Verstappen e Tsunoda na frente: Red Bull ‘renasce’ com atualização em Spa
domingo, 27 de julho de 2025 às 9:10A performance surpreendente de Yuki Tsunoda em Spa é, portanto, mais um indício do “renascimento” da Red Bull, especialmente nas equipes filiadas. Afinal, o piloto japonês conquistou o sétimo lugar no grid de largada. Este foi um resultado que Dr. Helmut Marko, conselheiro sênior da Red Bull, atribuiu em parte a uma decisão de última hora: dar a Tsunoda uma aguardada atualização no carro.
“Estamos muito felizes para começar”, disse Marko à ORF. “É a primeira vez que temos quatro carros entre os dez primeiros.” O quarteto, por sinal, incluía Verstappen, Tsunoda, Liam Lawson e o novato Isack Hadjar, uma notável mudança de performance depois de semanas de resultados irregulares.

O segredo da atualização
Marko, a princípio, esclareceu a situação das atualizações. “Tsunoda ainda não tinha recebido as atualizações, ao contrário de Max”, ele contou ao portal Motorsport-Magazin.com. “Mas se nada acontecesse a ele na corrida sprint, ele ganharia novas peças.”
No entanto, a equipe agiu rápido, e a atualização chegou a tempo. “Nós instalamos o novo assoalho em seu carro antes da classificação”, confirmou Marko. “Isso é sempre um risco, e, além disso, o tempo ficou curto, mas todos se esforçaram muito e o trabalho valeu a pena.”
De forma similar, o diretor da equipe, Laurent Mekies, explicou que a decisão foi uma aposta calculada. “Atualizamos o carro do Yuki pouco antes da classificação porque sempre tentamos o nosso melhor com os detalhes. Decidimos correr o risco. O resultado, por fim, é fruto do esforço de todos os membros da equipe.”
Tsunoda, como era de se esperar, sentiu a diferença instantaneamente. “Um pouco mais de aderência, literalmente”, ele contou. “Agora, com certeza, está claro o quanto de desvantagem tivemos nas últimas corridas. O assoalho antigo era mais sensível. Quando você escorrega, ele simplesmente não se recupera. Com este, por outro lado, você pode ser mais agressivo.”
“Ainda faltam algumas peças, mas o assoalho já era uma grande mudança”, ele acrescentou. “Sinto-me muito melhor. Não posso dizer quais peças, mas ainda há uma diferença.”
A surpresa antes da classificação
Em entrevista à Viaplay, Tsunoda admitiu que a atualização o pegou de surpresa. “Foi uma ótima surpresa para mim! Talvez um presente de aniversário atrasado, não sei. Fiquei sabendo disso pouco antes da classificação.”
Apesar disso, Tsunoda reconheceu que Verstappen continuará sendo a prioridade. “Não é sempre fácil, nem para a equipe, e isso é compreensível. Eles, afinal de contas, estão lutando pelo campeonato. Max é o que está na frente, o melhor piloto do grid.”
Mesmo assim, com seu futuro incerto, já que a Honda fará parceria com a Aston Martin em 2026, Tsunoda mantém o foco em diminuir a diferença para o holandês. Portanto, ele disse: “Estou tentando fazer isso para, quem sabe, me aproximar dele no futuro.”
atualização carro F1, comentar formula 1, formula 1, helmut marko, Isack Hadjar, laurent mekies, Liam Lawson, max verstappen, Qualificação F1, red bull, spa francorchamps, yuki tsunoda
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.