Hamilton vive pior fim de semana na Ferrari em Spa

domingo, 27 de julho de 2025 às 8:49

Lewis Hamilton

Hamilton admite crise de confiança após desastre em Spa

A temporada de estreia de Lewis Hamilton na Ferrari atingiu um novo ponto crítico no GP da Bélgica. O britânico foi eliminado ainda no Q1, tanto na classificação sprint quanto na principal, e não escondeu sua frustração. Embora Spa-Francorchamps seja uma de suas pistas mais favoráveis, o desempenho foi abaixo de qualquer expectativa.

“Um carro entrega, e eu não,” disse Hamilton à Sky Itália. “Não levo isso de forma leviana. Sinto muito pela equipe e por todos na fábrica. Isso não é aceitável. Estou tentando fazer melhor.”

Na classificação sprint, Hamilton rodou e não marcou tempo competitivo. Já no sábado, perdeu sua melhor volta por exceder os limites de pista, o que agravou ainda mais um fim de semana já caótico.

Vasseur tenta blindar Hamilton: “Falta apenas confiança”

Embora o resultado tenha sido decepcionante, Frederic Vasseur, chefe da Ferrari, evitou críticas diretas ao piloto. Segundo ele, não há uma diferença real de desempenho — apenas uma dificuldade de adaptação momentânea.

“Foi um fim de semana complicado para acertar o carro e se sentir confortável,” afirmou. “Só tivemos uma sessão de treinos, o que nos impediu de fazer stints longos.”

De acordo com o francês, os dados mostram que a velocidade está lá. Hamilton foi competitivo nos setores intermediários, tanto na sexta quanto no sábado. No entanto, ele ainda precisa reunir todos os elementos e voltar a confiar no carro.

Nova suspensão favorece Leclerc, não Hamilton?

Um dos pontos que mais geram debate no paddock é a nova suspensão traseira da Ferrari. Ela faz parte de um pacote de atualizações que começou com o novo assoalho introduzido semanas antes. Por consequência, cresce a percepção de que o novo conjunto técnico se ajusta melhor ao estilo de pilotagem de Charles Leclerc.

“Com essa suspensão, temos um carro um pouco diferente,” reconheceu Vasseur. “Mesmo que haja dificuldades agora, ela será positiva para o restante da temporada.”

De fato, Leclerc parece mais confortável com a Ferrari atual. Ele cravou uma volta sólida na classificação e garantiu posição de destaque no grid. “Charles foi excelente,” elogiou o chefe da equipe. “Estamos evoluindo com esse pacote técnico.”

Leclerc mantém os pés no chão

Apesar do bom resultado, Leclerc demonstrou cautela. Segundo ele, o pacote de atualizações é promissor, mas não suficiente para colocar a Ferrari no mesmo nível das rivais mais velozes.

“Sim, é um upgrade, e representa um avanço. No entanto, estamos falando de diferenças muito pequenas ao longo de uma volta,” explicou à Canal Plus.

“Em relação à McLaren, ainda estamos três ou quatro décimos atrás, em média. E, sinceramente, não acho que esse pacote vá resolver tudo.”

Ex-pilotos apontam desconexão entre carro e Hamilton

O ex-F1 Ralf Schumacher, por outro lado, acredita que Hamilton simplesmente não se encaixou com o projeto técnico da Ferrari. Para ele, o carro atual reflete mais o estilo de Leclerc.

“Essa máquina não é dele. É do Leclerc. Ele é mais jovem, mais flexível. Hamilton precisa de estabilidade. E claramente não gosta tanto dessa nova traseira.”

Pedro de la Rosa, por sua vez, vê um quadro mais psicológico. O espanhol, hoje comentarista da DAZN e embaixador da Aston Martin, trabalhou com Hamilton no passado. Para ele, o maior desafio é interno.

“Há sinais de que ele está perdendo a confiança,” disse. “Quando tudo dá errado, o mais importante é não deixar essa confiança escapar.”

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