Hulkenberg é advertido por incidente com Stroll na Bélgica

sábado, 26 de julho de 2025 às 14:32

Nico Hulkenberg e Lance Stroll

Nico Hulkenberg foi oficialmente advertido pelos comissários da Fórmula 1 após um incidente com Lance Stroll durante a classificação para o Grande Prêmio da Bélgica.

Incidente ocorreu ainda no início do Q1

Enquanto os carros se alinhavam para sair dos boxes no começo da sessão, a Sauber de Hulkenberg ainda não ocupava a faixa rápida.

Mesmo assim, o alemão tentou posicionar uma roda sobre a linha branca que a separa da faixa interna, a fim de ganhar prioridade de saída, conforme estabelecido nas notas do diretor de prova.

Quero ser VIP
 

Contudo, assim que os carros à frente começaram a se mover, Stroll se recusou a ceder espaço. Como resultado, houve uma colisão em baixa velocidade.

Hulkenberg sofreu danos na extremidade da asa dianteira e precisou trocá-la. Por outro lado, Stroll conseguiu continuar normalmente.

Logo após o Q1, o incidente foi colocado sob investigação.

Decisão da FIA: advertência para Hulkenberg e equipe Sauber

Após análise detalhada, os comissários concluíram que tanto Hulkenberg quanto a Sauber foram responsáveis por infringir o procedimento de acesso à faixa rápida.

Segundo o regulamento, Stroll já tinha prioridade na fila, o que torna a manobra de Hulkenberg irregular. Por esse motivo, a penalização aplicada foi uma advertência formal.

Além disso, os comissários esclareceram que a tentativa de inserção de Hulkenberg na faixa rápida ocorreu sem a existência de um “espaço adequado” entre os carros, como é exigido pelas diretrizes da FIA.

Entretanto, em relação à colisão em si, a decisão foi diferente. Como ambos os pilotos partiram sob instruções diretas de suas equipes – seja via rádio ou sinal manual – os comissários consideraram que nenhum dos dois foi total ou majoritariamente culpado.

Assim, optaram por não aplicar nenhuma outra sanção além da advertência.

Declaração oficial dos comissários

“As notas do diretor de prova estabelecem que qualquer carro que for levado ao fim do pit lane antes do início de uma sessão deve se alinhar na faixa rápida e sair na ordem de chegada”.

“Um carro só é considerado na faixa rápida quando um pneu cruza completamente a linha branca sólida que separa essa faixa da interna”.

“No caso de Hulkenberg, nenhum pneu ultrapassou essa linha antes da sessão. Portanto, o carro 18 (Stroll) tinha prioridade. O carro 27 (Hulkenberg) deveria ter aguardado um espaço adequado, o que não aconteceu”.

“Além disso, ficou claro que Hulkenberg seguiu instruções da equipe a todo momento, seja por rádio ou por sinalização manual. Diante disso, entende-se que a violação do Artigo 34.8 é de responsabilidade da equipe Sauber, que recebeu a advertência”.

“Em relação ao contato entre os carros, ambos partiram praticamente no mesmo instante por ordens de suas equipes e acabaram colidindo sem intenção. Considerando isso, concluímos que nenhum dos pilotos foi majoritariamente culpado. Portanto, nenhuma ação adicional será tomada”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.