Bottas cumprirá punição no grid na estreia pela Cadillac
sexta-feira, 22 de agosto de 2025 às 10:02
Valtteri Bottas
A FIA confirmou que manterá a penalização de cinco posições no grid imposta a Valtteri Bottas no Grande Prêmio de Abu Dhabi de 2024.
O finlandês causou uma colisão com Kevin Magnussen durante a prova no circuito de Yas Marina, o que levou ao seu abandono. Portanto, ao invés de receber uma punição de tempo, Bottas perdeu cinco posições no grid.
Como o incidente ocorreu no último GP antes de Bottas perder sua vaga na Sauber, ele ainda não cumpriu a penalização. Consequentemente, precisará fazê-lo na próxima corrida em que competir.

Próximo passo: Cadillac
Bottas deve estrear em breve como piloto da Cadillac, depois que o racingnews365.com e o formula.hu divulgaram sua contratação.
No entanto, uma recente alteração no regulamento esportivo da FIA parecia oferecer a ele a chance de evitar a punição.
A nova regra determina que equipes devem aplicar punições no grid em até 12 meses após a emissão. Assim, a penalização de Bottas expiraria em 9 de dezembro de 2025.
Regra não muda situação de Bottas
Diante disso, esperava-se que o atual reserva da Mercedes anulasse a penalidade antes de estrear na equipe americana, a menos que substituísse George Russell ou Kimi Antonelli até o fim da temporada. No entanto, a FIA deixou claro que isso não acontecerá.
Um porta-voz da federação explicou: “Atualmente, manteremos a penalização, pois não existe mecanismo para alterá-la retroativamente sob as regras vigentes na época. Além disso, a mudança no regulamento visa evitar situações anômalas no futuro.”
Portanto, a menos que surjam novas alterações antes da estreia de Bottas na Cadillac, ele cumprirá a penalização quase 15 meses depois, no GP da Austrália de 2026.
Abu Dhabi GP, cadillac f1, comentar formula 1, corrida de F1, formula 1, george russell, Kimi Antonelli, mercedes f1, pilotos f1, punição no grid, valtteri bottas, yas marina
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.