Palou vence Road America em caos estratégico

domingo, 22 de junho de 2025 às 17:30

Alex Palou

Alex Palou conquistou sua terceira vitória em seis tentativas em Road America, entregando uma performance vintage de economia de combustível. Essa vitória, aliás, manteve o recorde de 100% de vitórias da Honda no início da temporada 2025 da IndyCar. Nove corridas se passaram e, até agora, apenas Palou, da Chip Ganassi Racing, e Kyle Kirkwood, da Andretti, subiram ao degrau mais alto do pódio. Road America nos presenteou com um clássico eletrizante, repleto de ultrapassagens e apostas estratégicas ousadas.

Calor Intenso e Batalhas Ferozes

Temperaturas mais altas que o normal castigaram pilotos e carros. De fato, a corrida parecia mais um “embate” da NASCAR do que uma prova “típica” de Road America. No entanto, ela exibiu o melhor – e, talvez, o pior – que os pilotos da IndyCar têm a oferecer em termos de ultrapassagens.

A ferocidade do combate e a dificuldade de manter os carros na pista sob altas temperaturas provocaram várias bandeiras amarelas. Consequentemente, isso fragmentou o pelotão em uma série de estratégias aparentemente aleatórias.

O Duelo Final: Palou, Dixon e Rosenqvist

A vitória se resumiu a um confronto entre três pilotos. Scott Dixon, que largou em 25º e fez um pit stop fora de sincronia na volta três, acabou com pouco combustível no final. Seu companheiro de equipe, Alex Palou, por outro lado, tinha duas voltas a mais de combustível, mas também precisou economizar. Felix Rosenqvist, por sua vez, atacava forte com uma estratégia de pit stop mais convencional para Road America.

Rosenqvist saiu de sua última parada sete segundos atrás de Dixon e Palou. Portanto, ele precisava caçar os líderes que economizavam combustível. Em certo momento, Rosenqvist era o terceiro em sua estratégia, mas pulou à frente de dois pilotos que tiveram dias cheios de incidentes.

Reviravoltas e Desgastes Inesperados

Christian Lundgaard, da Arrow McLaren, parecia ter a melhor chance de desbancar Palou. Contudo, ele rodou ao tentar ultrapassar Colton Herta pouco depois da metade da corrida de 55 voltas. Provavelmente, Lundgaard teria tido uma chance melhor no final do que Rosenqvist.

Kirkwood era o outro piloto à frente de Rosenqvist nessa estratégia. Ele buscava sua terceira vitória consecutiva. Vale lembrar que, há dois fins de semana de corrida, Kirkwood foi abalroado no treino por Will Power. Power, novamente, forçou Kirkwood para fora da pista com uma manobra ridiculamente atrasada no início da prova. Kirkwood retaliou, em seguida, não deixando espaço para Power na mesma curva.

Vitória Calculada de Palou

De volta à frente, nas voltas finais, Dixon parou nos boxes com duas voltas para o fim. Isso confirmou que Palou tinha combustível suficiente. Ainda assim, ele ainda tinha um Rosenqvist faminto por vitória para conter.

No entanto, Alex Palou impediu que Rosenqvist conquistasse a primeira vitória em traçado misto da Meyer Shank. Ele assegurou sua sexta vitória de 2025 com dois segundos de vantagem. Palou ampliou sua liderança no campeonato sobre Kirkwood para 93 pontos. Kirkwood terminou em quarto, à frente do companheiro de equipe de Rosenqvist, Marcus Armstrong.

Pódios Surpreendentes e Estratégias Audaciosas

O segundo lugar foi o melhor resultado de Rosenqvist desde Portland em setembro de 2023, quando estava na McLaren. Completando o pódio, uma entrada muito popular. Santino Ferrucci garantiu seu quarto top-5 consecutivo, com uma pintura especial dedicada à sua patrocinadora de longa data, Marlyne Sexton, que faleceu recentemente. Ferrucci largou em 18º. Ele foi um dos seis carros que ficou sem combustível após a bandeira quadriculada.

O piloto da AJ Foyt Racing havia parado nos boxes mais cedo na corrida, mas, apesar disso, igualou a estratégia de Palou – que não teve muitos adeptos, mas valeu a pena. Ele conquistou seu segundo pódio da temporada.

Os Destaques do Resto do Pelotão

Kyffin Simpson ficou em sexto, à frente de David Malukas, Nolan Siegel, o recuperado Dixon e Rinus VeeKay. Do topo da pole position, o novato Louis Foster igualou seu melhor resultado na série, terminando em 11º.

Classificação da prova:

Pos Piloto Tempo / Dif. Lideradas Pontos
1 Alex Palou 1:53:30.5917 6 51
2 Felix Rosenqvist 2.1725 2 41
3 Santino Ferrucci 17.9663 35
4 Kyle Kirkwood 19.1852 1 33
5 Marcus Armstrong 19.6079 30
6 Kyffin Simpson 21.1658 2 29
7 David Malukas 21.8948 2 27
8 Nolan Siegel 23.1972 24
9 Scott Dixon 29.4093 27 25
10 Rinus VeeKay 32.0757 20
11 Louis Foster 37.0617 3 21
12 Scott McLaughlin 41.4421 8 19
13 Alexander Rossi 42.3919 17
14 Will Power 43.0989 16
15 Callum Ilott 43.1800 15
16 Colton Herta 43.7525 14
17 Pato O’Ward 44.3313 13
18 Christian Rasmussen 45.1138 12
19 Devlin DeFrancesco 46.5774 11
20 Graham Rahal 47.0728 10
21 Marcus Ericsson 47.6079 9
22 Conor Daly 64.1810 8
23 Jacob Abel 86.1190 7
24 Christian Lundgaard 99.4030 4 7
25 Josef Newgarden 25 laps 5
26 Sting Ray Robb 46 laps 5
27 Robert Shwartzman 52 laps 5

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.