Cláusula de saída de Verstappen pode já ter sido acionada

terça-feira, 1 de julho de 2025 às 9:18

Max Verstappen

Max Verstappen pode estar prestes a se desvincular da Red Bull, apesar do contrato vigente até 2028.

Embora se acreditasse que apenas uma queda para a quarta posição no campeonato até o fim de julho ativaria a famosa cláusula de performance, informações mais recentes sugerem outra realidade.

De acordo com Robert Doornbos, ex-piloto da Red Bull que conhece bem o ambiente da equipe e a personalidade de Max, a cláusula já estaria oficialmente ativada.

Ele revelou isso durante uma entrevista ao podcast Pit Talk: “Ele precisa estar entre os dois primeiros na metade do campeonato. Como isso não aconteceu, a cláusula entrou em vigor”.

Esse detalhe, portanto, ajuda a explicar por que os rumores sobre uma possível ida de Verstappen para a Mercedes em 2026 voltaram a ganhar força nos últimos dias.

Tensão crescente entre Verstappen e Christian Horner

Ao mesmo tempo em que os rumores aumentam, as tensões dentro da Red Bull também se intensificam. O pai de Max, Jos Verstappen, tem uma relação conturbada com o chefe da equipe, Christian Horner, desde o ano passado.

Conforme publicado pela revista Auto Motor und Sport, o entorno de Max estaria pressionando nos bastidores por uma mudança na liderança da equipe.

Aparentemente, o grupo de confiança do piloto já não acredita que Horner represente os interesses de Verstappen dentro da organização.

Jos, em entrevista ao Race Express, reforçou o sentimento de frustração: “As outras equipes estão evoluindo. A Ferrari trouxe boas atualizações. A McLaren se mantém à frente, enquanto a Mercedes aparece logo atrás”.

Além disso, ele minimizou os efeitos da última atualização técnica da Red Bull levada ao GP da Áustria: “Não fez diferença. Veja (Yuki) Tsunoda – nem passou para o Q2. A velocidade desapareceu. Simplesmente não está bom o suficiente”.

Discurso enigmático e silêncio estratégico de Max

Enquanto isso, Max Verstappen tem adotado uma postura cautelosa. Durante o fim de semana na Áustria, ele evitou confirmar se seguirá com a Red Bull para 2026.

O jornal holandês De Telegraaf destacou que o tetracampeão mundial está visivelmente irritado com a sequência de desculpas da equipe. Segundo o jornal, não é coincidência que Max ainda não tenha afirmado publicamente sua permanência.

Quando foi questionado sobre seu futuro, ele respondeu com frieza: “Não tenho muito a dizer. Quanto mais eu falo, mais interpretam do jeito que querem. Pode entender como quiser”.

Mercedes e George Russell entram no radar

Além disso, a movimentação da Mercedes também chama atenção. Muitos observadores acreditam que George Russell já teria renovado seu contrato com a equipe, ainda que de forma discreta.

Christian Horner, por sua vez, suspeita de uma estratégia alemã para inflamar a especulação.

“George não está no mercado com a intensidade que deveria. Se ele estivesse mesmo preocupado com o futuro, estaria explorando opções”, afirmou Horner à Viaplay.

Apesar disso, ele assegura que não há nada de novo com relação a Verstappen: “Nós sabemos qual é a situação contratual dele. O resto são apenas rumores – e eles não vêm de Max”.

Preocupações com o motor de 2026 se somam à equação

Além dos problemas políticos, há também preocupações técnicas. Verstappen estaria desconfiado da competitividade do futuro motor Red Bull-Ford para o novo regulamento de 2026. Enquanto isso, acredita-se que a Mercedes pode estar bem mais adiantada nesse quesito.

Entretanto, o consultor Helmut Marko garante que o projeto da Red Bull está no caminho certo: “Não temos como provar isso agora – mas ninguém pode. O que importa é entregar no momento certo”.

Max evita confrontos, mas reforça que controla seu destino

Apesar da tempestade que se forma ao seu redor, Max Verstappen tenta manter a calma. Em declarações públicas, evita criar conflitos diretos, mas deixa claro que tomará suas próprias decisões.

“Quero apenas fazer o meu trabalho. Não pretendo colocar ninguém sob pressão. Vou para casa, cuido das minhas coisas e sigo para a próxima corrida”.

Ele também reforçou que seu nível de preocupação continua o mesmo dos anos anteriores: “Não estou pensando mais agora do que pensava antes. Estou relaxado. E, sinceramente, o que dizem aqui dentro não me interessa muito. Eu controlo meu futuro”.

Marko admite movimentação nos bastidores

Por fim, Marko confirmou que o momento é de intensa movimentação dentro e fora do paddock. “Todo mundo conversa com todo mundo”, afirmou o austríaco.

Mesmo assim, ele lembra que Verstappen ainda tem contrato até 2028. E que, no fim das contas, tudo depende da Red Bull entregar um carro competitivo. “Se ele sentir que pode vencer conosco, vai ficar”.

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