Hamilton vai seguir acerto de Leclerc na Ferrari

segunda-feira, 14 de julho de 2025 às 10:57

Lewis Hamilton

Lewis Hamilton finalmente vai seguir o caminho técnico que Charles Leclerc adotou desde o GP do Japão. A decisão marca uma mudança significativa na abordagem do heptacampeão mundial com o SF-25 e foi confirmada pela própria Ferrari após o GP da Áustria.

Leclerc encontrou desempenho com a traseira mais solta

Durante o fim de semana em Suzuka, Leclerc optou por um acerto mais agressivo, com a traseira mais solta nas entradas de curva.

Embora isso tornasse o carro mais instável, o monegasco conseguiu extrair o máximo da máquina. Como resultado, ele conquistou quatro pódios nas oito provas seguintes – o que representou uma clara melhora de performance.

Quero ser VIP
 

Desde então, Leclerc manteve essa filosofia de acerto, o que indica que a abordagem funciona bem dentro dos limites do SF-25. Ao mesmo tempo, ficou evidente que o estilo de pilotagem dele se encaixa melhor com esse tipo de comportamento dinâmico.

Hamilton demorou, mas agora segue o mesmo caminho

Enquanto isso, Hamilton enfrentou uma temporada desafiadora. Mesmo com flashes de competitividade, ele ainda não subiu ao pódio em 2025.

Em Silverstone, por exemplo, terminou em quarto – o que, apesar de positivo, ampliou para 14 a sequência de corridas sem top 3, um recorde indesejado em sua carreira.

Porém, no Red Bull Ring, o britânico revelou que estava adotando o acerto de Leclerc. Apesar dessa escolha trazer um aumento significativo no desgaste dos pneus, Hamilton acredita que ela é essencial para voltar a brigar pelas primeiras posições novamente.

Ferrari confirma direção técnica com foco em adaptação

Logo após o GP da Áustria, o vice-chefe da Ferrari, Jerome D’Ambrosio, confirmou que a tendência agora é clara: Hamilton vai continuar nessa direção, pelo menos a curto prazo.

“No momento, eu diria que definitivamente”, declarou D’Ambrosio em conversa com a imprensa ao ser questionado se Hamilton manteria o novo acerto nas próximas corridas.

Segundo ele, a atual geração de carros exige uma pilotagem mais sensível, especialmente por causa da instabilidade na entrada das curvas. E justamente por isso, as saídas de traseira controladas se tornaram uma necessidade técnica.

“Para extrair o máximo do carro, é necessário encontrar equilíbrio. Charles passou a usar a traseira mais solta em algumas provas e isso funcionou”.

“Lewis também seguiu nessa direção recentemente e está começando a fazer funcionar. No fim das contas, faz parte do regulamento atual: os pilotos precisam lidar com um carro mais nervoso”, concluiu.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.