Hamilton na Ferrari: Idade Pesa? Arnoux Não Poupa Críticas ao SF-25 e Vasseur
sexta-feira, 20 de junho de 2025 às 20:04
René Arnoux
Lewis Hamilton enfrenta uma nova “desvantagem” na temporada 2025 da F1: a idade. René Arnoux, ex-piloto da Ferrari, afirma que o heptacampeão mundial não consegue acompanhar o ritmo sem um carro competitivo. Para piorar, Arnoux diz que a própria Ferrari está “em mau estado” sob a gestão de Fred Vasseur.
Idade de Hamilton: Um Peso Também para a Ferrari?
A Ferrari iniciou a temporada 2025 com grandes ambições. Afinal, a equipe terminou a apenas 14 pontos da McLaren no ano passado. O objetivo era claro: encerrar a longa espera por um título mundial.
No entanto, a realidade é dura. A Ferrari está 191 pontos atrás da McLaren após 10 GPs. Conseguiu apenas três pódios — todos de Charles Leclerc. Isso apesar da pole e vitória de Hamilton na Sprint da China.
Em contraste com o sucesso nas Sprints, Hamilton não passou do P4 em nenhuma corrida principal pela Ferrari até agora. Sua mudança da Mercedes, portanto, mostra-se um tanto decepcionante.
Duelo Hamilton x Leclerc: A Visão de Arnoux
Hamilton, que completou 40 anos em janeiro, venceu apenas duas corridas nas últimas três temporadas. Suas esperanças de conquistar o oitavo título mundial recorde estão em risco.
Em entrevista à La Gazzetta dello Sport, Arnoux — com sete vitórias em 149 largadas na F1 por equipes como Ferrari, Renault e Ligier — foi categórico. Ele afirma que a idade avançada de Hamilton é uma grande desvantagem na Ferrari.
Além disso, ele acredita que o britânico terá dificuldades para “acompanhar” Leclerc. Isso só mudaria, se lhe apresentarem um carro melhor que o atual.
Arnoux detalhou: “Leclerc sempre pilota além dos problemas. Ele se esforça para ser rápido.”
“Gostei muito dele em Monte Carlo. Ele se esforçou para induzir Norris ao erro, mas Lando foi muito bem.”
“Hamilton se esforça bastante, mas tem a desvantagem da idade.”
“Aos 40 anos, não é fácil suportar o enorme esforço atlético que esses carros exigem.”
“Para acompanhar, ele deveria ter um carro significativamente mais rápido que o atual. Mas não é o caso.”
Ferrari sob Pressão: O Futuro de Vasseur em Jogo
O início de temporada tímido da Ferrari aumentou a pressão sobre Vasseur. Reportagens na mídia italiana indicam que as próximas corridas são cruciais para o futuro do francês.
Recentemente, rumores apontaram que a Ferrari teria procurado Christian Horner, chefe da equipe Red Bull. Antonello Coletta, chefe da Ferrari no WEC, surge como favorito para substituir Vasseur, caso haja uma mudança.
Apesar do sucesso da equipe em 2024, a Ferrari tomou uma decisão ousada e arriscada. Optou por desenvolver um carro totalmente novo, o SF-25, em vez de aprimorar o modelo do ano passado. Isso foi feito mesmo com 2025 sendo o último ano do regulamento atual.
No GP da Austrália, que abriu a temporada, a Ferrari revelou um problema fundamental. Ele estava relacionado à altura do carro. Como resultado, Hamilton foi desclassificado por desgaste excessivo da prancha no GP seguinte, na China.
Desde então, a Ferrari é forçada a usar o SF-25 com uma altura do solo maior que a projetada. Em suma, isso reduz o downforce, especialmente na traseira, deixando-a bem mais “leve e solta”.
Atualização da suspensão traseira
Espera-se que uma grande atualização na suspensão traseira ajude a resolver o problema. Prevista para o GP da Inglaterra em Silverstone, corrida caseira de Hamilton, a atualização visa preparar a Ferrari para uma segunda metade de temporada bem melhor.
Arnoux acredita que as características do SF-25 dificultam a Ferrari. A equipe tem problemas para encontrar o acerto ideal no início de cada fim de semana de corrida.
Para ele, “os resultados falam por si” sobre o futuro de Vasseur.
Ele disse: “Sempre parece faltar algo.”
“Para ser objetivo, é preciso admitir que eles sempre lutam para encontrar a configuração certa. Essa é uma das principais dificuldades dos carros de F1 atuais.”
“Se você não encontra a configuração certa imediatamente, o fim de semana fica praticamente todo comprometido.”
“Os resultados sob Vasseur falam por si.”
“Eu adoraria estar errado e ver a Ferrari vencer. Mas o que pensar quando o chefe da equipe se diz satisfeito com um quarto ou quinto lugar?”
“Não consigo entender essas coisas. Espero que já estejam trabalhando no carro de 2026, caso contrário, estamos em maus lençóis.”
Arnoux admitiu que “não está muito convencido” de que a iminente atualização da suspensão da Ferrari transformará o SF-25 num carro vencedor.
Ele acrescentou: “Talvez algo aconteça, mas não podemos esquecer que os outros também não estão parados.”
“Adicionar algo novo que te faça ganhar de dois a quatro décimos é muito difícil.”
“Espero que seja apenas um problema com a suspensão traseira, mas sinceramente não estou totalmente convencido.”
“Acho que este campeonato mundial já está comprometido.”
Antonello Coletta, Campeonato F1, Charles Leclerc, Christian Horner, F1 2025, ferrari, fred vasseur, gp da austrália, gp da china, lewis hamilton, mclaren, red bull, regulamento f1, René Arnoux, SF-25, silverstone, suspensão traseira
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.