Rolex 6 Horas de São Paulo consagra Cadillac; Barrichello levanta público com pódio no fim

segunda-feira, 14 de julho de 2025 às 9:00

Eduardo Barrichello

A edição de 2025 do Rolex 6 Horas de São Paulo foi marcada por mais uma festa dentro e fora da pista no Autódromo de Interlagos, mas também por acontecimentos inéditos na história do FIA WEC (World Endurance Championship). A quinta edição da etapa brasileira consagrou pela primeira vez o Cadillac V-Series R como um vencedor na história do campeonato – e com dobradinha.

Coube ao trio do #12 (Alex Lynn, Norman Nato, Will Stevens) conquistar a vitória à frente do trio do #38 (Earl Bamber, Sebastien Bourdais, Jenson Button). O que recupera uma antiga e interessante escrita da etapa brasileira: é a terceira vez em cinco corridas que uma marca conquista sua primeira vitória no campeonato em Interlagos, após a Toyota em 2012 e a Porsche em 2014. E ainda, com uma vitória da Audi em 2013 e uma segunda da Toyota em 2024, a Cadillac é a quarta montadora diferente a vencer no Brasil.

Apesar da pole do Cadillac #12, a missão não foi fácil. O carro teve uma infração na pressão de pneus ainda na primeira metade da prova, teve de cumprir um drive-through, mas mesmo assim se recuperou e já era líder antes mesmo das três horas de prova.

Coube ao Porsche #5 (Michael Christensen, Julien Andlauer), que sonhou com mais após tomar a ponta da corrida na primeira volta da prova, na curva do Laranjinha, fechar o pódio – muito perto do #38, brigando pelo segundo posto no final. O Porsche #6 (Kevin Estre, Laurens Vanthoor) terminou em quarto, logo atrás. Em boa apresentação, o BMW #20 (Sheldon van der Linde, Rene Rast e Marco Wittmann) passou nos últimos dez minutos de prova o Peugeot #94 (Loic Duval, Malthe Jakobsen) e fechou o top-5.

Líder da temporada, o Ferrari #51 (Antonio Giovinazzi, Alessandro Pier Guidi, James Calado) fez corrida de recuperação até o 10º lugar, porém foi punido com um drive-through no fim da prova após colocar o Porsche #99 para fora da pista no fim da reta oposta e não marcou pontos pela primeira vez no ano. Apesar disso, segue na frente.

Vitória inédita e pódio de Barrichello a dois minutos do fim marcam LMGT3
O trio da Akkodis ASP Team #87 conquistou a primeira vitória do Lexus RC F na classe LMGT3 no FIA WEC. Depois de largar em segundo, o time dominou a prova e foi tão mais veloz que o resto que, mesmo com um drive-through, conseguiu manter a liderança e ficou com o primeiro lugar.

A maior emoção do dia veio nos instantes finais da corrida. Após um pit stop a poucos minutos do fim, o trio feminino da Iron Dames no Porsche 911 #85 (Celia Martin, Rahel Frey, Michelle Gatting) voltou à pista em segundo lugar com os pneus usados, enquanto Eduardo Barrichello no Aston Matin #10 (Eduardo Barrichello, Anthony McIntosh, Valentin Hasse-Clot) se recuperou de uma rodada de seu carro (com Anthony McIntosh) no início da prova e era o quinto colocado.

Ele passou pelo Lexus #78 (Arnold Robin, Yuichi Nakayama, Finn Gehrsitz) e abriu caça na briga pelo pódio, entre a Iron Dames e o Corvette #81 (Rui Andrade, Charlie Eastwood, Tom van Rumpuy) da TF Sport. O trio do carro americano conseguiu passar pelo trio feminino na saída da junção enquanto Barrichello era cerca de meio segundo mais veloz por volta que os dois concorrentes.

O brasileiro chegou nos últimos momentos da corrida ao Porsche das Damas de Ferro em condição de ataque e realizou uma belíssima manobra, fazendo o traçado mais veloz na descida do lago, saindo por fora e deixando a dinamarquesa Michelle Gatting para trás no laranjinha a dois minutos do final. A ultrapassagem para o terceiro posto fez o público ir ao delírio nas arquibancadas em Interlagos, com Dudu garantindo seu primeiro pódio no FIA WEC em sua quinta participação, e após conquistar sua primeira pole no último sábado. Barrichello ainda foi eleito o piloto do dia pelos fãs.

“Foi muito legal. Estou muito agradecido a toda a torcida. Tenho muito orgulho de ser brasileiro, e tenho muita gratidão por todo o suporte que tive aqui. Foi uma loucura: eu tinha de confiar nos engenheiros e eles tinham de confiar em mim. Eu não podia forçar tanto para não desgastar os pneus rapidamente. Pudemos gerenciar tudo e as coisas funcionaram da maneira que planejamos”, descreveu Barrichello.

O quarto lugar ficou com a Iron Dames, e o top-5 foi fechado pelo trio do #78 da Akkodis ASP Team. Outro ponto de interesse do Rolex 6 Horas de São Paulo foi o nove vezes campeão mundial de motociclismo Valentino Rossi, que terminou com seu BMW M4 #46 (Ahmad Al Harty, Valentino Rossi, Kelvin van der Linde) em décimo lugar.

O BMW M4 #31 de Augusto Farfus e Pedro Ebrahim (além do australiano Yasser Shahin) teve uma corrida complicada, com problemas a partir do meio da prova após Farfus ter recuperado terreno em seu primeiro stint. O trio fechou a prova na 12ª posição.

O show fora da pista
Um público de 84.741 espectadores passou pelo Autódromo de Interlagos durante o final de semana, batendo os 73 mil que assistiram o Rolex 6 Horas de São Paulo em 2024. A expectativa é que este número suba ainda mais para 2026, já que quem esteve no autódromo teve a oportunidade de já comprar os ingressos da edição do próximo ano – marcada para 12 de julho – com desconto de 50%.

O show do Rolex 6 Horas de São Paulo começou com a apresentação do bloco Ritaleena no grid na cerimônia anterior à largada, ao lado da Escola de Dança do Theatro Municipal e da Trupe Baião de Dois com 12 pernaltas. Depois da interpretação do hino nacional pela cantora Luciana Mello, a prova teve sua ordem de saída dada por Rubens Barrichello com a bandeira brasileira – o que iniciou a volta de apresentação.

Durante a prova, o público presente teve acesso à Fan Zone de 45 mil metros quadrados, com exposição de carros e capacetes históricos, foodtrucks, lojas de merchandise e shows com a curadoria da 89FM A Rádio Rock, que teve a banda Capital Inicial fechando o evento. Na sexta-feira e no sábado, Raimundos e CPM 22 também fizeram shows especiais para os amantes da velocidade.

Ao fim da prova, o público ainda pôde invadir a pista para celebrar os pódios das categorias Hypercar e LMGT3 – algo inédito no Rolex 6 Horas de São Paulo.

Em 2026, o Rolex 6 Horas de São Paulo ocorre no dia 12 de julho. A próxima etapa do FIA WEC em 2025 ocorre no Circuito das Américas, em Austin, Texas – a Lone Star Le Mans – no dia 7 de setembro.

Confira o resultado final na classe Hypercar

#12 Cadillac Hertz Team JOTA (Alex Lynn, Norman Nato, Will Stevens) em 6h00min19s732 (242 voltas)
#38 Cadillac Hertz Team JOTA (Earl Bamber, Sebastien Bourdais, Jenson Button), a 57s016
#5 Porsche Penske Motorsport (Michael Christensen, Julien Andlauer), a 58s882
#6 Porsche Penske Motorsport (Kevin Estre, Laurens Vanthoor), a 1 volta
#20 BMW M Team WRT (Sheldon van der Linde, Rene Rast e Marco Wittmann), a 1 volta
#94 Peugeot TotalEnergies (Loic Duval, Malthe Jakobsen), a 2 voltas
#93 Peugeot TotalEnergies (Paul di Resta, Mikkel Jensen), a 2 voltas
#83 AF Corse (Robert Kubica, Yifei Ye, Phil Hanson), a 2 voltas
#36 Alpine Endurance Team (Jules Gounon, Ferdinand Habsburg, Mick Schumacher), a 2 voltas
#99 Proton Competition (Neel Jani, Nico Pino, Nico Varrone), a 2 voltas
#51 Ferrari AF Corse (Antonio Giovinazzi, Alessandro Pier Guidi, James Calado), a 3 voltas
#7 Toyota Gazoo Racing (Mike Conway, Kamui Kobayashi, Nyck de Vries), a 3 voltas
#009 Aston Martin Thor Team (Alex Riberas, Marco Sorensen), a 3 voltas
#50 Ferrari AF Corse (Antonio Fuoco, Miguel Molina, Nicklas Nielsen), a 3 voltas
#8 Toyota Gazoo Racing (Brendon Hartley, Ryo Hirakawa), a 3 voltas
#007 Aston Martin Thor Team (Tom Gamble, Harry Tincknell), a 4 voltas
#15 BMW M Team WRT (Kevin Magnussen, Raffaelle Marciello, Dries Vanthoor), a 20 voltas
#35 Alpine Endurance Team (Paul-Loup Chatin, Ferdinand Habsburg, Chales Milesi), a 42 voltas

Confira o resultado final na classe LMGT3

#87 Akkodis ASP Team (José María López, Clemens Schmid, Razvan Umbrarescu) em 6h00min54s573 (216 voltas)
#81 TF Sport (Rui Andrade, Charlie Eastwood, Tom van Rumpuy), a 37s716
#10 Racing Spirit of Léman (Eduardo Barrichello, Anthony McIntosh, Valentin Hasse-Clot), a 42s565
#85 Iron Dames (Celia Martin, Rahel Frey, Michelle Gatting), a 44s026
#78 Akkodis ASP Team (Arnold Robin, Yuichi Nakayama, Finn Gehrsitz), a 47s715
#92 Manthey 1st Phorm (Ryan Hardwick, Riccardo Pera, Richard Lietz), a 1 volta
#33 TF Sport (Daniel Juncadella, Jonny Edgar, Ben Keating), a 1 volta
#59 United Autosports (James Cottingham, Gregoire Saucy, Sebastien Baud), a 1 volta
#95 United Autosports (Sean Gelael, Darren Leung, Marino Sato), a 1 volta
#46 Team WRT (Ahmad Al Harty, Valentino Rossi, Kelvin van der Linde), a 1 volta
#54 Vista AF Corse (Francesco Castellacci, Thomas Flohr, Davide Rigon), a 1 volta
#31 The Bend Team WRT (Augusto Farfus, Yasser Shahin, Pedro Ebrahim), a 1 volta
#21 Vista AF Corse (François Heriau, Simon Mann, Alessio Rovera), a 1 volta
#27 Heart of Racing Team (Mattia Drudi, Ian James, Zacharie Robichon), a 2 voltas
#60 Iron Lynx (Andrey Gilbert, Lorcan Hanafin, Fran Rueda), a 2 voltas

Não completaram

#61 Iron Lynx (Lin Hodenius, Maxime Martin, Martin Berry)
#77 Proton Competition (Bernardo Sousa, Ben Tuck, Ben Barker)
#88 Proton Competition (Stefano Gattuso, Giammarco Levorato, Dennis Olsen)

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.