Por que alguns fãs brasileiros de F1 seguem a transmissão japonesa – E adoram
sexta-feira, 1 de agosto de 2025 às 13:16Os brasileiros não são apaixonados apenas por futebol; uma grande parte dos fãs de esporte também ama a Fórmula 1, desde antes de Ayrton Senna. Embora a maior parte audiência da elite do automobilismo venha dos Estados Unidos, o Brasil segue com um público fiel e crescente, já tendo sido considerado o segundo maior país em números de audiência.
Quando os motores começam a roncar, 52 milhões de brasileiros para olhar, mas nem todos estão contentes com o que veem e ouvem: transmissões ao vivo com delay, poucas opções de câmera, narração pouco empolgante. Nesse contexto, a cobertura japonesa de corridas de Fórmula 1 (em especial, da FujiTV), vem ganhando cada vez mais adeptos. Mas, por que a transmissão japonesa?
Entrando no Túnel
Quem acompanha futebol pela televisão, seja paga ou aberta, sabe que as jogadas não são transmitidas exatamente “ao vivo”. Normalmente, há um delay de 5 segundos ou mais, podendo variar de um canal para outro. Nos piores casos, este atraso pode chegar a 25 segundos. Por isso, às vezes o vizinho grita gol, antes mesmo que a jogada tenha passado na telinha. Esse atraso já é bastante inconveniente no futebol, mas na Fórmula 1, ele pode arruinar a experiência do espectador.
A solução encontrada por um número cada vez maiores de fãs e utilizar ferramentas como
ExpressVPN (disponível para Samsung TV e Android TV) para acessar a cobertura da FujiTV, parceira tradicional da Formula 1 World Championship Limited. Sintonizar na FujiTV para acompanhar a Fórmula 1 pode até ser novidade por aqui, mas a parceria de ambas as organizações vem desde 1987.
Como se não bastasse o atraso de transmissão, a narração brasileira das corridas costuma deixar bastante a desejar. Erros e gafes são frequentes (como agradecer ao canal errado na hora da despedida), as opções de câmera são limitadas e parece faltar empolgação até mesmo aos narradores mais experientes, que acabam caindo em comentários repetitivos e vazios.
Na Cola da FujiTV
Mundialmente famosa pela qualidade de suas câmeras e equipamentos fotográficos, o braço televisivo da Fuji oferece cobertura de ponta para todos os eventos da temporada. A transmissão conta com inúmeras câmeras nos mais variados ângulos, tanto na pista quanto nos boxes e ao redor da pista, sempre em altíssima definição.
A cobertura inclui também comunicações de rádio entre pilotos e mecânicos, trazendo uma experiência muito mais imersiva para os espectadores. Nem todos os pacotes de TV por assinatura oferecem este canal, mas não tem problema: os apaixonados por F1 podem acessar a transmissão ao vivo da emissora online. Caso o conteúdo esteja bloqueado por geolocalização, basta utilizar um VPN para simular um ponto de acesso do Japão mesmo.
Última Volta
Milhares (possivelmente, milhões) de fãs de Fórmula 1 no Brasil estão preferindo a transmissão que vem do outro lado do mundo. Graças à tecnologia digital de ponta e internet ultra-rápida, é possível acompanhar as corridas por redes de transmissão estrangeiras, sem precisar pagar TV por assinatura por causa disso.
Se a cobertura nacional é lenta e sem graça, a melhor cobertura do mundo está apenas a alguns cliques de distância.
acompanher F1 na FujiTV, F1 FujiTV, fãs de formula 1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.