TCR South America – Argentinos fazem a festa em Curvelo com vitórias de Tiago Pernía e Juan Ángel Rosso
domingo, 17 de agosto de 2025 às 18:25Quem esperava ver um show de vitórias dos pilotos brasileiros no TCR South America Banco BRB e TCR Brasil Banco BRB neste domingo (17) em Curvelo viu dois triunfos de pilotos argentinos no Circuito dos Cristais. Diante de forte calor, com a temperatura ambiente beirando os 30ºC, Tiago Pernía (Honda YPF Racing) conquistou sua primeira vitória no conceito TCR ao liderar de ponta a ponta a corrida 1, pela manhã. Na prova complementar da etapa, foi a vez de Juan Ángel ‘Colo’ Rosso (Paladini Racing) levar seu Lynk & Co. ao terceiro triunfo na temporada 2025.
Pai e filho, Leonel e Tiago Pernía deixam Minas Gerais com um sorriso largo. O jovem de 21 anos anotou 65 pontos neste fim de semana e levantou o Troféu Driver of the Weekend by Ademicon. E Leonel abriu 112 pontos na liderança do campeonato.
Vitória inédita — Tiago Pernía foi o grande nome de uma prova em que seu principal recurso foi saber se defender bem da pressão de adversários muito mais experientes. O jovem de 21 anos largou na pole e manteve a dianteira, mas teve de lidar com a concorrência forte de Raphael Reis e Nelson Piquet Jr.
Raphael superou Nelsinho na largada, assumiu o segundo lugar e passou a atacar Tiago na liderança. O piloto do Honda Civic #85 viu o brasileiro crescer nos retrovisores até o momento em que os dois disputaram posição em confronto direto na entrada da Curva 1.
Foi então que Nelsinho tirou proveito da situação para tentar o bote e conquistar duas posições, o que quase foi possível, mas Tiago soube novamente defender a liderança, ficou logo à frente do companheiro de equipe e partiu para uma vitória apertada, com o colega de time no seu encalço. Foi o primeiro triunfo do jovem Pernía no TCR South America Banco BRB e também no TCR Brasil Banco BRB. Nelsinho e Rapha Reis completaram o pódio.
Leonel Pernía conquistou um resultado crucial para suas pretensões de título. Depois de ter largado em sexto, o líder do campeonato cruzou a linha de chegada em quarto. A situação ficou ainda mais favorável ao argentino por conta do infortúnio com Pedro Cardoso, que enfrentou problemas no turbo e sequer largou.
Na Copa Trophy, Enzo Gianfratti conquistou seu quinto triunfo na temporada, o primeiro correndo com o Cupra León preparado pela sua nova equipe, a G Racing Motorsport, em início de uma jornada promissora no conceito TCR.
Tiago festejou um feito duplamente inédito na sua carreira ao triunfar no TCR South America e TCR Brasil, além de ser o primeiro piloto a vencer pela categoria em Curvelo. “Foi uma corrida linda e é maravilhoso conquistar minha primeira vitória aqui. Além disso, por ser aqui no Brasil e ser o primeiro vencedor do TCR em Curvelo torna tudo ainda mais especial. Tive de me defender do Rapha, que estava bem rápido. Nós dois escapamos durante a disputa, passamos pela terra, e neste momento passei a ser pressionado pelo Nelsinho. Consegui novamente me defender muito bem em uma disputa de muito respeito com ele. Foi uma grande corrida”, comentou o dono da manhã.
Vencedor na Copa Trophy, Enzo Gianfratti saudou o trabalho da sua nova equipe em uma jornada de muito êxito no Circuito dos Cristais. “Um fim de semana muito legal para nós. Estreando pela G Racing com pole na Copa Trophy e agora também vitória. Muito feliz com os resultados que a gente vem conquistando, pela garra da equipe também, que tem feito um trabalho muito forte para me manter sempre na frente, na posição mais desejada. Me adaptei muito bem ao Cupra, que é mais traseiro, melhor ao meu estilo de pilotar, então essa troca de carro está sendo muito boa para mim”.
Léo estreia com pódio — A segunda prova deste domingo teve dois protagonistas claros. Juan ‘Colo’ Rosso deu o bote e superou o estreante Léo Reis na largada para assumir a primeira posição. Desde então, o experiente argentino tratou de defender bem sua posição e seguiu rumo à vitória, a terceira no campeonato sul-americana e a primeira do ano no certame brasileiro do TCR. Léo Reis cruzou a linha de chegada 0s5 atrás, enquanto Fabián Yannantuoni, companheiro de equipe de Juan Ángel, completou o pódio.
Na Copa Trophy, a vitória ficou com outro argentino, Adrián Chiriano (Honda YPF Racing). Destaque para Maria Nienkötter (Cobra Racing Team), que voltou a subir no pódio da categoria com o segundo lugar, enquanto Fernando Croce (PMO Racing) repetiu o resultado da manhã para registrar o terceiro posto.
Como curiosidade, Rosso venceu nesta nos três países que recebe o TCR South America em 2025. Além do triunfo em Curvelo, o piloto da Paladini Racing triunfou em Oberá, na Argentina, e em Mercedes, no Uruguai.
“Fim de semana muito desafiador. Sempre muito bom vencer, seja na Argentina, no Uruguai e no Brasil, então estou novamente bem feliz. Graças a Deus, pude vencer uma corrida muito parelha, disputada, então saio daqui bem contente com o que conseguimos. Sabia que é um circuito difícil de ultrapassar, então o principal foi tratar de não cometer erros, e no fim das contas deu tudo certo”, disse o vencedor da tarde.
Para Léo Reis, a jornada de estreia foi considerada muito bem-sucedida. “Foi um fim de semana de muito aprendizado. Nunca tinha andado em Curvelo, nunca havia pilotado em um TCR, e consegui fazer uma boa estreia. Dei o meu melhor. Tive um shakedown, dois treinos para me adaptar e acredito que andei bem. Lideramos o Q1, largamos na frente na corrida 2. Finalizamos a manhã em sétimo e agora em segundo, lutando pela vitória. Marcamos bons pontos nos campeonatos, acho que consegui mostrar meu potencial com uma adaptação bem rápida ao carro. Quero agradecer à W2 ProGP por toda a experiência. Mandaram bem demais em tudo. Sem eles, levaria muito mais tempo para entender o carro e a categoria. Temos muito a evoluir. Conseguimos bons resultados, e agora vamos por muito mais.”
Maria Nienkötter enfatizou novamente o que tem sido sua temporada de estreia no TCR, com muito aprendizado e conhecimento na bagagem. “Curvelo foi um grande desafio para nós. Saímos do frio da Argentina e Uruguai para corrermos aqui, mudando de 8, dez graus, para quase 30! Todos nós, de forma geral, sentimos muito o calor e o desgaste físico e também do carro. Mas acredito que conquistamos um grande resultado. Estamos vindo em uma crescente, então a cada corrida vamos evoluindo, chegamos mais perto do pessoal, todos muito mais experientes do que eu. Foi uma experiência muito legal aqui, e é muito bom levar para casa esses dois troféus”, disse a catarinense de 19 anos, falando sobre as conquistas no TCR South America e TCR Brasil no fim de semana.
Mais líder do que nunca — O fim de semana em Curvelo foi novamente favorável a Leonel Pernía, que ampliou a liderança na tabela de pontos e deu mais um passo rumo ao título do TCR South America e também ao superprêmio, o equivalente a R$ 2,5 milhões em insumos e incentivos para ascender ao grid da BRB Stock Car em 2026.
O argentino da Honda YPF Racing chegou a 462 pontos e abriu nada menos que 112 de frente para Nelson Piquet Jr., agora novo vice-líder do campeonato. Pedro Cardoso caiu para terceiro no certame continental, com 339 tentos, sete pontos à frente de outro brasileiro, Raphael Reis, quarto colocado, enquanto Juan Ángel Rosso fecha a lista dos cinco primeiros, com 305. O novo vencedor do TCR South America e do TCR Brasil, Tiago Pernía, é o sexto, com 250.
TCR South America Banco BRB, temporada 2025
Etapa 7, Circuito dos Cristais, Curvelo (MG)
Corrida 1, resultado final
1º – Tiago Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FL5) – TCR BR, 19 voltas em 27min14s656
2º – Nelson Piquet Jr. (BRA/Squadra Martino/Honda Civic Type R FL5) – TCR BR, a 0s310
3º – Raphael Reis (BRA/W2 ProGP/Cupra Leon VZ) – TCR BR, a 1s957
4º – Leonel Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FL5), a 3s110
5º – Genaro Rasetto (ARG/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR), a 6s605
6º – Juan Ángel Rosso (ARG/Paladini Racing/Lynk & Co 03 TCR) – TCR BR, a 7s465
7º – Léo Reis (BRA/W2 ProGP/Cupra Leon VZ) – TCR BR, a 7s843
8º – Enzo Gianfratti (BRA/G Racing Motorsport/Cupra León Competición) – TCR BR – T, a 18s260
9º – Celso Neto (BRA/Paladini Racing/Audi RS3 LMS) – TCR BR, a 25s810
10º – Adrián Chiriano (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FK7) – TCR BR – T, a 51s903
11º – Fernando Croce (BRA/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR) – TCR BR – T, a 1min16a970
Não completaram
Mariano Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FK7)
Maria Nienkötter (BRA/Cobra Racing/Toyota Corolla TCR) – TCR BR – T
Fabián Yannantuoni (ARG/Paladini Racing/Lynk & Co 03 TCR) – TCR BR
Pedro Cardoso (BRA/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR) – TCR BR
Corrida 2, resultado final
1º – Juan Ángel Rosso (ARG/Paladini Racing/Lynk & Co 03 TCR) – TCR BR, 22 voltas em 31min44s787
2º – Léo Reis (BRA/W2 ProGP/Cupra Leon VZ) – TCR BR, a 0s534
3º – Fabián Yannantuoni (ARG/Paladini Racing/Lynk & Co 03 TCR) – TCR BR, a 3s792
4º – Leonel Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FL5), a 4s777
5º – Raphael Reis (BRA/W2 ProGP/Cupra Leon VZ) – TCR BR, a 9s948
6º – Pedro Cardoso (BRA/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR) – TCR BR, a 10s408
7º – Tiago Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FL5) – TCR BR, a 17s912
8º – Nelson Piquet Jr. (BRA/Squadra Martino/Honda Civic Type R FL5) – TCR R, a 19s076
9º – Genaro Rasetto (ARG/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR), a 20s874
10º – Adrián Chiriano (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FK7) – TCR BR – T, a 59s841
11º – Maria Nienkötter (BRA/Cobra Racing/Toyota Corolla TCR) – TCR BR – T, a 1min19s690
12º – Fernando Croce (BRA/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR) – TCR BR – T, a 1 volta
13º – Enzo Gianfratti (BRA/G Racing Motorsport/Cupra León Competición) – TCR BR – T, a 4 voltas
Não completaram
Celso Neto (BRA/Paladini Racing/Audi RS3 LMS) – TCR BR, a 7 voltas
Mariano Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FK7), a 18 voltas
Classificação do campeonato
1º Leonel Pernía, 462 pontos
2º Nelson Piquet Jr., 350
3º Pedro Cardoso, 339
4º Raphael Reis, 332
5º Juan Ángel Rosso, 305
6º Tiago Pernía, 250
7º Fabián Yannantuoni, 247
8º Fabricio Pezzini, 225
9º Genaro Rasetto, 163
10º Mariano Pernía, 146
11º Adrián Chiriano, 119
12º Luis Ramírez, 117
13º Enzo Gianfratti, 83
14º Maria Nienkötter, 76
15º Santino Balerini, 52
16º Léo Reis, 48
17º Joaquín Cafaro, 46
18º Benjamín Hites, 38
19º Exequiel Bastidas, 36
20º Juan Manuel Casella, 29
21º Carlos Silva, 20
22º Fernando Croce, 14
23º Celso Neto, 13
24º Tomás Fernández, 3
Curvelo, TCR South America
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.