Alonso x Hamilton: Villeneuve analisa 2007

sábado, 23 de agosto de 2025 às 10:40

Hamilton e Alonso em 2007 na McLaren

O infame desentendimento entre Fernando Alonso e Lewis Hamilton em 2007 ainda é tema de debate, quase duas décadas depois. A tensão entre os dois na McLaren foi intensa. Para Jacques Villeneuve, campeão mundial de 1997, Alonso nunca teve uma chance justa na equipe. Na sua visão, aliás, o então chefe Ron Dennis desestabilizou a harmonia interna, favorecendo o novato Hamilton.

A defesa de Jacques Villeneuve

Participando do podcast Red Flags, Villeneuve, ex-colega de Alonso na Renault, defendeu o espanhol. De fato, ele rebateu a alegação de que Hamilton foi superior no campeonato daquele ano. “Você também tem que levar em consideração que a McLaren o contratou, ou Ron Dennis o contratou, como um bicampeão mundial”, disse. Além disso, Dennis fez isso pelos patrocinadores. “Depois, ele anunciou Hamilton [e disse]: ‘OK, Hamilton é o nosso campeão. Não gostamos de você, Fernando.’ Com licença?”, questionou Villeneuve.

Quero ser VIP

A estratégia de Ron Dennis

Segundo Villeneuve, a atitude da equipe não deu outra escolha a Alonso. Por consequência, ele precisou revidar. “Quando um chefe de equipe desequilibra internamente uma equipe assim, você tem que lutar, e foi o que aconteceu”, explicou. “Alonso não estava em um campo de jogo justo naquele momento e teve que lutar sua própria batalha sozinho na equipe. Isso, na verdade, acabou destruindo a equipe.”

A temporada de 2007, aliás, é lembrada como uma das mais dramáticas da história da F1. Com Alonso e Hamilton tirando pontos um do outro, Kimi Räikkönen da Ferrari aproveitou a situação para conquistar o título por apenas um ponto. A tensão na McLaren teve sérias consequências: Alonso e a equipe se separaram após apenas um ano. Por fim, o espanhol retornou para a Renault em 2008.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.