“Libertadores do Automobilismo” tem vitórias argentinas e brasileiros no pódio no Uruguai

domingo, 13 de julho de 2025 às 18:10

TCR South America

A etapa que marcou a abertura do “julho uruguaio” e o desfecho da primeira metade da temporada 2025 do TCR South America Banco BRB foi mais favorável aos pilotos argentinos, mas os brasileiros também tiveram motivos para comemorar neste domingo (13) em Mercedes. Leonel Pernía (Honda YPF Racing) e Juan Ángel Rosso (Paladini Racing) fecharam a jornada deste fim de semana no topo do pódio. Pole position no sábado, Nelson Piquet Jr. (Squadra Martino) lutou pela vitória na primeira prova do dia e garantiu um segundo lugar, mesmo posto conquistado por Raphael Reis (W2 ProGP) na corrida complementar no traçado de 2.960 metros.

Os pilotos brasileiros venceram na Copa Trophy em Mercedes. Enzo Gianfratti (Porthack Racing) conquistou seu quarto triunfo na competição a bordo do Honda Civic Type R FK7, enquanto Maria Nienkötter comemorou a vitória na corrida desta tarde. Única mulher no grid do TCR South America Banco BRB em 2025, a catarinense de 18 anos acelera com o Toyota Corolla da Cobra Racing Team.

Em termos de campeonato, Mercedes coroou a campanha de Leonel Pernía, que venceu o troféu Driver of the Weekend by Ademicon como maior pontuador da etapa uruguaia. Com 71 tentos somados no fim de semana, o argentino chegou a 354 pontos no campeonato. Atual campeão, o brasileiro Pedro Cardoso não completou a segunda corrida da etapa, mas segue como vice-líder na tabela, agora com 262 tentos, mas vê Nelson Piquet Jr. se aproximar. O piloto da Scuderia Bandeiras Sports na BRB Stock Car Pro Series chegou a 243 pontos no campeonato continental. Com dois pódios neste domingo, Fabricio Pezzini (W2 ProGP) é o quarto, com 225, quatro pontos a mais que Raphael Reis, o quinto.

Largada ‘desenha’ Corrida 1 — Com 10ºC de temperatura ambiente em Mercedes, a primeira prova do fim de semana começou com melhor largada para Leonel Pernía, que passou Nelsinho Piquet e assumiu a liderança. Fabricio Pezzini passou na primeira volta em terceiro, à frente de Raphael Reis e Pedro Cardoso, enquanto Enzo Gianfratti sustentou a ponta na Copa Trophy. Quem enfrentou problemas ao largar foi Mariano Pernía, que caiu para último, mas seguiu na prova.

Desde então, Piquet Jr. assumiu a condição de maior perseguidor de Pernía e tinha até mais performance, mas o argentino conseguiu se defender bem em uma pista reconhecida pela dificuldade em ultrapassar.

Com propriedade, Pernía se segurou na frente e, com 0s423 de vantagem, levou a melhor para triunfar pela segunda vez em Mercedes e a quarta na temporada 2025. Pezzini completou o pódio, seguido por Raphael Reis e Juan Ángel Rosso, que passou Cardoso no fim da prova. Gianfratti foi o vencedor da manhã na Copa Trophy, também pela quarta vez no ano.

Pernía reconheceu a melhor performance de Piquet Jr. e salientou a largada como fator-chave para sua vitória. “O fato é que foi uma grande corrida. Quero parabenizar a todos da Squadra Martino e aos patrocinadores da equipe. Entendo que fizemos uma grande largada, depois nos seguramos bem e resistimos bem à pressão de Nelsinho, que vinha mais rápido que nós”, explicou.

Piquet Jr. também pontuou o início de prova como determinante para seu resultado em Mercedes. “O carro estava muito rápido. A largada foi um pouco cautelosa demais, e aqui o pole larga do lado sujo da pista. Estava um pouco mais rápido em todos os setores, mas é um circuito realmente mais difícil para ultrapassar, e também tem o fato de ter à frente um companheiro de equipe, então não posso arriscar muito”, disse.

Vencedor na Trophy, Gianfratti falou sobre a chance de disputar posição com pilotos mais experientes antes de alcançar mais um triunfo na temporada. “Foi uma corrida muito disputada. Fiz uma boa largada, mas me posicionei mal na primeira curva e acabei pegando um pouco de sujeira, voltando assim para minha posição de largada. Disputei com Mariano [Pernía] do meio da corrida para o fim, foi uma disputa limpa. Graças a Deus veio mais um primeiro lugar na Copa Trophy. Muito feliz com o resultado”.

Pressão brasileira, vitória argentina — Ainda na volta de saída para o grid, Pedro Cardoso enfrentou problemas em seu carro e foi rebocado para os boxes da PMO Racing. Na pista, o panamenho Luis Ramírez largou na frente, lado a lado com Genaro Rasetto. Cardoso largaria em quinto, à frente de Raphael Reis. Leonel Pernía largou em nono e Piquet Jr., em décimo, na ordem invertida dos dez primeiros da classificação.

Ramírez não conseguiu segurar a liderança por muito tempo e foi ultrapassado por Rasetto e ‘Colo’ Rosso. Reis vinha em quarto, Piquet Jr. em sétimo e Enzo Gianfratti em décimo. Mas o desenrolar da prova decretou o fim das chances de vitória para Rasetto, punido com drive-through por queima de largada.

A punição imposta ao argentino impulsionou Rosso à liderança, seguido por Reis. Ramírez caiu para sexto e foi superado também por Pezzini, Leonel Pernía e Fabián Yannantuoni, que de 15º e último já estava em quinto lugar. Ramírez vinha no meio do pelotão e esteve envolvido em incidente com Gianfratti e Adrián Chiriano.

Em clima de “Libertadores do Automobilismo”, a prova complementar em Mercedes rendeu grande duelo entre Brasil e Argentina na disputa pela vitória entre Rosso e Raphael Reis. Voltas depois, Pezzini — companheiro de equipe do brasileiro na W2 ProGP — se juntou à briga. Em meio à batalha pela vitória, a PMO conseguiu colocar Pedro Cardoso de volta à pista para completar algumas voltas.

Rosso resistiu bem às investidas do brasileiro da W2 e conquistou sua segunda vitória na temporada, levando a Paladini Racing ao terceiro triunfo no campeonato. Reis lutou muito para vencer, mas garantiu outro resultado importante com o segundo lugar, repetindo o resultado de San Juan Villicum, seguido por Fabricio Pezzini. Na Copa Trophy, Maria Nienkötter conquistou o primeiro lugar em Mercedes.

Juan Ángel Rosso admitiu que não tinha o melhor ritmo, mas destacou o espírito de luta ao resistir à pressão exercida por Reis ao longo da corrida. “Não foi nada fácil porque o Rapha estava muito rápido, mas o carro sempre se comportou da mesma maneira, sempre fez o que tinha de ser feito, embora não fôssemos tão competitivos quanto eles. Estivemos rápidos, mas não o bastante, então estou muito feliz, muito contente e muito grato à equipe. O carro também chegou ao fim da prova, o que foi um desafio, então a verdade é que estamos muito contentes e felizes. Acho que já temos três vitórias neste ano, algo que não conseguimos no ano passado”, comentou.

Reis enalteceu a pilotagem defensiva do vencedor e comemorou por regressar ao pódio no campeonato. “Foi uma corrida bem boa e estava muito rápido. Enfrentei dois toques ainda no começo, mas mesmo assim o ritmo era bom. Mas passar aqui é algo complicado, e o Rosso se defendeu muito bem. Muito feliz com o resultado e por voltar a ter um bom desempenho no campeonato. Tomara que seja assim até o fim”.

Maria Nienkötter destacou sua performance em um domingo de conquistas no Uruguai. Foi a primeira vez da catarinense correndo no país vizinho. “Uma corrida muito boa, em uma pista bem técnica. Foi a melhor corrida que fiz até o momento neste ano. Agora temos de pensar para a frente para buscar a Copa Trophy”.

TCR segue no Uruguai — Depois de cinco etapas disputadas, a temporada 2025 do TCR South America Banco BRB continua em terras uruguaias para abrir a segunda metade do campeonato. O próximo desafio da “Libertadores do Automobilismo” terá como sede o tradicional Autódromo Victor Borrat Fabini, em El Pinar, distante pouco mais de 30 km da capital, Montevidéu, entre os dias 26 e 27 de julho.

Por sua vez, a terceira temporada da história do TCR Brasil Banco BRB terá sua abertura no Circuito dos Cristais, em Curvelo, em evento conjunto com a BRB Stock Car Pro Series, nos dias 16 e 17 de agosto.

TCR South America Banco BRB
Temporada 2025, Etapa 5, Mercedes (Uruguai)
Corrida 1

1º – Leonel Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FL5), 20 voltas em 27min16s200
2º – Nelson Piquet Jr. (BRA/Squadra Martino/Honda Civic Type R FL5), a 0s423
3º – Fabricio Pezzini (ARG/W2 ProGP/Cupra Leon VZ), a 1s374
4º – Raphael Reis (BRA/W2 ProGP/Cupra Leon VZ), a 1s945
5º – Juan Ángel Rosso (ARG/Paladini Racing/Lynk & Co 03 TCR), a 6s182
6º – Pedro Cardoso (BRA/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR), a 7s025
7º – Tiago Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FL5), a 9s121
8º – Genaro Rasetto (ARG/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR), a 9s555
9º – Joaquín Cafaro (URU/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR), a 11s828
10º – Enzo Gianfratti (BRA/Porthack Racing/Honda Civic Type R FK7) – T, a 14s695
11º – Mariano Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FK7), a 14s933
12º – Adrián Chiriano (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FK7) – T, a 27s885
13º – Maria Nienkötter (BRA/Cobra Racing/Toyota Corolla TCR) – T, a 28s282
14º – Luis Ramírez (PAN/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR), a 2 voltas

Não completou
Fabián Yannantuoni (ARG/Paladini Racing/Lynk & Co 03 TCR), a 12 voltas

Corrida 2
1º – Juan Ángel Rosso (ARG/Paladini Racing/Lynk & Co 03 TCR), 24 voltas em 31min59s294
2º – Raphael Reis (BRA/W2 ProGP/Cupra Leon VZ), a 0s965
3º – Fabricio Pezzini (ARG/W2 ProGP/Cupra Leon VZ), a 1s975
4º – Leonel Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FL5), a 3s580
5º – Fabián Yannantuoni (ARG/Paladini Racing/Lynk & Co 03 TCR), a 9s156
6º – Mariano Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FK7), a 10s475
7º – Joaquín Cafaro (URU/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR), a 22s426
8º – Tiago Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FL5), a 22s756
9º – Genaro Rasetto (ARG/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR), a 27s050
10º – Nelson Piquet Jr. (BRA/Squadra Martino/Honda Civic Type R FL5), a 46s957
11º – Maria Nienkötter (BRA/Cobra Racing/Toyota Corolla TCR) – T, a 49s652
12º – Adrián Chiriano (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FK7) – T, a 1min06s886
13º – Luis Ramírez (PAN/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR), a 3 voltas

Não completaram
Enzo Gianfratti (BRA/Porthack Racing/Honda Civic Type R FK7) – T, a 17 voltas
Pedro Cardoso (BRA/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR), a 20 voltas

Pontuação geral do campeonato após cinco etapas
1º Leonel Pernía, 354 pontos
2º Pedro Cardoso, 262
3º Nelson Piquet Jr., 243
4º Fabricio Pezzini, 225
5º Raphael Reis, 221
6º Juan Ángel Rosso, 203
7º Fabián Yannantuoni, 179
8º Tiago Pernía, 161
9º Mariano Pernía, 129
10º Genaro Rasetto, 125
11º Luis Ramírez, 117
12º Adrián Chiriano, 72
13º Maria Nienkötter, 55
14º Santino Balerini, 52
15º Enzo Gianfratti, 50
16º Exequiel Bastidas, 36
17º Joaquín Cafaro, 28
*pontuação extraoficial

EB - www.autoracing.com.br

Tags

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.