Pato O’Ward vence em Toronto e pressiona Palou na Indy

domingo, 20 de julho de 2025 às 15:30

Pato O’Ward

A etapa canadense da IndyCar entregou tudo o que o fã hardcore esperava: caos, estratégia, ultrapassagens e reviravoltas. No fim, Pato O’Ward venceu com autoridade nas ruas de Toronto. Com isso, o mexicano não apenas celebrou seu primeiro triunfo no circuito, como também reduziu a diferença para o líder do campeonato.

Primeiras voltas com caos e estratégias divididas

Logo nas voltas iniciais, as bandeiras amarelas embaralharam as estratégias. Assim, muitas equipes correram para trocar os pneus macios, que mostravam desgaste rápido. Isso abriu diversas janelas táticas que influenciaram diretamente o resultado.

Conforme a prova avançava, a bandeira verde permaneceu por um longo trecho. Esse cenário favoreceu quem havia apostado em uma abordagem mais conservadora — como O’Ward, que soube capitalizar.

Quero ser VIP

Pit stop decisivo e ultrapassagens certeiras

O’Ward já mostrava ritmo forte quando fez ultrapassagens importantes. No entanto, foi o último pit stop que definiu a corrida. Sua equipe cravou uma parada perfeita, que o colocou na liderança de forma definitiva.

A partir daí, o mexicano apenas controlou a diferença para cruzar a linha de chegada em primeiro.

VeeKay encerra jejum e Simpson surpreende

Logo atrás de O’Ward, Rinus VeeKay cruzou em segundo. Com uma estratégia diferente, o piloto holandês tirou proveito da situação e subiu ao pódio pela primeira vez desde 2021. A Dale Coyne Racing comemorou o resultado como uma vitória.

Em terceiro, Kyffin Simpson protagonizou uma das grandes histórias do dia. Ele mostrou consistência nas ruas de Toronto e conquistou seu primeiro pódio na categoria, reforçando sua evolução nas pistas urbanas.

Andretti coloca três no top 6, mas fica devendo

Embora não tenha disputado diretamente a vitória, a Andretti Global colocou seus três pilotos entre os seis primeiros. Colton Herta largou da pole e terminou em quarto, enquanto Marcus Ericsson e Kyle Kirkwood fecharam em quinto e sexto.

Kirkwood, aliás, protagonizou um momento tenso nos boxes. Ele foi acertado por outro carro ao reduzir para a parada e acabou rodando. Apesar disso, a equipe agiu rapidamente e ele voltou à pista para garantir pontos importantes.

Estratégia arriscada cobra caro para Palou e Dixon

O campeonato também ganhou novos contornos em Toronto. Alex Palou, líder da tabela, arriscou ao prolongar seu primeiro stint. A Chip Ganassi esperava uma bandeira amarela no momento certo, mas ela não veio. Como resultado, Palou precisou completar um longo trecho com pneus macios — e o desempenho caiu drasticamente.

Ele caiu para a 12ª posição, enquanto seu companheiro Scott Dixon, que adotou a mesma estratégia, fechou o dia em 10º. Assim, a vantagem de Palou na classificação caiu para 99 pontos, restando quatro corridas.

Acidentes e incidentes marcam meio e fim da corrida

Nem todos escaparam ilesos da jornada canadense. Scott McLaughlin abandonou logo no início após perder a roda traseira esquerda, consequência de um possível erro de fixação no pit stop.

Mais tarde, Alexander Rossi também deu adeus à corrida após tocar o muro na curva 11. A roda dianteira foi arrancada por conta de um desalinhamento oculto entre os blocos de concreto atrás de uma faixa publicitária.

A relargada seguinte gerou uma das imagens mais impressionantes do ano. Jacob Abel bateu e seu carro saltou, permitindo que Josef Newgarden ficasse parcialmente preso sob o difusor do rival. O acidente exigiu uma longa limpeza e alterou novamente a dinâmica da prova.

Ferrucci fora, Rosenqvist erra no fim

Santino Ferrucci nem chegou a largar. Um acidente no warm-up comprometeu a estrutura do carro e a AJ Foyt Racing não conseguiu reparar o dano a tempo.

Na penúltima volta, Felix Rosenqvist bateu nos muros e levou consigo Nolan Siegel, encerrando a corrida de ambos de forma amarga.

Laguna Seca é o próximo desafio

Agora, equipes e pilotos cruzam o continente até a Califórnia. O lendário circuito de Laguna Seca recebe a próxima etapa da IndyCar 2025, com o campeonato ainda aberto — e com Pato O’Ward em ascensão.

Classificação da prova:

Pos Piloto Dif. Lideradas Pontis
1 Pato O’Ward 1:48:23.9092 30 51
2 Rinus VeeKay 0.4843 16 41
3 Kyffin Simpson 1.5343 35
4 Colton Herta 2.1607 6 34
5 Marcus Ericsson 3.7515 1 31
6 Kyle Kirkwood 4.9472 28
7 Graham Rahal 5.5657 26
8 Callum Ilott 6.5438 24
9 David Malukas 7.6451 22
10 Scott Dixon 8.6954 20
11 Will Power 14.0964 19
12 Alex Palou 14.9701 37 21
13 Christian Lundgaard 17.3640 17
14 Marcus Armstrong 43.9148 16
15 Conor Daly 45.4310 15
16 Robert Shwartzman 46.0249 14
17 Sting Ray Robb 1 volta 13
18 Nolan Siegel 3 voltas 12
19 Felix Rosenqvist 4 voltas 11
20 Christian Rasmussen 8 voltas 10
21 Louis Foster 23 voltas 9
22 Devlin DeFrancesco 33 voltas 8
23 Jacob Abel 54 voltas 7
24 Josef Newgarden 54 voltas 6
25 Alexander Rossi 61 voltas 5
26 Scott McLaughlin 88 voltas 5
27 Santino Ferrucci 3

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.