George Russell defende diálogo entre pilotos e FIA
terça-feira, 12 de agosto de 2025 às 10:45
Mohammed ben Sulayem e George Russell
George Russell afirma que os pilotos da Fórmula 1 “não querem brigar contra a FIA”, mesmo com o clima de tensão que cresce entre a Associação dos Pilotos da Fórmula 1 (GPDA) e a federação.
Nos últimos anos, ambas as partes têm enfrentado várias divergências. Além disso, Mohammed Ben Sulayem, atual presidente da FIA, vem causando polêmica desde que assumiu o cargo no fim de 2021, substituindo Jean Todt.
Assim, ele mantém um relacionamento difícil com os pilotos e a GPDA. No ano passado, Ben Sulayem usou a mídia para promover certas políticas, o que gerou controvérsia.

Por isso, a GPDA publicou uma carta aberta exigindo mais transparência e respeito, principalmente após o presidente tentar impor uma proibição ao uso de palavrões. Em resposta, ele afirmou que isso “não era da conta deles”.
Polêmicas recentes e apelo por participação dos pilotos
No início desta temporada, o ambiente tenso aumentou ainda mais com a introdução de diretrizes rígidas para punições dos comissários. Essas regras aplicavam multas pesadas e penalizações esportivas para linguagem ofensiva e críticas à FIA.
Embora a FIA tenha suavizado essas regras depois, a postura inicial de Ben Sulayem motivou pilotos como Lewis Hamilton a pedir maior participação nas decisões da entidade. Por sua vez, George Russell também defende essa aproximação e colaboração.
“Sei que esportes diferentes possuem estruturas distintas. Entretanto, do meu ponto de vista pessoal – e não como representante da GPDA – queremos trabalhar juntos para alcançar o melhor para todos”, disse Russell ao site Autosport.
“Não queremos lutar contra a FIA ou a F1. Pelo contrário, queremos cooperar para maximizar os benefícios para o esporte, para federação e para nós, pilotos. Precisamos subir e cair juntos. A questão é: como conseguir isso?”
Avanços na relação entre FIA e pilotos
Apesar dos desafios, Russell reconhece que a relação entre pilotos e FIA evoluiu. Ele destaca que a contratação do diretor de prova Rui Marques e do diretor esportivo Tim Malyon representa um avanço importante.
“Ter Rui Marques como diretor de prova está sendo bastante. Sinto que ele e Tim Malyon escutam e respondem às nossas demandas. Por isso, todos estamos mais satisfeitos com a situação atual”, explicou o piloto da Mercedes.
comentar formula 1, comissários f1, equipe mercedes, fia, formula 1, george russell, gpda, lewis hamilton, Mohammed ben Sulayem, penalizações FIA, Pilotos de formula 1, Rui Marques, tim malyon
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.