Ferrari: Ciclos negativos e o teto orçamentário

sexta-feira, 15 de agosto de 2025 às 15:30

Ferrari

Piero Ferrari, filho do fundador da equipe italiana, recentemente comentou sobre um fator crucial que impede a Scuderia Ferrari de vencer campeonatos. Em uma entrevista para a La Gazzetta dello Sport, o empresário de 80 anos destacou um problema central. Ele falou sobre como os ciclos de mudanças na Fórmula 1 têm contribuído para a falta de títulos.

O coproprietário da equipe também enfatizou que o teto orçamentário é outro fator determinante. “Acredito que é uma questão de ciclos,” disse ele. “A F1 sempre funcionou assim, e quando você inicia um ciclo negativo, não sabe quando vai atingir o fundo do poço.”

O desafio do teto de gastos

Piero Ferrari ressaltou a dificuldade atual. “Hoje, é muito complicado porque você não pode gastar mais dinheiro para preencher as lacunas, dadas as limitações do teto orçamentário.” A solução, então, exige paciência. “É preciso juntar uma série de aspectos vitoriosos para mudar o curso,” afirmou.

A Ferrari conquistou seu último Campeonato de Construtores em 2008, com Felipe Massa e Kimi Raikkonen. O último Campeonato de Pilotos veio em 2007, também com Raikkonen. Depois disso, a equipe ficou perto do título com Fernando Alonso em 2010 e 2012.

Quero ser VIP

A decepção em 2025

A campanha de 2025, de fato, não tem sido como o esperado. A Ferrari terminou 2024 com força. Contudo, na temporada 2025, a equipe está em segundo lugar na classificação, mas com um enorme déficit de 299 pontos para a líder McLaren.

Essa lacuna é preocupante, pois a Ferrari terminou a temporada de 2024 apenas 14 pontos atrás da McLaren. Além disso, a equipe de Maranello ainda não venceu nenhuma corrida em 14 rodadas. A equipe conquistou apenas cinco pódios, todos graças a Charles Leclerc.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.