Kiko Porto segue na liderança da IMSA VP Racing, mas prova dois do Canadá é cancelada

quarta-feira, 16 de julho de 2025 às 14:10

Kiko Porto

A quarta etapa da temporada da IMSA – VP Racing Sportscar Challenge no Canadá não terminou como esperado para os pilotos e equipes da categoria, que presenciaram o cancelamento da prova dois do fim de semana devido à chuva intensa e tempestade de raios sobre a pista canadense.

No circuito do Canadian Tire Motorsport Park, em Toronto, o piloto brasileiro Kiko Porto já havia demonstrado um excelente desempenho em sua primeira experiência no traçado canadense, adaptando-se rapidamente às características da pista.

Líder da categoria GSX e no comando do Toyota GR Supra número 8 da equipe Rafa Racing Team, Kiko havia conquistado a pole position tanto para a corrida de sábado (14) quanto para a prova deste domingo (13), consolidando sua posição de destaque na competição.

Na primeira prova, disputada no sábado, Porto dominou completamente a corrida, liderando de ponta a ponta, registrando também a melhor volta da categoria GSX e demonstrando não apenas velocidade, mas consistência durante todos os 45 minutos da prova.

“Essa vitória foi super importante para o campeonato, ainda mais correndo pela primeira vez nesse traçado. Conseguir me adaptar tão rapidamente e sair com a vitória foi muito gratificante”, declarou Kiko Porto após a conquista no sábado.

O brasileiro estava confiante para a corrida de domingo, quando largaria novamente da pole position em busca de uma segunda vitória consecutiva no fim de semana canadense, com a possibilidade de ampliar ainda mais sua vantagem na liderança do campeonato. Entretanto, as condições climáticas frustraram os planos de Kiko e dos demais competidores.

“Infelizmente a corrida dois foi cancelada, a gente teve muita chuva, com muito raio, no horário da nossa corrida. Quando a chuva parou, já tinha começado a corrida principal do fim de semana. Adiaram nossa categoria para o fim da tarde, mas por problemas logísticos, já que a gente está no Canadá, e tudo mais, a categoria resolveu cancelar a prova”. Explicou o piloto pernambucano.

A IMSA – International Motor Sports Association – emitiu uma nota oficial sobre o cancelamento, informando que “após uma avaliação cuidadosa da logística da equipe – incluindo viagens internacionais e requisitos de travessia de fronteira – foi tomada a decisão de adiar a corrida de hoje.” A decisão levou em consideração as complexidades envolvidas no deslocamento internacional das equipes e os prazos necessários para os procedimentos de fronteira.

“Ainda não se sabe se a gente vai ter os pontos de largada, já que eu ia largar a pole, ou se essa corrida vai ser realizada na próxima etapa na Virginia, daqui a 6 semanas. De qualquer forma, quero agradecer a torcida de todos, foi legal demais. Primeira vitória no Canadá e vamos para a próxima”, completou o piloto brasileiro.

Assim, Kiko Porto segue líder da VP Racing Sportscar Challenge e se prepara para a penúltima etapa da temporada 2025, que acontecerá entre os dias 22 e 24 de agosto no Virginia International Raceway, na cidade de Alton, no estado americano da Virginia, onde buscará ampliar sua vantagem na luta pelo título da categoria.

IMSA – NOTA OFICIAL:

A International Motor Sports Association (IMSA) e o Canadian Tire Motorsport Park (CTMP) anunciaram o adiamento da Corrida 2 do IMSA VP Racing SportsCar Challenge, originalmente programada para ocorrer na manhã de domingo (13).

A corrida foi adiada devido ao mau tempo – incluindo trovões e relâmpagos na área – visando a segurança dos participantes e fãs. Os dirigentes da IMSA e do CTMP trabalharam arduamente para identificar outra janela dentro do cronograma do fim de semana para a realização da corrida. No entanto, após uma avaliação cuidadosa da logística da equipe – incluindo viagens internacionais e requisitos de travessia de fronteira – foi tomada a decisão de adiar a corrida de hoje.

A IMSA considerará a possibilidade de remarcar a Corrida 2 para um próximo fim de semana do evento VP Racing SportsCar Challenge. Mais informações sobre uma data revisada, se aplicável, serão comunicadas assim que os detalhes forem finalizados.

A IMSA e o CTMP agradecem a compreensão e a flexibilidade contínuas das equipes de corrida, parceiros e fãs.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.