FE: Ticktum Triunfa em Jacarta Após Reviravoltas Dramáticas

sábado, 21 de junho de 2025 às 9:00

Dan Ticktum

A Etapa 12 do E-Prix Sarinah de Jacarta de 2025 ficará marcada como o dia em que Dan Ticktum chocou a todos, saindo do quinto lugar para conquistar uma vitória épica na Fórmula E. Enquanto a corrida parecia destinada a Jake Dennis ou Nyck de Vries, uma sequência de eventos caóticos abriu caminho para o britânico da CUPRA KIRO, que soube capitalizar a oportunidade com maestria.

A Escalada de Ticktum: Do Quinto ao Pódio Principal

Ticktum, que largou em quinto, navegou com inteligência por um Safety Car tardio e duas Bandeiras Amarelas Em Todo O Percurso. A virada veio na volta 29, na segunda rodada de ativações do MODO DE ATAQUE, quando ele habilmente superou o pole position e então líder da corrida, Jake Dennis. A partir daí, o desafio foi segurar a pressão de Edoardo Mortara (Mahindra) nas últimas quatro voltas. Ticktum resistiu bravamente, garantindo sua primeira vitória em 60 largadas na Fórmula E – e a primeira da equipe desde a vitória de Nelson Piquet Jr. em Moscou, na Temporada 1.

O Drama dos Líderes: Dennis e De Vries Fora da Disputa

Até a reta final, a batalha pela vitória era protagonizada por Jake Dennis, que liderou a maior parte da prova, e Nyck de Vries (Mahindra). O embate esquentou na volta 22, durante a primeira rodada de ativações do MODO DE ATAQUE, com Dennis defendendo-se agressivamente de De Vries na saída da curva final.

Uma volta depois, com uma sobreposição de MODO DE ATAQUE, foi a vez de De Vries tentar a liderança novamente. No entanto, sua tentativa agressiva de ultrapassar Dennis na zona de frenagem da Curva 1 foi considerada excessiva pelos comissários, resultando em uma penalidade de 10 segundos.

De forma surpreendente, essa corrida marcou o sexto vencedor diferente nas últimas seis etapas. Ambos os líderes, Dennis e De Vries, foram retirados da disputa após a última Bandeira Amarela Em Todo O Percurso. O carro de De Vries parou lentamente devido a um problema técnico, enquanto Dennis escorregou no pelotão e foi forçado aos boxes. Isso deixou o caminho livre para Ticktum e Mortara disputarem o primeiro lugar.

O Resto do Pódio e Destaques

Nico Mueller (Andretti) fez uma corrida de recuperação espetacular, terminando em terceiro – um ganho impressionante de 10 posições em relação à largada. António Félix da Costa (Porsche), Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing) e Taylor Barnard (NEOM McLaren) completaram os seis primeiros, com Barnard se recuperando de um MODO DE ATAQUE inicial pouco produtivo.

O líder da classificação, Oliver Rowland (Nissan), até conseguiu recuperar posições no início, mas uma punição por contato com Maximilian Guenther (DS PENSKE) o deixou sem pontos em Jacarta, assim como a Nissan. Com Wehrlein (Porsche) também sem pontuar, o britânico manteve uma posição confortável na classificação do Campeonato Mundial de Pilotos, podendo garantir o título em Berlim.

Na classificação de Equipes, a Porsche lidera com 203 pontos contra 191 da Nissan. Já na classificação de Fabricantes, a Nissan está à frente da Porsche por 303 a 299.

Início da Corrida e Primeiras Manobras

Dennis assumiu a liderança na Curva 1. De Vries superou Barnard, ficando em segundo, e Ticktum subiu para quarto. O progresso de Rowland era promissor, flertando com o top 10 na volta 13. No entanto, uma penalidade de cinco segundos por colidir com Maximilian Guenther o fez recuar.

Modo de Ataque e Mudanças na Liderança

O pelotão estava apertado, com apenas nove segundos separando os 10 primeiros. Eles ativaram o MODO DE ATAQUE por volta da volta 17. Mortara, da Costa, Ticktum e Buemi usaram o primeiro de dois reforços obrigatórios de 50 kW, buscando ameaçar Dennis, De Vries e Barnard.

Barnard avançou na volta 18, enquanto os líderes tentavam abrir vantagem antes de ativar seu próprio MODO DE ATAQUE. Mortara liderou brevemente quando Dennis e De Vries ativaram o MODO DE ATAQUE na volta 20. A dupla, porém, superou o suíço na saída da curva final na volta 21. O grande perdedor foi Barnard, caindo para o fim do top 10 após sua primeira ativação.

Incidente e Safety Car

De Vries tinha dois minutos de vantagem no MODO DE ATAQUE sobre Dennis. O britânico defendeu-se ferozmente na saída da curva final na volta 22, mantendo a liderança. Na volta seguinte, De Vries tentou a mesma manobra, tocou o carro de Dennis e quebrou a asa dianteira da Andretti. Dennis se mostrou perplexo com seu engenheiro. Um Safety Car foi necessário para remover os detritos.

Relargada e Penalidades

A corrida recomeçou na volta 26, com o Safety Car fora. De Vries estava à frente de Dennis, Mortara, Ticktum e outros. Todos, exceto Dennis, tinham um impulso de quatro minutos no MODO DE ATAQUE, enquanto o britânico tinha seis minutos restantes.

Na Curva 7 da volta 27, Wehrlein atacou Rowland pela nona posição. Rowland exagerou e caiu para 11º, atrás de Barnard. Enquanto isso, De Vries recebeu uma punição de 10 segundos pela manobra contra Dennis.

Virada e Vitória de Ticktum

Com a segunda ativação do MODO DE ATAQUE, Ticktum ultrapassou Dennis, assumindo a P1. De Vries cumpria sua penalidade. Uma Bandeira Amarela Em Todo O Percurso foi acionada para remover o carro de Jake Hughes. Surpreendentemente, Dennis e De Vries caíram para o fim do pelotão. Dennis, inclusive, teve que ir para os boxes.

Na volta 34, a corrida normalizou. Ticktum era seguido por Mortara, Mueller, Da Costa e outros no top 10, considerando as penalidades. Mortara pressionou Ticktum até o fim. No entanto, o britânico conseguiu sua primeira vitória na Fórmula E em 60 largadas. Mortara ficou em segundo e Mueller em terceiro.

Próxima Parada: Berlim!

A Fórmula E retorna com a aguardada rodada dupla do E-Prix de Berlim, Etapas 13 e 14, nos dias 12 e 13 de julho. Prepare-se para mais emoção na capital alemã!

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