Líderes da F1 abrem debate sobre mudanças no formato do fim de semana
sábado, 2 de agosto de 2025 às 9:33Líderes da F1 discutem futuro do formato do fim de semana
Durante o GP da Hungria, líderes das equipes e fornecedores da Fórmula 1 mostraram abertura para repensar o formato dos fins de semana de corrida. A possibilidade surge em meio a rumores de que a Liberty Media, que assumiu o controle da categoria em 2017, pode promover novas mudanças após 2026.
Andrea Stella, chefe da McLaren, elogiou a gestão atual, mas ressaltou que mudanças contínuas podem ser necessárias para manter o crescimento global do esporte.
“Todos temos a responsabilidade de sustentar a jornada que a F1 está vivendo como negócio”, afirmou. “Por isso, precisamos estar abertos a nos reinventar, se for preciso, para manter esse crescimento.”
Ele ainda apontou que o perfil dos fãs mudou e que pode ser necessário revisar a forma como os treinos livres e todo o fim de semana são conduzidos.
“Acredito que precisamos estar abertos a isso. Obviamente, vamos tentar ser razoáveis e preservar elementos essenciais da identidade da Fórmula 1, mas é nossa responsabilidade contribuir para a evolução.”

Sprints mantêm-se, mas mudanças seguem em pauta
Rumores indicam que o número de corridas sprint deve continuar em seis até 2026, conforme uma recente informação vazada de Zandvoort. Ainda assim, o debate sobre alterações no formato permanece em aberto.
Alan Permane, chefe da Alpine, destacou a importância de atender ao público.
“No fim das contas, temos que dar ao espectador o que ele quer. As sprints são divertidas. Eu ficaria feliz em ter mais algumas, sem problema.”
Mario Isola, da Pirelli, também comentou sobre os riscos de mudar algo que já funciona bem, mas alertou para a necessidade de antecipar o futuro.
“Mudar quando tudo vai bem é arriscado, e ninguém quer se arriscar. Contudo, para não ficarmos para trás, precisamos prever o que poderá garantir o sucesso futuro da Fórmula 1, que não está garantido, como Andrea disse.”
Ele lembrou que o sucesso atual veio justamente porque Stefano Domenicali e sua equipe ousaram implementar algo considerado estranho no começo.
“Chegamos até aqui porque eles decidiram fazer algo diferente, incomum – e isso funcionou bem. Agora, a Fórmula 1 é uma plataforma fantástica para todos, mas precisamos continuar buscando inovação.”
alan permane, alpine, andrea stella, comentar formula 1, evolução f1, formato fim de semana, formula 1, gestão F1, liberty media, mario isola, mclaren, pirelli, sprints F1, zandvoort
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.