McLaren domina treinos livres na Hungria; Ferrari mantém força

sexta-feira, 1 de agosto de 2025 às 16:20

McLaren impõe ritmo forte na Hungria

A McLaren rapidamente mostrou seu poder no início do fim de semana do GP da Hungria. Lando Norris e Oscar Piastri lideraram as duas sessões de treinos livres, mantendo a ordem com Norris na frente. Além disso, ambos foram os únicos pilotos a quebrar a marca de 1min16s, registrando 1min15s624 e 1min15s915 na segunda sessão, respectivamente.

Enquanto isso, a Ferrari aparece como a segunda força, com Charles Leclerc em terceiro lugar, cravando 1min16s023. Por outro lado, Lewis Hamilton da Mercedes ficou em sexto com 1min16s329. Entre os dois pilotos da Ferrari no TL2, surgem as Aston Martins de Lance Stroll e Fernando Alonso, respectivamente em quarto (1min16s119) e quinto (1min16s233). No TL1, Felipe Drugovich substituiu Alonso.

Estratégia de pneus e comportamento na pista

Mais da metade dos pilotos optou pelo pneu duro: oito no TL1 e três no TL2. Por outro lado, pilotos como Piastri, Norris, Leclerc, Hamilton, Verstappen, Antonelli, Russell, Colapinto e Gasly ainda não rodaram com o composto C3. Isso indica claramente que querem preservar esse jogo para a corrida. Alonso também não usou o pneu mais duro no TL2, porém seu substituto, Drugovich, o fez no primeiro treino, deixando o espanhol com apenas um conjunto do duro para o restante do fim de semana.

Quero ser VIP

Análise da Pirelli: temperaturas e degradação

Simone Berra, engenheiro chefe da Pirelli, comentou:

“Retornar ao formato padrão de fim de semana nos permite coletar mais dados sobre o comportamento dos pneus, especialmente em uma pista conhecida pela degradação térmica intensa. As temperaturas hoje ficaram até 15 °C mais baixas no TL1 e 10 °C no TL2, em comparação com a sexta-feira do ano passado. Isso deixa a pista mais rápida e explica a melhora nos tempos de volta — cerca de 2s7 na primeira sessão e 2s1 na segunda.”

Além disso, Berra acrescentou:

“Não observamos granulação e a degradação térmica está dentro das expectativas. Os três compostos já foram testados em corridas longas, mostrando que o pneu macio pode ser uma opção válida em pista seca. Dessa forma, a estratégia de duas paradas, usando médio e duro, parece a mais eficaz, já que ambos tiveram desempenho parecido e devem desempenhar papel importante na corrida.”

Fórmula 2: pole inédita para Roman Stanek

Na Fórmula 2, Roman Stanek, da Invicta Racing, garantiu sua primeira pole position na Feature Race deste domingo, com 1min28s779. Ao seu lado estará o líder do campeonato, Leonardo Fornaroli (1min28s925), e o americano Jak Crawford (1min28s952). O espanhol Josep Maria Martí, décimo na classificação com 1min29s301, largará na pole da Sprint Race de sábado.

Além disso, o fim de semana no Hungaroring retorna ao uso de dois compostos consecutivos — médio e macio — após a experiência do ano passado, que eliminou um deles. Essa escolha promete maior diversidade estratégica na corrida principal.

Fórmula 3: Rafael Camara conquista a pole

Na Fórmula 3, o brasileiro Rafael Camara, líder do campeonato, conquistou a pole position com 1min32s510. Ele superou o espanhol Mari Boya por apenas oito milésimos. O finlandês Tuukka Taponen completou o top 3, enquanto o tailandês Tasanapol Inthraphuvasak partirá na pole da Sprint Race.

Neste fim de semana, os pilotos utilizarão um composto mais macio do que no ano passado. No Hungaroring, a gestão de pneus será fundamental para manter a performance até o final da corrida, evitando perda excessiva de aderência, especialmente caso algum eixo seja sobrecarregado.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.