Wolff admite erro com Antonelli em Monza, mas elogia evolução do jovem
sábado, 12 de julho de 2025 às 9:58Toto Wolff, chefe da Mercedes, reconheceu que a decisão de colocar Kimi Antonelli para pilotar em Monza 2024 não foi a mais inteligente da equipe.
Depois de um intenso cronograma de testes privados, Antonelli foi escalado para o treino livre 1 do GP da Itália, substituindo George Russell na vaga de jovem piloto.
Primeiro contato intenso com a F1
Poucos dias após completar 18 anos, Antonelli impressionou ao registrar a volta mais rápida do treino. Porém, logo depois, um forte acidente na curva Parabolica, com impacto de 52g, destruiu o carro — que, segundo Wolff, ficou “parecendo um Lego desmontado”.
No dia seguinte, a Mercedes oficializou Antonelli como substituto de Lewis Hamilton para 2025. Desde então, o italiano mostrou um começo promissor na categoria.

Bons resultados e crescimento acelerado
Antonelli estreou com um quarto lugar na desafiadora pista da Austrália. Depois, marcou a volta mais rápida no GP do Japão, garantiu a pole no Sprint de Miami e conquistou o primeiro pódio no Canadá, ao terminar em terceiro.
Reflexão sobre a decisão em Monza
Wolff admitiu que escalar Antonelli para o treino em Monza, com toda a pressão e pouca experiência, foi um erro. No entanto, ressaltou que a prioridade é o crescimento do piloto.
“O mais importante é que o desenvolvimento dele continue positivo.
Acho que colocar ele no carro em Monza, no ano passado, não foi nossa decisão mais inteligente. Além disso, dar toda aquela pressão e, ainda por cima, o acidente, ficou na cabeça da equipe”, explicou Wolff ao RacingNews365.
Por outro lado, ele celebrou o pódio conquistado pelo jovem e seu crescimento na temporada.
“Agora, com o pódio, ele pode deixar isso para trás e provar que tem velocidade.”
“Durante o ano, demos a ele espaço para explorar, aprender, forçar quando se sentia confiante e também para administrar quando necessário.”
Um talento para o futuro
Por fim, Wolff ressaltou o potencial de Antonelli.
“Esse é o comportamento que esperamos de um piloto que pode ser campeão um dia.”
2025 F1, estreia Antonelli, GP da Itália 2024, Jovem Piloto F1, Kimi Antonelli, lewis hamilton, mercedes f1, monza, toto wolff
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.