Ferrari aposta em nova suspensão para reagir na F1

terça-feira, 8 de julho de 2025 às 13:40

Lewis Hamilton e Charles Leclerc

Ferrari prepara reação com nova suspensão para desafiar McLaren

A Ferrari está longe de se dar por satisfeita em 2025. Apesar de ocupar o segundo lugar no Mundial de Construtores, a equipe ainda não venceu um Grande Prêmio nesta temporada, o que a deixa atrás de suas principais rivais — especialmente da McLaren. Para tentar reverter esse cenário, os engenheiros de Maranello já trabalham intensamente no desenvolvimento do SF25 visando as próximas etapas.

Temporada difícil mesmo com vitória na Sprint

Lewis Hamilton até venceu a corrida Sprint na China, mas o resultado animador rapidamente perdeu força. No domingo daquela etapa, ele e Charles Leclerc foram desclassificados da corrida principal, cada um por motivos diferentes. Desde então, a Ferrari tem oscilado entre o P4 e o P6, com apenas quatro pódios conquistados até aqui.

Apesar da aparente estabilidade nos pontos, o ritmo não tem sido suficiente para disputar vitórias com frequência. A equipe sofre principalmente em curvas de alta e baixa velocidade, o que limita seu potencial em classificações e corridas.

Hamilton ainda não confia no SF25

Em Silverstone, ficou claro que Hamilton segue desconfortável com o carro da Ferrari. O britânico afirmou que não consegue confiar no SF25 em curvas rápidas — um ponto crítico em pistas como a britânica. Além disso, ele lamentou oportunidades perdidas por conta do comportamento do carro, destacando que o desempenho está aquém do esperado em 2025.

Após 12 etapas sem subir ao pódio, Hamilton deixou claro o quanto considera a situação “muito ruim”. Em contrapartida, ouviu elogios de Leclerc, que afirmou que ele foi o único ponto positivo da equipe durante o fim de semana na Inglaterra.

Atualização na suspensão pode mudar o jogo

Na tentativa de diminuir a vantagem da McLaren, a Ferrari pretende estrear uma nova suspensão traseira no GP da Bélgica. Segundo informações do Motorsport Itália, a solução pode render cerca de um décimo de segundo por volta — um avanço técnico que pode parecer pequeno, mas que faria uma enorme diferença.

Por exemplo, em Silverstone, esse décimo teria colocado Hamilton ao lado de Oscar Piastri na primeira fila do grid, à frente dos dois carros da McLaren. Uma posição de largada mais favorável poderia ter mudado completamente o panorama da corrida.

Hamilton arriscou tudo em Silverstone

Durante a classificação no sábado do GP da Inglaterra, Hamilton tentou uma abordagem agressiva. Na curva 17, ele abriu demais a trajetória para reacelerar mais cedo, mas acabou tocando na grama. O erro custou cerca de um décimo de segundo — exatamente o tempo que ele precisava para disputar a primeira fila.

De acordo com o ex-piloto e comentarista Martin Brundle, o heptacampeão tentou fazer algo “impossível” naquele setor. A ousadia foi elogiável, mas ultrapassou os limites da aderência e impediu um resultado melhor.

Ferrari precisa reagir para manter o P2

Apesar da distância para a Red Bull e da pressão crescente da McLaren, a Ferrari segue firme na tentativa de manter a vice-liderança entre os Construtores. A expectativa é de que a nova atualização permita à equipe voltar a brigar por pódios com mais frequência — e, quem sabe, até por algumas vitórias até o fim da temporada.

AS - www.autoracing.com.br

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