velocitta, os pilotos receberam uma categorização distinta. Se na temporada regular da Copa Hyundai HB20 os competidores aceleram divididos nas classes PRO, Elite e Super, na prova Endurance a divisão das tripulações foi em trios compostos por pilotos de categorias Ouro, Prata e Bronze, como é habitual nas principais provas de longa duração do automobilismo mundial.
Uma prova de caráter único também teve formato singular. Cada tripulação teria de completar pelo menos cinco stints. Depois da largada, cada carro precisou cumprir três pit-stops de seis minutos, além de outra parada de nove minutos para a operação da troca das pastilhas de freios. Com tantas nuances e alternativas, a estratégia de paradas nos boxes, aliada ao desempenho na pista, se desenhou como fundamental no desenrolar da prova
Pole position, o carro #28 do trio formado por Bruno Massa, Adilson Jr. e Victor Andrade comandou as ações no início da corrida, que teve poucos incidentes e muita cautela da parte dos pilotos em razão de uma prova de perfil bem distinto das habituais disputas sprint da Copa Hyundai HB20. Ainda nos primeiros minutos, o segundo colocado no grid de largada, o #23 de Rodrigo Vieira, Xande Bastos e Augusto Sangalli já foi aos boxes para cumprir o primeiro pit-stop obrigatório e se descolou do restante do primeiro pelotão, em estratégia diferente dos demais ponteiros.
E mesmo em uma corrida longa e com estratégias bastante distintas, as grandes disputas na pista, uma das principais características da Copa Hyundai HB20, se fizeram presentes no Velocitta em vários momentos, com inúmeras batalhas roda a roda. Outra faceta vista neste domingo foi a alternância de carros na liderança, cenário proporcionado pelos momentos diversos para o cumprimento dos stints obrigatórios.
A prova ganhou uma nova dinâmica quando o safety-car foi acionado em razão de problemas enfrentados pelo #32 de Thomaz Tescaro, que formou o trio com Terence Beringhs e Daniel Coquieri e ficou parado na área gramada no entorno da pista. Desta forma, quando restava ainda metade da corrida pela frente, a disputa pela vitória ficou completamente aberta. O #168 de Gustavo Braga, Witold Ramasauskas e Caio Christofaro liderava a prova, mas ainda tinha uma parada pendente a cumprir em relação aos demais pilotos.
A bandeira verde tremulou quando restavam uma hora, 16 minutos e 30 segundos, momento em que a prova começava a se encaminhar para o terço decisivo e determinante para apontar os grandes vencedores do domingo, com a luta pela vitória completamente aberta.
A corrida ganhou um grande suspense na hora final. As múltiplas estratégias para o cumprimento das paradas obrigatórias mexeram bastante com a ordem dos primeiros colocados. Quando restavam 40 minutos para a bandeirada, o #23 pilotado então por Xande Bastos liderava a disputa, com o #84 na segunda colocação e o #96 em terceiro lugar.
Foi logo depois que o safety-car interveio novamente e mudou de vez os rumos da prova no momento decisivo. Quando a prova foi retomada, restando pouco menos de 15 minutos para a bandeirada, a liderança era do #54 pilotado por Alex Seid, mas o piloto foi muito pressionado por Pedro Bürger, a bordo do HB20 #5. Quem também apareceu bem forte nas voltas finais para lutar pela vitória foi o #21, guiado nos instantes decisivos por Thiago Camilo.
Os últimos minutos foram eletrizantes, trazendo a cara e o DNA da Copa Hyundai HB20. Em emocionante batalha a três, levou a melhor mesmo o #54 de Alex Seid, Antonio Junqueira e Pedro Costa, que iniciou a prova do 14º lugar. Thiago Camilo, ao lado de Marcus Indio e Leo Martins, terminou na segunda colocação, seguido pelo #5 de Pedro Bürger, Breno Borges e Denis Navarro. Silas Passos, João Cardoso e Ernani Kuhn, a bordo do HB20 #96, terminaram em quarto, e a formação com Felipe Malinowski, Samuel Damin e Galid Osman assegurou o quinto degrau do pódio para completar um domingo histórico e singular para a categoria.
Próximo desafio
Valendo pela temporada regular de 2025, a Copa Hyundai HB20 volta a acelerar no fim de semana de 20 e 21 de setembro no Circuito dos Cristais, em Curvelo, região central de Minas Gerais.
Copa Hyundai HB20
3h do Velocitta, resultado final
1º – #54 – Alex Seid / Antonio Junqueira / Pedro Costa, 75 voltas em 3h02min18s235
2º – #21 – Marcus “Índio” / Thiago Camilo / Leo Martins, a 0s504
3º – #5 – Denis Navarro / Breno Borges / Pedro Bürger, a 0s781
4º- #96 – Silas Passos / João Cardoso / Ernani Kuhn, a 1s653
5º – #43 – Galid Osman/ Felipe Malinowski / Samuel Damin, a 4s020
6º – #197 – Luis Sena Junior / Thiago Boz / Luiz Veras, a 10s923
7º – #175 – André Bragantini / Juninho Berlanda / Otavio Colle, a 16s208
8º – #14 – Patrick Gonçalves / Francis Sampaio / Rogerio Lima, a 19s122
9º – #83 – Beto Cavaleiro/ Marco Billi / Gaetano Di Mauro, a 1min14s315
10º – #84 – Thiago Sansana/ Keka Teixeira / Murilo Fiore, a 1 volta
11º – #60 – Beto Fonseca / Cesar Fonseca / Anderson Andretta, a 1 volta
12º – #71 – Arnaldo Glavam / Odair dos Santos / Edgar Favarin, a 1 volta
13º – #88 – Rafael Abolis / Emerson Juka / Renan Valerio, a 1 volta
14º – #17 – Daniel Demayo / Felipinho Tozzo / Victor Tieri, a 1 volta
15º – #26 – Silvio Gatão / Fernando Ohashi / Rodrigo Detilio, a 1 volta
16º – #23 – Rodrigo Vieira / Alexandre Bastos / Augusto Sangalli, a 1 volta
17º – #15 – Bruno Testa / Rafael Reis / Uli Dias, a 2 voltas
18º – #28 – Bruno Massa / Adilson Jr. / Victor Andrade, a 2 voltas
19º – #168 – Gustavo Braga / Witold Ramasauskas / Caio Chistofaro, a 4 voltas
20º – #12 – Luciano Yoshikawa / Junior Savi / Eduardo Neves, a 5 voltas
21º – #90 – Thaline Chicoski / Ricardo Maurício / Bernardo Cardoso, a 6 voltas
22º – #147 – Thiago Lopes / Leo Reis / Guilherme Salas, a 8 voltas
23º – #33 – Agostinho Ardito / Vito Ardito / Nelsinho Piquet, a 12 voltas
24º – #16 – Marcel Jorand / Gabriel Moura / Enzo Gianfratti, a 13 voltas
25º – #97 – Anderson Borges / Michel Giusti / Jorge Martelli, a 17 voltas
26º – #32 – Terence Beringhs / Thomaz Tescaro / Daniel Coquieri, a 28 voltas
Copa HB20, domingo
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.