Ben Sulayem diz ter boa relação com Max Verstappen

segunda-feira, 14 de julho de 2025 às 9:45

Mohammed Ben Sulayem e Max Verstappen

Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, afirmou que sua relação com Max Verstappen é tão positiva quanto com os demais pilotos da Fórmula 1. A declaração veio em meio a rumores crescentes de atrito entre o dirigente e o atual campeão mundial.

Desde que substituiu Jean Todt no final de 2021, Ben Sulayem se envolveu em diversas polêmicas. Ele já entrou em confronto não apenas com membros da federação em Paris, mas também com figuras influentes no paddock – principalmente alguns pilotos.

Clima tenso? Presidente nega mal-estar com Verstappen

Ainda que muitos considerem que o relacionamento mais desgastado de Ben Sulayem seja justamente com Verstappen – punido no ano passado com serviço comunitário após xingar em uma coletiva oficial – o presidente garante que não há problemas entre eles.

Quero ser VIP
 

“Minha relação com Max é tão boa quanto com qualquer outro piloto”, assegurou ele ao portal holandês Formule 1.

Eleições à vista e reaproximação estratégica

Nos últimos meses, Ben Sulayem adotou um perfil mais discreto. No entanto, com a aproximação das eleições da FIA, nas quais enfrentará seu desafeto Tim Mayer, o dirigente voltou à cena.

Como parte dessa movimentação, ele tem dado sinais de que deseja renovar sua imagem, e acima de tudo, reconquistar o apoio dos pilotos.

Além disso, voltou a defender pautas populares entre os fãs – como o retorno dos motores V8 e a entrada de uma 12ª equipe na F1.

“Tenho me reunido com os pilotos. Também com competidores do WRC e de outras categorias. Todos têm meu telefone. Eles me ligam e eu os atendo”.

Política contra palavrões: mudanças com limites

Apesar do esforço para estreitar laços, Ben Sulayem manteve firme sua posição em relação à linguagem usada nos canais oficiais da FIA. Ainda que tenha concordado em suavizar as penalidades por palavrões, ele reforça que a regra não será eliminada.

“Fui piloto e nunca xinguei. Precisamos nos controlar. Os pilotos são inteligentes, são embaixadores do nosso esporte. Representam o futuro da F1”.

Segundo ele, a decisão de revisar a Seção B do Código Esportivo Internacional mostra que a FIA ouviu os pilotos. No entanto, segundo o dirigente, isso não significa abrir mão dos valores que deseja preservar.

“Para mim, Muhammad Ali foi o maior esportista do mundo. E nunca o vi falar palavrões. Também nunca vi Lewis Hamilton fazer isso em nenhuma equipe por onde passou”.

Verstappen e o silêncio como protesto

Ainda assim, Verstappen tem demonstrado insatisfação com a diretriz da FIA. Em protesto velado, o piloto tem falado o mínimo possível em entrevistas oficiais. Apesar disso, Ben Sulayem descarta qualquer crise.

“Minha relação com Max é igual à que tenho com os outros. Ele é um campeão jovem, muito inteligente, competitivo e faminto por vitórias”.

Nova geração impressiona a FIA

O presidente também fez questão de elogiar os jovens talentos que hoje compõem o grid da F1. Além de Verstappen, citou nomes como Lando Norris, Oscar Piastri e Charles Leclerc como símbolos de uma nova era.

“Eles amadurecem rápido. 15 anos atrás, era raro ver tantos jovens na F1. Agora mesmo, quando assinei a superlicença de Kimi Antonelli e vi que ele tinha apenas 17 anos, fiquei impressionado. É realmente notável”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.