Verstappen critica punição “extrema” a Piastri em Silverstone
domingo, 6 de julho de 2025 às 15:33
Oscar Piastri e Max Verstappen
Max Verstappen não escondeu o espanto ao saber da penalização aplicada a Oscar Piastri no Grande Prêmio da Inglaterra.
O australiano recebeu 10 segundos de punição e dois pontos na superlicença por uma manobra controversa durante uma relargada com o safety car.
“Claro, isso é muito extremo. Mas eu não faço as regras”, afirmou Verstappen após a corrida.

Manobra sob o safety car gera polêmica
Durante a volta 21, ainda sob intensa chuva em Silverstone, Piastri liderava à frente de Verstappen e Lando Norris. Foi quando, na entrada da reta Hangar, ele acelerou e freou bruscamente após as luzes do safety car se apagarem.
Os comissários alegaram que o piloto da McLaren reduziu de 218 km/h para 52 km/h de forma abrupta, forçando Verstappen a reagir rapidamente para evitar um contato. A análise dos dados confirmou a freada irregular.
Punição tira liderança de Piastri
A penalidade foi aplicada no único pit stop de Piastri, custando-lhe a liderança. Lando Norris aproveitou a situação, assumiu a ponta e venceu pela primeira vez em casa.
Verstappen, por sua vez, chegou a rodar na mesma relargada que gerou a punição, mas conseguiu se recuperar e cruzar a linha de chegada em quinto lugar.
Incidente similar em Montreal
O tetracampeão mundial relembrou uma situação parecida vivida com George Russell no Canadá, destacando a inconsistência das decisões.
“Já fizeram isso comigo também. Mas 10 segundos? Não entendi. Parece exagerado”, comentou o piloto da Red Bull à Viaplay.
GP da Grã-Bretanha, mclaren, oscar piastri, penalização F1, relargada, safety car, silverstone, verstappen
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.