Pirelli F1: GP da Áustria – McLaren começa com o pé direito em Spielberg
sexta-feira, 27 de junho de 2025 às 17:30A McLaren brilhou no primeiro dia de treinos para o GP da Áustria. De fato, Lando Norris (1min04s580) e Oscar Piastri (1min04s737) lideraram a tabela de tempos na segunda sessão. Além disso, esta foi a sessão mais importante da sexta-feira. Curiosamente, apenas Max Verstappen quebrou a barreira de 1min05s, com 1min04s898.
Vale ressaltar que, no TL1, Alex Dunne estreou em um evento de F1, pilotando a McLaren de Norris. Isso marcou a primeira vez que um irlandês participou de uma sessão de Fórmula 1 desde Ralph Firman em 2003. Firman, por sua vez, correu pelo Jordan Grand Prix naquele ano, sua única temporada.
O Dia na Pista
Durante os 120 minutos de pista, os pilotos usaram os três compostos de pneu. Especificamente, dezessete dos 20 carros usaram pneus duros (C3). No entanto, Max Verstappen e a dupla da Haas, Esteban Ocon e Ollie Bearman, não testaram o C3.
Em termos de utilização, a Pirelli distribuiu os pneus de forma homogênea: Médio: 494 voltas (38%); Macio: 463 voltas (35,62%); Duro: 343 voltas (26,38%).
Simone Berra – Engenheiro Chefe da Pirelli
“O primeiro dia confirmou nossas expectativas”, disse Simone Berra, engenheiro chefe da Pirelli. “Consequentemente, a pista já estava bem emborrachada, mesmo com a chuva de ontem à tarde e à noite. Portanto, a performance melhorou pouco ao longo do dia.”
“Primeiramente, em 2024, este foi um fim de semana de Sprint. Entretanto, este ano as equipes têm três horas completas de treinos livres antes do parque fechado. Além disso, as temperaturas de hoje estavam cinco graus mais baixas, mas devem subir no fim de semana, principalmente no domingo. Por essa razão, os tempos mais rápidos desta tarde estão perto da pole position de 2024. Eles já se aproximam das nossas simulações (1min04s).”
“Adicionalmente, o delta entre os compostos também correspondeu às nossas expectativas hoje. Por exemplo, cerca de dois décimos separam o Duro do Médio – um número extrapolado, sem comparação direta. Meio segundo separa o Médio do Macio. Similarmente, a degradação dos pneus também se alinha com o esperado para as temperaturas da corrida.”
“Foi interessante ver os três compostos em ação. Contudo, acreditamos que o Duro e o Médio serão as escolhas mais populares para a corrida. Embora o Macio tenha funcionado bem hoje, mesmo em stints longos, e os pilotos fizeram bons tempos na segunda e até na terceira volta, temos que lembrar que domingo deve estar muito mais quente.”
Fórmula 2
Leonardo Fornaroli (Invicta Racing) garantiu sua segunda pole da temporada. O italiano marcou 1min15s229. Mais notavelmente, ele superou Victor Martins (ART Grand Prix) por apenas 0s014. Richard Verschoor (MP Motorsport) completou o “pódio” da classificação. Em suma, os três primeiros ficaram separados por apenas 24 milésimos de segundo.
Os compostos escolhidos para Spielberg são os dois mais macios da gama. Apesar de o asfalto da pista austríaca ser muito abrasivo devido à sua idade, isso não afeta o desgaste dos pneus. Na verdade, a pista tem bastante aderência por ser usada regularmente e bem emborrachada.
Todos os pilotos usarão o pneu de faixa vermelha na corrida sprint. Já na corrida principal, duas estratégias podem surgir. A mais rápida, no papel, é usar o pneu macio e depois o supermacio. No entanto, no ano passado, 13 pilotos largaram com o supermacio. Eles aproveitaram a melhor aderência na largada e um pit stop gratuito. Isso ocorreu porque o Safety Car entrou na pista quando a janela de troca de pneus obrigatória abriu. Por isso, alguns pilotos podem repetir essa estratégia este ano.
Fórmula 3
Nikola Tsolov (Campos Racing) é o pole-position em Spielberg. O piloto búlgaro registrou 1min20s743 em sua melhor volta. Ele se classificou à frente do americano Brad Benavides (AIX Racing, 1min20s919) e do dinamarquês Noah Stromstedt (Trident, 1min20s921).
O composto disponível em Spielberg é o macio, assim como nos anos anteriores. A degradação por temperatura é o principal desafio para os pneus no Red Bull Ring, especialmente no eixo traseiro. Na corrida principal da temporada passada, o emborrachamento dos pneus apareceu entre as voltas 8 e 12. Isso, por sua vez, causou alto desgaste dos compostos no final da corrida. Pilotos que controlaram melhor esse fenômeno ganharam vantagem. Consequentemente, aquecer bem os pneus é crucial, principalmente em altas temperaturas, pois forçar demais nas voltas iniciais pode causar problemas nas voltas finais.
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