Russell critica estratégia arriscada da Mercedes em Silverstone
segunda-feira, 7 de julho de 2025 às 9:29
George Russell
George Russell teve um domingo frustrante no Grande Prêmio da Inglaterra. A Mercedes optou por uma estratégia arriscada já antes da largada, quando decidiu chamá-lo para colocar pneus slick ao invés de alinhar no grid.
Embora a chuva tivesse caído forte minutos antes, ela havia parado, o que sugeria uma rápida secagem da pista. Diante disso, Russell e outros pilotos tentaram antecipar a troca para os compostos de pista seca.
No entanto, a pista demorou a reagir
Apesar da expectativa, os estágios iniciais foram neutralizados por um safety car virtual. Assim, o potencial ganho com os slicks desapareceu rapidamente. Como resultado, a estratégia ousada da Mercedes perdeu sua vantagem logo nas primeiras voltas.

Além disso, não demorou para que a chuva voltasse. Quando isso aconteceu, os slicks se mostraram completamente inadequados, forçando Russell a parar novamente. A tentativa de antecipar o cenário acabou se revelando precipitada.
Estratégia agressiva no final também falha
Mais tarde, a equipe voltou a arriscar. Nas voltas finais, Russell foi um dos primeiros pilotos a retornar aos slicks quando a pista ainda estava molhada.
Dessa forma, ele teve dificuldades severas para controlar o carro em curvas de alta velocidade como Maggots e Becketts.
“Foi uma decisão 50/50”, disse Russell à Sky Sports F1. “Inicialmente, o radar indicava 25 minutos sem chuva. No entanto, perdemos 15 atrás do safety car”.
“Quando a prova começou de fato, éramos cinco segundos por volta mais rápidos que quem estava de intermediários. Mas logo em seguida, veio a chuva novamente”.
Frustração em casa
A corrida em Silverstone, que poderia ter rendido um pódio, terminou com apenas um 10º lugar para o britânico. Além da decepção, ficou o sentimento de oportunidade desperdiçada diante da torcida local.
“Para ser honesto, foi um dia terrível”, desabafou. “Fui otimista demais com o último pit stop. Não esperava que os pneus duros fossem tão difíceis de aquecer naquela condição. Dói muito ter um dia assim justamente no meu Grande Prêmio em casa”.
Resultado abaixo do esperado
Russell ainda acredita que, se a equipe tivesse adotado uma postura mais conservadora, o desfecho teria sido bem mais positivo.
“Se tivéssemos sido mais cautelosos, talvez terminássemos em P3, P4 ou até P5. Isso seria claramente melhor do que o que conseguimos. Contudo, não era isso que estávamos buscando. Queríamos vencer, por isso arriscamos”.
chuva em Silverstone, decisão arriscada, george russell, gp da inglaterra, mercedes f1, pista molhada, pneus slicks, Silverstone 2025
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.