Montoya detona Red Bull: “Comportamento Infantil”

sexta-feira, 20 de junho de 2025 às 15:25

Russell x Verstappen sob safety car – Canadá 2025

Juan Pablo Montoya, ex-piloto de Fórmula 1, não poupou críticas à forma como a Red Bull Racing lidou com o incidente entre Max Verstappen e George Russell durante o Grande Prêmio do Canadá. O colombiano classificou a atitude da equipe como “comportamento infantil” e expressou seu desinteresse em ver o retorno de dramas extralimitados, como os que marcaram a temporada de 2021.

A “Guerra” no Rádio e o Protesto Sem Sentido

A tensão entre Red Bull e Mercedes reacendeu após um incidente atrás do Safety Car em Montreal, onde Verstappen brevemente ultrapassou Russell depois de uma manobra de frenagem abrupta do piloto da Mercedes. O momento gerou atenção imediata no rádio da equipe: Verstappen acreditava que Russell merecia uma punição, enquanto Russell sentia o mesmo sobre Verstappen. Embora nenhuma investigação tenha sido iniciada, a Red Bull apresentou um protesto, que, no fim das contas, não deu em nada.

Montoya, que pilotou pela Williams e McLaren, explicou sua própria perspectiva sobre o ocorrido. “Acho que se George realmente pisou no freio e parou o carro de propósito, e Max o ultrapassou por causa disso, então eles deveriam analisar”, começou ele, em entrevista a um site de apostas. “Mas isso é coisa de jardim de infância. Por que você está protestando algo? Isso é como as brigas que você ouvia antes no rádio, quando os rádios dos chefes de equipe estavam abertos com a FIA.”

Após a conclusão da temporada de 2021, as mensagens das equipes para a FIA pararam de ser transmitidas na íntegra. “Você podia ouvir Toto [Wolff] e podia ouvir [Christian]  Horner discutindo, como crianças reclamando para a professora. É muito melhor agora sem ouvir tudo isso”, alfinetou Montoya, reforçando a ideia de que o esporte se beneficia da redução desses conflitos públicos.

Verstappen em Modo Controle: A Sombra da Suspensão

Montoya também observou que Verstappen pareceu atipicamente contido em Montreal, sugerindo que o holandês estava deliberadamente evitando riscos devido à ameaça de uma suspensão. Verstappen chegou ao fim de semana com onze pontos em sua superlicença, apenas um abaixo de uma proibição de corrida, o que o deixava sem margem para erros.

“Ele teve uma boa largada, mas nunca atacou, nunca forçou. Normalmente, você vê Max na primeira volta sendo ‘tudo ou nada’, e ele não foi. Ele estava muito controlado emocionalmente na forma como gerenciou a corrida”, afirmou o colombiano.

Verstappen eventualmente terminou em segundo lugar, atrás de George Russell, sem grandes incidentes ou ações agressivas na fase inicial. “Ele estava marcando pontos. E tenho certeza de que houve uma conversa intensa na Red Bull sobre como ele precisava se comportar no fim de semana. Não há como eles terem agido como se nada estivesse acontecendo.” A avaliação de Montoya sugere uma mudança notável na abordagem de Verstappen, impulsionada pela iminente ameaça de uma sanção que poderia custar caro à equipe e ao campeonato.

EB - www.autoracing.com.br

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