Ferrari: Suspensão traseira pode mudar jogo em Spa
terça-feira, 22 de julho de 2025 às 17:28
Lewis Hamilton – Ferrari
Ferrari: Dados da Nova Suspensão Traseira Animam para Spa
Relatórios recentes da versão italiana do Motorsport trouxeram detalhes importantes sobre o dia de filmagens da Ferrari em Mugello na semana passada. Os fãs da Scuderia podem ter motivos para otimismo.
A telemetria da Ferrari confirmou uma melhora no “momento mais crítico” durante uma volta do SF-25. Isso ocorre quando a traseira do carro tende a levantar em freadas fortes. Essa instabilidade impacta diretamente a aerodinâmica, deixando a traseira mais leve e solta. Consequentemente, a velocidade de entrada nas curvas é prejudicada e o desgaste dos pneus aumenta.
Impacto nos Pneus e Desempenho em Ar Sujo
A Ferrari tem enfrentado dificuldades para otimizar o desempenho dos pneus, especialmente na classificação. Portanto, se a nova suspensão traseira corrigir este problema, Hamilton e Leclerc estarão em uma posição muito mais forte nos sábados de corrida.
Além disso, a Ferrari rende pior do que qualquer outra equipe em condições de ar sujo. Essa combinação tem impedido seus pilotos de lutar por vitórias nesta temporada. Contudo, o SF-25 demonstrou bom desempenho nas curvas rápidas de Mugello. A equipe, ao que parece, finalmente liberou o potencial do assoalho da Ferrari, que é o componente mais importante em qualquer carro de F1 com efeito solo.
GP da Bélgica: A Hora da Verdade
O GP da Bélgica será um fim de semana de Sprint. Embora a Ferrari possa precisar de três sessões de treinos para coletar mais dados sobre a nova suspensão, o formato também oferece uma excelente oportunidade para observar o comportamento do carro em condições de corrida.
Não se espera que a atualização traga uma “vantagem significativa de desempenho” de imediato. Mas, as diferenças entre as equipes são mínimas. Por isso, mesmo uma pequena melhoria pode ter um efeito enorme na performance geral.
Hamilton e Leclerc: Disputa Interna Aquecida
Lewis Hamilton está alcançando Charles Leclerc na classificação durante sua temporada de estreia na Ferrari. Antes da chegada de Hamilton à Ferrari, a reputação de Leclerc como um dos melhores pilotos de classificação do grid era notória. Martin Brundle chegou a sugerir que Leclerc era melhor em uma volta do que Max Verstappen. No entanto, nas últimas quatro corridas, a disputa tem sido muito mais acirrada entre Hamilton e Leclerc do que o esperado.
Em três das últimas quatro corridas, Hamilton largou à frente de Leclerc. Isso sugere que ele está se adaptando rapidamente ao SF-25. Os dados de classificação de Hamilton mostram sua rápida melhora. Um carro mais estável e que coloque os pneus na janela de pico com mais facilidade só lhe dará mais confiança.
Leclerc, por exemplo, até gosta de um carro com a traseira um pouco solta. Hamilton, por sua vez, não. O heptacampeão prefere um carro neutro, com uma leve tendência dianteira. Isso permite que ele freie muito tarde, atacando as entradas de curva como poucos. Com o novo assoalho e, principalmente agora, com a nova suspensão traseira, o carro tende a ficar mais neutro. A disputa entre os dois ficará ainda mais acirrada, apesar do objetivo principal ser tentar alcançar a McLaren.
Leclerc afirmou que o desempenho de Hamilton foi o único ponto positivo do GP da Inglaterra. Mesmo assim, ambos os pilotos devem estar animados com os rumores positivos que chegam da equipe rumo a Spa.
analise tecnica f1, Charles Leclerc, comentar formula 1, corrida sprint, desempenho pneus, efeito solo f1, ferrari, formula 1, gp da belgica, lewis hamilton, mugello, otimização SEO F1, SF-25, suspensão traseira, telemetria ferrari
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.