Kiko Porto enfrenta situação inusitada na Lamborghini Super Trofeo em Watkins Glen
sexta-feira, 27 de junho de 2025 às 8:00O piloto brasileiro Kiko Porto viveu um fim de semana de altos e baixos na terceira etapa da Lamborghini Super Trofeo North America. A disputa ocorreu na sexta-feira (20) e sábado (21) no circuito de Watkins Glen, no estado de Nova Iorque. Kiko, que atualmente lidera a VP Racing SportsCar Challenge, retornou à competição em parceria com outro brasileiro, Werner Neugebauer, e eles pilotaram pela Rafa Racing Team.
Divisão de Responsabilidades e Estratégia da Equipe
Junto com Neugebauer, Porto dividiu as responsabilidades do volante do carro número 68 ao longo das duas corridas da etapa. A equipe dos brasileiros, portanto, distribuiu as responsabilidades entre os dois pilotos, com cada um assumindo diferentes momentos das disputas na categoria Pro.
Classificatórias: Desempenho Variado
Durante a primeira sessão de classificação, Neugebauer buscou a melhor posição de largada possível para a corrida inicial. O piloto marcou o nono tempo entre os competidores da categoria Pro e o décimo oitavo na classificação geral, estabelecendo assim o ponto de partida para a primeira prova do fim de semana.
Na sequência, na segunda classificatória, Kiko Porto mostrou seu talento na pista norte-americana. O brasileiro demonstrou grande velocidade e precisão, conquistando o quarto melhor tempo tanto na categoria Pro quanto na classificação geral, garantindo assim uma boa posição para a largada da segunda corrida.
Corrida 1: Recuperação Notável
A primeira corrida, na sexta-feira (20), trouxe desafios significativos para a dupla brasileira. Werner Neugebauer enfrentou dificuldades para encontrar o ritmo ideal em meio ao tráfego intenso de carros de diferentes categorias, mantendo a nona posição até a abertura da janela para a troca de pilotos. Posteriormente, Kiko Porto assumiu o comando nos últimos 23 minutos de prova e, com sua experiência e determinação, conseguiu uma excelente recuperação que levou o carro 68 até a sétima colocação final.
“No qualy 1, Werner fez, e um concorrente mais lento o atrapalhou na volta boa do pneu. Começamos a corrida em 18º, mas recuperamos muito bem e terminamos em 7º lugar. Além disso, no qualy da corrida 2, conquistamos uma boa posição de largada, em 4º”, explicou Kiko.
Corrida 2: Frustração e Erro da Direção de Prova
No entanto, no sábado (21), a segunda corrida reservou frustrações inesperadas para a equipe. Largando em quarto lugar, Porto rapidamente ganhou uma posição e assumiu o terceiro posto, colocando-se em posição de brigar pelo pódio na categoria Pro. Contudo, a direção de prova aplicou uma penalidade de drive-through por suposta queima de largada. Essa decisão jogou o carro dos brasileiros para as últimas posições do grid.
Quando Werner Neugebauer assumiu o volante após a penalização, restava pouco tempo e pouca oportunidade para recuperar as posições perdidas. A frustração da dupla só aumentou quando, após o fim da prova, eles descobriram que a direção de prova cometeu um erro grave: a penalização era para o carro número 86 e não para o 68 da equipe de Porto e Neugebauer.
“Foi um fim de semana difícil, tivemos um bom ritmo durante os treinos. A corrida 2 foi mais frustrante. Eu já estava em 3ª posição, brigando pelo pódio na categoria Pro. Foi nesse momento que anunciaram que eu havia levado um drive-through por queima de largada. No final, descobrimos que a queima de largada foi para outro carro, não para a gente. Isso acabou com nossa corrida e não saiu como queríamos. Mas, de qualquer forma, vamos para a próxima”, declarou Kiko Porto após a corrida, ainda sem acreditar.
Próximos Desafios: Foco na Liderança
Agora, o piloto pernambucano volta suas atenções para a IMSA – VP Racing SportsCar Challenge, competição na qual ele lidera a temporada 2025 na categoria GSX. Entre os dias 11 e 13 de julho, Porto enfrentará a quarta etapa da temporada no Canadian Tire Motorsport Park, em Ontário, no Canadá, onde buscará manter sua posição de liderança no campeonato.
Kiko Porto
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