Hamilton Revela: A Luta por Igualdade com Alonso na McLaren Forjou Seu Caminho
sábado, 21 de junho de 2025 às 9:30Lewis Hamilton recentemente relembrou um momento crucial de sua temporada de estreia na Fórmula 1. Ele destacou como “argumentar” por sua posição na McLaren em 2007 o ajudou a se preparar para o futuro de sua carreira. O agora piloto da Ferrari explicou: ele precisou “lutar” por paridade com Fernando Alonso. Essa batalha mudou o jogo logo no início de sua campanha de novato.
Combustível e Desigualdade: A Vantagem de Alonso
Durante o fim de semana do Grande Prêmio do Canadá, Hamilton ressaltou uma prática comum de 2007. As equipes frequentemente usavam cargas de combustível ligeiramente diferentes para seus dois pilotos na fase final da classificação. A maioria das equipes provavelmente alternava qual piloto carregava mais combustível no Q3. No entanto, Alonso era o atual campeão. Por isso, ele sempre recebia o tratamento preferencial. Isso deixava Hamilton com “pelo menos” um décimo de segundo de desvantagem por volta.
A Virada em Mônaco e a Primeira Vitória
Contudo, após a quinta etapa da temporada, em Mônaco, Hamilton defendeu sua posição. Essa atitude abriu portas. Ele conquistou a pole position na rodada seguinte, no Circuito Gilles Villeneuve. Lá, obteve sua primeira vitória em um Grande Prêmio.
Aquela vitória também marcou o início de uma sequência impressionante. Ele acumulou nove pódios consecutivos para começar sua trajetória na F1.
“Minha vitória no Grande Prêmio [em 2007] foi bastante épica”, disse o heptacampeão mundial à mídia. “Eu estava conversando com meus engenheiros — assistimos à qualificação de 2007, ou minha volta, por exemplo.”
A Luta por “Oportunidade Igual”
Hamilton detalhou como ele garantiu a “oportunidade igual” com Alonso. Ele também explicou o significado disso para sua carreira. “Naquela época, com o reabastecimento, os dois carros geralmente eram separados por algumas voltas de combustível. Um carro recebia menos combustível. Tenho certeza que em algumas equipes isso alternava. Mas como Fernando era o campeão mundial, ele sempre recebia menos combustível. Eu carregava pelo menos um décimo de combustível a mais toda vez que íamos para a qualificação — até essa corrida [no Canadá].”
Mais tarde na temporada, as tensões entre os dois pilotos atingiriam o auge na classificação do Grande Prêmio da Hungria. Aquele foi um dos “pontos de inflexão”. Não só Kimi Raikkonen roubou o título de pilotos de 2007 da dupla, mas a McLaren também se envolveu no escândalo do Spygate.
Alonso deixou a equipe de Woking no final de 2007. Ele retornou à Renault, onde havia conquistado seus dois títulos de pilotos nos dois anos anteriores.
“Lembro-me de ter discutido depois de Mônaco que eu queria igualdade de oportunidades e de chances, e eles nos deram combustível igual”, disse Hamilton. “Então, eu o superei na classificação e venci a corrida. Foi um daqueles momentos em que você realmente precisa ouvir sua intuição e lutar pelo que você sente que é certo — e esse foi um dos meus momentos de destaque.”
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