Copa Truck – Leandro Totti e Felipe Giaffone vencem em Potenza

domingo, 24 de agosto de 2025 às 18:10

Leandro Totti

Com grande público e ingressos esgotados ainda no sábado, a Copa Truck Petrobras completou neste domingo (24) uma agitada e emocionante sexta etapa válida pela temporada 2025 com vitórias de Leandro Totti (Vannucci Racing) e Felipe Giaffone (R9 Competições) no Autódromo Potenza, em Lima Duarte, Minas Gerais. Foram duas corridas bastante acirradas, realizadas em meio ao forte calor, com a temperatura ambiente beirando os 30ºC.

Na primeira corrida do dia, Totti fez valer sua condição de pole position, largou na frente e liderou de ponta a ponta para triunfar pela quarta vez na temporada com seu Iveco S-Way #73, embora muito pressionado por Felipe Giaffone nas volts finais, enquanto Beto Monteiro, também da R9 Competições, completou o pódio com dois representantes da Volkswagen no top-3.

Mas o vencedor da primeira prova perdeu o ponto da frenagem na corrida complementar, envolveu Raphael Abbate em incidente na Curva 1 e foi punido com a exclusão da disputa, muito movimentada em razão dos vários duelos na pista. No mais decisivo e emocionante, Giaffone batalhou pela vitória contra um dos seus companheiros de equipe, André Marques, e triunfou pela primeira vez no ano, marcando posição para seguir na briga pelo tetracampeonato ao reassumir a liderança da temporada. Marques e Danilo Dirani (Usual Racing), terminaram em segundo e terceiro, respectivamente. Wellington Cirino (Usual Racing) e Danilo Alamini (R9 Competições) fecharam a relação dos cinco melhores colocados.

Se o desfecho não foi como o imaginado por Leandro Totti, o paranaense de Ibiporã somou 25 pontos em Minas Gerais, seguindo firme na luta pelo título, na terceira colocação do campeonato. “Conseguimos converter nossa pole position em vitória aqui, o que foi muito importante para o campeonato. Foi uma pena o que aconteceu na largada da segunda corrida, tínhamos potencial para marcar ainda mais pontos. Mas saímos daqui com um saldo positivo. Nosso time está de parabéns pelo fim de semana quase perfeito que tivemos e com o caminhão que tivemos”.

Maior pontuador do fim de semana, com 40 tentos em Lima Duarte, Giaffone comemorou muito o resultado que o alçou de volta à liderança do campeonato. “Voltamos! Levando em conta o que foi o começo do ano até a etapa passada, diria que não merecia ser campeão. Não tive uma corrida neste ano em que fui competitivo. Mas demos uma mexida no caminhão, parece que ele voltou a acender. Não vai ser fácil, mas agora estamos na briga. Temos um caminhão para lutar pelo título”, disse o tricampeão da Copa Truck Petrobras.

‘Marvado’ vence na raça

A prova que abriu o domingo de muita velocidade em Potenza teve Leandro Totti largando da pole position lado a lado com Giaffone em primeira fila de dois fortes concorrentes ao título. Beto Monteiro e Raphael Abbate partiram logo atrás, enquanto Bia Figueiredo iniciou a disputa do quinto lugar.

Totti converteu a pole em liderança desde a largada e seguiu na frente com ritmo bastante forte, deixando Giaffone em segundo e Beto Monteiro em terceiro. Abbate manteve o quarto lugar, enquanto Paulo Salustiano passou Bia para assumir o quinto posto.

Se a liderança da prova era de Totti, com vantagem segura para Giaffone, Potenza via grandes batalhas por posições no pelotão intermediário até o momento em que o safety-truck foi acionado após quebra de motor do ‘bruto’ de Thiago Rizzo, o que agrupou novamente o pelotão para as voltas finais.

A relargada serviu para ratificar a liderança do ‘Marvado’, que chegou a ser pressionado por Giaffone nas voltas finais, mas segurou a dianteira para vencer pela quarta vez na temporada e a segunda seguida em Potenza. Beto Monteiro terminou em terceiro, seguido por Raphael Abbate e Paulo Salustiano. Danilo Dirani foi o sexto, à frente de André Marques e Bia Figueiredo, que obteve o direito de largar na frente na Corrida 2 com a inversão dos oito primeiros colocados da primeira prova.

Giaffone triunfa em meio ao caos

Na primeira posição do grid, Bia escapou ilesa a uma série de incidentes na Curva 1 e que envolveu Abbate e Totti, dois postulantes diretos ao título. Em razão do ocorrido, o ‘Marvado’ foi punido com a exclusão da prova. A seguir, André Marques se segurou no segundo lugar, ficando logo à frente de Danilo Dirani, Paulo Salustiano e Giaffone.

Bia recebeu forte pressão desde as primeiras voltas. Além de André Marques, a paulista passou a ter a concorrência de Danilo Dirani, que superou o Volkswagen #77 e assumiu o segundo lugar. Logo atrás, Beto e Giaffone acompanhavam tudo muito de perto, assim como Alberto Cattucci e Victor Franzoni, sexto e sétimo, respectivamente.

A sequência da prova teve um novo líder quando André Marques avançou para primeiro, ao passo em que Dirani e Bia perderam posições. Giaffone subiu para segundo e o piloto da Iveco Usual Racing ainda se manteve no top-3, logo à frente de Alberto Cattucci e Bia.

Imparável e na luta pelo tetra, Giaffone apostou tudo na disputa direta contra o companheiro de equipe André Marques e fez grande ultrapassagem para vencer pela primeira vez na temporada, a segunda em Potenza, e reafirmar sua condição de candidato ao título. Marques ainda completou a disputa em segundo, à frente de Danilo Dirani, Wellington Cirino e Danilo Alamini.

Liderança muda de mãos

Com duas etapas para a aplicação dos descartes e a definição dos finalistas, a Copa Truck Petrobras viu uma mudança importante na tabela de pontos com a liderança do campeonato de volta para as mãos de Felipe Giaffone. O tricampeão soma agora 160 pontos, contra 153 de Raphael Abbate, segundo colocado. Mesmo com a exclusão na Corrida 2, Leandro Totti segue bem posicionado, com 149, cinco a mais que Beto Monteiro, e Wellington Cirino aparece em quinto, com 141.

A sexta colocação é do companheiro de equipe do ‘marreco voador’: Danilo Dirani soma 135, seguido por André Marques, com 119. Danilo Alamini está em oitavo e acumula 97 pontos, três a mais que Jaidson Zini, e Bia Figueiredo fecha a relação dos dez primeiros do campeonato, com 86 tentos.

Copa Truck Petrobras
Temporada 2025, etapa 6, Potenza (MG)
Super Truck Pro
Corrida 1
1º – Leandro Totti (Vannucci Racing/Iveco), 14 voltas em 27min52s593
2º – Felipe Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), a 0s787
3º – Beto Monteiro (R9 Competições/Volkswagen), a 3s824
4º – Raphael Abbate (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 4s678
5º – Paulo Salustiano (R9 Competições/Volkswagen), a 7s910
6º – Danilo Dirani (Iveco Usual Racing/Iveco), a 12s746
7º – André Marques (R9 Competições/Volkswagen), a 15s592
8º – Bia Figueiredo (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 17s300
9º – Felipe Tozzo (Dakar Motorsport/Iveco), a 18s183
10º – Wellington Cirino (Iveco Usual Racing/Iveco), a 19s689
11º – Jaidson Zini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 20s205
12º – Danilo Alamini (R9 Competições/Volkswagen), a 23s758
13º – Evandro Camargo (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 39s499
14º – Alberto Cattucci (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 41s799
15º – Débora Rodrigues (R9 Competições/Volkswagen), a 1min02s077
16º – Victor Franzoni (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 1 volta
17º – Luiz Lopes (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 2 voltas

Não completaram
Thiago Rizzo (R9 Competições/Volkswagen), a 6 voltas
Pedro Paulo Fernandes (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 7 voltas
Fabio Fogaça (DMais Motorsport/Mercedes-Benz), a 11 voltas
Adalberto Jardim (AJ5 Eco Sports/Mercedes-Benz), não largou

Corrida 2

1º – Felipe Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), 9 voltas em 22min55s798
2º – André Marques (R9 Competições/Volkswagen), a 0s281
3º – Danilo Dirani (Iveco Usual Racing/Iveco), a 0s973
4º – Wellington Cirino (Iveco Usual Racing/Iveco), a 8s628
5º – Danilo Alamini (R9 Competições/Volkswagen), a 12s430
6º – Luiz Lopes (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 13s825
7º – Débora Rodrigues (R9 Competições/Volkswagen), a 15s701
8º – Alberto Cattucci (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 23s154
9º – Felipe Tozzo (Dakar Motorsport/Iveco), a 25s547

Não completaram
Beto Monteiro (R9 Competições/Volkswagen), a 4 voltas
Victor Franzoni (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 5 voltas
Jaidson Zini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 5 voltas
Paulo Salustiano (R9 Competições/Volkswagen), a 8 voltas
Raphael Abbate (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 9 voltas
Evandro Camargo (PP Motorsport/Mercedes-Benz), não largou
Thiago Rizzo (R9 Competições/Volkswagen), não largou
Pedro Paulo Fernandes (PP Motorsport/Mercedes-Benz), não largou
Fabio Fogaça (DMais Motorsport/Mercedes-Benz), não largou
Adalberto Jardim (AJ5 Eco Sports/Mercedes-Benz), não largou
Bia Figueiredo (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), excluído
Leandro Totti (Vannucci Racing/Iveco), excluído

Classificação do campeonato*
1º Felipe Giaffone, 160 pontos
2º Raphael Abbate, 153
3º Leandro Totti, 149
4º Beto Monteiro, 144
5º Wellington Cirino, 141
6º Danilo Dirani, 135
7º André Marques, 119
8º Danilo Alamini, 97
9º Jaidson Zini, 94
10º Bia Figueiredo, 86
11º Evandro Camargo, 84
12º Alberto Cattucci, 65
13º Felipe Tozzo, 63
14º Roberval Andrade, 59
15º Luiz Lopes, 50
16º Débora Rodrigues, 49
17º Fabio Fogaça, 48
18º Victor Franzoni, 44
19º Pedro Paulo Fernandes, 41
20º Paulo Salustiano, 38
21º Thiago Rizzo, 28
22º Adalberto Jardim, 19
23º Régis Boessio, 0
*pontuação extraoficial

Potenza tem Pedro Perdoncini no topo e vitória inédita de Ricardo Alvarez na Elite

A Copa Truck Petrobras concluiu a sexta etapa válida pela temporada 2025 com duas corridas emocionantes no Autódromo Potenza, em Lima Duarte, Minas Gerais. Diante de casa cheia neste domingo (24) de muito calor, a Super Truck Elite viveu um dia de muitas disputas e vitórias conquistadas por Pedro Perdoncini (Mercedes-Benz da ASG Motorsport) e Ricardo Alvarez (Mercedes da Tiger Team Race), que triunfou na categoria dos ‘brutos’ pela primeira vez.

Além dos vencedores do dia, outro destaque fica por conta da forte performance de Leo Rufino (PP Motorsport). Embalado pela sua primeira vitória na Copa Truck Petrobras, conquistada em julho na etapa de Cascavel, o jovem paulista foi o segundo maior pontuador em Potenza (34 tentos) — somente atrás de Alvarez — depois de ter conquistado um terceiro lugar na Corrida 1 e o segundo posto na prova complementar.

Por outro lado, Arthur Scherer interrompeu a sequência de resultados positivos após se envolver em incidente logo na primeira curva durante a Corrida 1 e não somou pontos. Assim, o paulista da ASG Motorsport estacionou nos 162 pontos. Companheiro de equipe, Perdoncini subiu para a liderança, com 166 tentos, enquanto Scherer está empatado com Rufino, que também chegou aos 162.

Perdoncini destacou o resultado neste domingo, com pole e vitória na Corrida 1. O desfecho só não foi melhor em razão de um incidente com Daniel Kelemen na segunda prova, que resultou na exclusão do paranaense da ASG Motorsport.

“No frigir dos ovos, conseguimos marcar bons pontos na primeira corrida. Embolou o campeonato de vez. Acertamos bem o caminhão para o domingo e viemos bem tranquilos. Na Corrida 2, creio que pela alta temperatura, acredito que tenha nos atrapalhado um pouco com os freios: travei os pneus e acertei o Daniel. Faz parte da corrida. De forma geral, estou feliz com o resultado”, declarou.

Ricardo Alvarez se mostrou emocionado com seu primeiro triunfo na Copa Truck Petrobras. “Quem me conhece sabe o quanto luto e sou persistente nas minhas coisas. São quatro anos buscando, e hoje encaixou. Uma vitória com luta até o fim, na raça. Que seja a primeira de muitas, agora que descobrimos o caminho do pódio”, disse o piloto do Mercedes-Benz #3, maior pontuador do fim de semana, com 35 tentos somados em Lima Duarte.

De ponta a ponta

Perdoncini largou da melhor posição para buscar a vitória em Potenza. O piloto de Campo Mourão partiu da pole position e teve Leo Rufino ao seu lado, enquanto Djalma Pivetta e Kleber Eletric vinham logo atrás e Rodrigo Taborda completou o top-5 para o início da disputa. Arthur Scherer começou o fim de semana como líder do campeonato e partiu do sétimo lugar no grid.

A largada foi de grande revés para Scherer, que acabou se envolvendo em um incidente e não conseguiu evitar o impacto com o Scania de Kleber Eletric na Curva 1. Em contrapartida, Perdoncini teve um início de prova bastante estável e seguiu na frente, com Leo Rufino em segundo e Djalma Pivetta em terceiro.

Perdoncini tinha a corrida bastante controlada, enquanto Pivetta superou Leo Rufino e passou para segundo lugar. O top-5 era completado por Rodrigo Taborda e Diogo Moscato quando o safety-truck interveio após quebra de motor de Thiago Rizzo (Super Truck Pro).

Nem mesmo a bandeira amarela tirou a tranquilidade de Perdoncini, que arrancou para sua quarta vitória na temporada. Djalma Pivetta foi o segundo e Leo Rufino, terceiro. Taborda terminou em quarto, à frente de Ricardo Alvarez e Daniel Kelemen. Maicon Roncen e Mauricio Arias completaram a relação dos oito primeiros, ao passo que Nicolas Giaffone e Arthur Scherer abandonaram.

Ricardo Alvarez leva triunfo inédito

Oitavo colocado na primeira prova, Arias tirou proveito da inversão para largar na frente na corrida que completou a etapa de Lima Duarte. Em meio a uma série de incidentes na Curva 1, quem deu o bote mesmo foi Alvarez, que assumiu o primeiro lugar, trazendo a reboque Rufino e Maicon Roncen, enquanto Arias foi um dos envolvidos no caos na largada e caiu para 12º.

A disputa seguiu caótica com um incidente que envolveu Daniel Kelemen, Pedro Perdoncini, Rodrigo Taborda e Nicolas Giaffone, em ocorrência que espalhou vários detritos na pista e forçou o safety-truck a voltar à pista. De vencedor na Corrida 1, Perdoncini foi punido com a exclusão da prova após o incidente na segunda prova.

Alvarez sobreviveu ao caos, manteve a liderança depois de nova relargada e conquistou sua primeira vitória com a Tiger Team Race, em momento histórico na sua carreira. O piloto ainda finalizou em quinto no geral, levando em conta também os competidores da Super Truck Pro. Leo Rufino foi o segundo colocado e Nicolas Giaffone resistiu na pista para terminar em terceiro após ter largado do fim do grid, com Maicon Roncen em quarto e Kleber Eletric na quinta posição.

Campeonato apertado

O complemento da jornada em Lima Duarte definitivamente colocou fogo no campeonato da Super Truck Elite. Somente quatro pontos separam os três primeiros colocados. Perdoncini lidera a tabela com 166, enquanto Arthur Scherer e Leo Rufino têm 162, com o piloto da ASG Motorsport na vice-liderança em razão do maior número de vitórias (duas) na temporada).

Diogo Moscato aparece em quarto, com 155 pontos, contra 134 de Nicolas Giaffone. Djalma Pivetta é o sexto, com 127, à frente de Ricardo Alvarez, que tem agora 120 no campeonato e subiu da oitava para a sétima posição.

Hugo Cibien, que não disputou a etapa por problemas particulares, é o oitavo, com 104 pontos, seguido por Kleber Eletric, com 77, e Rodrigo Taborda em décimo, com 75.

A sétima etapa da temporada 2025 da Copa Truck Petrobras está marcada para o fim de semana de 20 e 21 de setembro no Circuito dos Cristais, em Curvelo, dando sequência à ‘perna mineira’ do calendário.

Copa Truck Petrobras
Temporada 2025, etapa 6, Potenza (MG)
Super Truck Elite
Corrida 1
1º – Pedro Perdoncini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), 14 voltas em 28min19s006
2º – Djalma Pivetta (Iveco Usual Racing/Iveco), a 2s378
3º – Leo Rufino (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 3s344
4º – Rodrigo Taborda (Vannucci Racing/Volvo), a 3s748
5º – Ricardo Alvarez (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 4s858
6º – Daniel Kelemen (Dmais Motorsport/Mercedes-Benz), a 14s466
7º – Maicon Roncen (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 14s852
8º – Maurício Arias (AJ5 Eco Sports/Mercedes-Benz), a 39s525
9º – Diogo Moscato (Scuderia Chiarelli/Iveco), a 1min04s636
10º – Jô Augusto Dias (R9 Competições/Volkswagen), a 2 voltas
11º – Juca Bala (GT-Oil Eletric Truck/Scania), a 3 voltas
12º – Nicolas Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), a 4 voltas

Não completaram
Arthur Scherer (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 6 voltas
Kleber Eletric (GT-Oil Eletric Truck/Scania), a 12 voltas
Marcio Giordano (Anchieta Racing/Mercedes-Benz), não largou

Corrida 2
1º – Ricardo Alvarez (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), 9 voltas em 23min07s692
2º – Leo Rufino (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 1s319
3º – Nicolas Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), a 1s881
4º – Maicon Roncen (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 6s652
5º – Jô Augusto Dias (R9 Competições/Volkswagen), a 11s683
6º – Diogo Moscato (Scuderia Chiarelli/Iveco), a 11s731
7º – Maurício Arias (AJ5 Eco Sports/Mercedes-Benz), a 22s293
8º – Djalma Pivetta (Iveco Usual Racing/Iveco), a 1 volta
9º – Juca Bala (GT-Oil Eletric Truck/Scania), a 1 volta

Não completaram
Daniel Kelemen (Dmais Motorsport/Mercedes-Benz), a 5 voltas
Rodrigo Taborda (Vannucci Racing/Volvo), a 6 voltas
Arthur Scherer (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), não largou
Marcio Giordano (Anchieta Racing/Mercedes-Benz), não largou
Kleber Eletric (GT-Oil Eletric Truck/Scania), excluído
Pedro Perdoncini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), excluído

Classificação do campeonato após seis etapas*
1º Pedro Perdoncini 166 pontos
2º Arthur Scherer, 162
3º Leo Rufino, 162
4º Diogo Moscato, 155
5º Nicolas Giaffone, 134
6º Djalma Pivetta, 127
7º Ricardo Alvarez, 120
8º Hugo Cibien, 104
9º Kleber Eletric, 77
10º Rodrigo Taborda, 75
11º Maicon Roncen, 72
12º Jô Augusto Dias, 70
13º Daniel Kelemen, 69
14º Juca Bala, 61
15º Mauricio Arias, 57
16º Thaline Chicoski, 56
17º Márcio Giordano, 54
18º Rafa Lopes, 49
19º Felipe Gama, 44
20º Luan Lopes, 8
21º Beto Cavaleiro, 0
22º Sérgio Ramalho, 0
*pontuação extraoficial

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.